Apr 22, 2012

O mundo gira

A devastadora crise econômica que vive a Europa terá um grande impacto no futebol. Sem saída para seus problemas, vários países importantes- na economia e no futebol- vivem uma década perdida e caminham para voltarem a ser nações do “terceiro mundo”. Nada indica que Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra, França e outro menos cotados possam solucionar seus problemas no curto prazo. O que estamos vendo é um empobrecimento desses povos e o impacto no futebol será evidente.

O grande crescimento europeu começou logo após o fim da guerra. Diante do perigo do comunismo, os Estados Unidos e seus aliados, trataram de levantar aquela Europa  caída. Nestes últimos 50 anos, quase todos os países europeus viveram um “milagre” econômico. Itália, França, Inglaterra, Espanha, Portugal foram superando seus problemas com grande progresso econômico e social. A reconstrução da Europa veio com a implantação de um Estado Social onde os trabalhadores, a classe média  e os ricos tiveram um salto na qualidade de vida. Este novo mundo trouxe a crescimento econômico e a distribuição de renda. Todos os países europeus passaram a viver melhor. E o futebol seguiu o mesmo caminho. Mais dinheiro para os clubes, melhores jogadores, melhores estádios etc tudo numa marcha que levaria a uma vida melhor.

É este “novo mundo” construído após a segunda gerra que esta sendo destruído. Ou melhor, desconstruído. A brutal crise nos Bancos,e Seguradoras e Mercado financeiro levou a uma situação de quase falência dos Estados. E o caminho até agora percorrido para resolver os problemas foram cortes de tudo: dos gastos em saúde, educação: corte nos salários e pensões; cortes nos investimentos em estradas, empresas, trens etc. A crise européia atinge todos os lados mas quem esta perdendo mesmo são os assalariados, pensionista e a classe média. Com isso a base do Estado social construído no pós-guerra vai ao colapso. E o lazer( onde entra o futebol) é uma grande vítima.

É neste novo quadro de dificuldades por todo lado que vivera o futebol após o final da temporada 11/12. A partir do meio do ano, os grandes clubes europeus viveram a realidade de estarem num continente cada vez mais pobre. A Liga das Estrelas da Espanha perderá o brilho ,o campeonato português será ainda menos atraente do que é nos dias atuais. E a Itália, sempre importante no futebol e na dolce vita, perderá muito do seu charme.

Esta crise profunda deixa as empresas sem grana e um governo sem condições de socorro. Empresas sem dinheiro é menos recurso no futebol, na publicidade, nas contratações de craques etc. Mesmo a Inglaterra com seus oligarcas já começa a sentir o corte de dinheiro. Sem condições de contratações milionária muito coisa mudará no futebol mundial. A América do Sul que tradicionalmente “exporta” craques viverá, também, este impacto. As vendas serão menores e muitos “craques” que atuam nos clubes europeus voltaram para sua  terrinha.

É neste mundo que passaremos a viver após o fim da atual temporada. Os grandes campeonatos europeus, com craques por todo lado “o vento levou”. E o mundo, viverá uma nova fase do futebol, exatamente ao tempo, em que o Brasil organiza a Copa do Mundo.Viva .

Vampeta, Edilson e Fábio Luciano

Quem foi ao Teatro do Corinthians, no Parque São Jorge, ontem,  para a homenagem a Vampeta, Edilson e Fábio Luciano viveu uma agradabilíssima manhã. Três grandes jogadores que muito honraram a camisa alvinegra e, também, três figuraças. Vampeta e Edilson mais descontraídos e Fábio Luciano, mais tímidos, mostraram o valor do ato. Destacaram a importância do Corinthians nas vida de cada um. Além de história deliciosas os torcedores viveram a explosão de alegria que estes três trouxeram para o Timão. Viva!

15 Comments

  • O que vejo é que os clubes do Brasil e entre eles o Corinthians, segue a mesma onda de investimentos “sem limites” que os clubes da europa praticavam. Infelizmente tenho pra mim que logo logo nossa situação ficará quase insustentável, tendo que pagar quase 100 milhões por ano durante 1 década, mais manutenção, para pagar o nosso estádio (se é que o divulgado na imprensa está correto). Agora tudo é festa, porem como vc mesmo cita frequentemente aqui no blog, os patrocinadores não estão dispostos a pagar tanto quanto os dep.de mkt dos clubes pintam nas coletivas de imprensa. Mesmo as cotas de tv, apesar de terem aumentado consideravelmente nos ultimos anos, ainda estão distantes dos 110 milhões pregados pelo clube.
    Tomara que eu esteja errado, ainda mais levando em conta o nosso passado de mutirôes para construção dos campos da ponte grande e da propria fazendinha,para onrrarmos o prometido, mas que a vida não será muito facil para o nosso financeiro, isso podem ter certeza!

    • A crise provocará mudança por todo lado. Vc tem razão quando vê,que por aqui, poderemos ter problemas.

  • “onrrarmos” é cruel, corrigindo, honrarmos!

  • Eu concordo que a crise européia pode fortalecer a volta de jogadores para América do Sul. O que eu não concordo, é ver os clubes pagando valores altos por jogadores não trarão retorno numa nova transação, por conta de idade avançada. É o caso, por exemplo, do que se falou do Forlan por esses dias. O corinthians poderia contratá-lo, mas e depois, conseguiria vendê-lo?

    • Não venderia.

  • O Mundo Gira e a Lusitana Roda!!!! E o corinthians não consegue jogar “Mata Mata”!!!! hahahahaha Para quem não sabe qual é a diferença de jogar a Libertadores!!! Tai!!! Mata, Mata é a diferença!!!! Não é que lateral se bate no com pés ou se ganhar perde três pontos!!! É mata, mata a diferença!!!! Agora, vou assistir o meu time se classificar!!!! Avante Palestraaaaaaaaaaaaaa !!!!!!

    • Vc não escreveu este comentário antes do tempo?

  • É a crise financeira mundial, e aqui no “Brazil” o governo botando dinheiro público no estádio do time da ZL, para a alegria do Sr. Citadini!
    Nada como um dia após o outro!! Vergonha!!!

    • A crise européia é séria.

  • Ah só pro citadini morder a orelha:
    Notícia Blog do Juca (este sim lúcido corinthiano):
    Aguarda-se para amanhã ou, no mais tardar, para terça-feira, que o procurador-chefe do STJD, o advogado paranaense Paulo Schmidt, denuncie o Internacional, e seu presidente, por aliciamento do jogador Oscar, atendendo a pleito feito pelo São Paulo à Justiça esportiva.

    Chora gambázada eliminada pela “Poderosa Ponte”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Que coisa, não ?

  • Citadini. Não acha que clubes com o SPFC, que sempre azulou seus balanços com a venda de jogadores ao exterior será o que mais sentirá esse problema?
    Embora sempre tenha se utilizado de jogadores agentes, como Leonardo, e convocações para vender, desta vez, ao trazer Luiz Fabiano, e o”convocado” (antes criticado) Jadson, parece que inverteu a mão.
    Acredita que conseguira vender o Lucas, por exemplo, tão badalado, por cifras elevadas?

    • As vendas pra Europa serão reduzidas.

  • Acreditava no potencial do meu time!!! Mas esses goleiros!!!! Nossa que frustração!!! Mas, vamos lá!!!! Temos a Copa do Brasil!!!!rsrsrsrsrsrs

Leave a comment