Apr 23, 2012

Pane geral

 

(Michelangelo, “Capela Sistina” (detalhe)) (Reprodução)

Não gosto de ficar procurando um culpado quando o time perde.
Igualmente, não apoio a tese de ficar discutindo regulamento quando o time é eliminado. O que houve ontem no Pacaembu foi uma pane geral. Um ou outro jogador falhou em exagero, mas todos falharam. Foi a derrota de um desacerto completo. E não devemos ficar buscando um culpado aqui ou acolá.
É bola prá frente, que temos muitas competições no ano.

Este time que perdeu ontem é – basicamente – o mesmo que foi campeão brasileiro no ano passado.
E que fez a melhor campanha na primeira fase do Paulista. A principal qualidade do time atual do Corinthians é sua organização dentro do gramado. Compacto, aguerrido e difícil de ser vencido. Esta vem sendo a razão do seu sucesso que – embora muitos não gostem – devemos ao técnico. Mas, como este blog diz (e não é de hoje), faltam alguns jogadores de melhor qualidade no grupo. Uns 2 ou 3 craques dariam um salto  na produção da equipe. E isso faltou ontem, como faltará sempre em jogos difíceis. Quando a situação complica no jogo (ou quando as duas equipes são iguais) é o craque (o jogador diferenciado) que aparece para colocar “ordem na casa”. E isso falta a esta equipe. Mesmo quando ganhamos o Brasileiro do ano passado não tínhamos jogadores com estas qualidade. Nem sei se existe no futebol brasileiro.
Mas é o que precisamos.

Vamos contar com a competência – que não tem faltado – da comissão técnica para fazer uma boa preparação dos próximos jogos.
E não vamos ficar querendo cabeça de jogadores que erraram.
É este elenco que está aí – e que venceu no ano passado – que o time dispõe para a batalha.

41 Comments

  • Perdeu. Paciência! Bola pra frente porque o TIME É BOM. Mas concordo contigo. Temos de ter um ‘CARA’. Tipo NETO…EDILSON…MARCELINHO. Aquele cara que vc sabe que pode resolver o jogo numa jogada.

    • Isso é o que falta no futebol brasileiro.

  • Citadini,

    Não existe mais jogador diferenciado no futebol mundial. Até o Barcelona joga na base do coletivo.

    Vc está exigindo demais ao falar que faltam 2 ou 3 craques no time.

    Temos que aprender a fazer omelete sem ovos.

    Abs

    • É duro. Mas temos que tentar.

  • Alguém aí tem um goleiro para emprestar? Pode entregar em qualquer Parque. Tantro no São Jorge quanto no Antártica.

  • Piada do dia!!!! Sabe por que da enchente em Sampa???? É que todo lixo para na Ponte”!!!!rsrsrsrsrsrsrsrsrrs

  • Excelente. Acho que palavras como estas podem dar a tranqüilidade que todos precisamos, time, direção e torcida.
    Se é que existe, precisamos deste craque para encarar um possível Mundial de Clubes e um goleiro de seleção também é bem-vindo.

    • O grande problema é que nosso futebol está pobre….de craques.

  • Mauricio, se vcs. quiserem compre o Deola !!!!rsrsrsrsrsrsrs

    • Pereira, obrigado pelo Deola, mas eu falei goleiro de seleção, o que também está dicil de achar. O goleiro do Botafogo seria uma boa opcao.

  • Pois é, precisamos de 2 ou 3 jogadores de maior nível. E de um goleiro. Eu até gosto do Julio César, mas acho que lhe falta maturidade. Ele falha em momentos decisivos por que? Eu penso que por insegurança. E esta insegurança se manifesta quando ele vem querer demonstrar que é seguro. O primeiro gol foi isto aí. Uma bola para mandar pra escanteio que ele tenta segurar para mostrar-se muito seguro. Dá nisso. Aí depois desanda tudo. De que adianta sair chorando depois? A culpa não é só dele, mas também é dele. E ele deveria assumir sendo humilde e entendendo que ele está longe de ser um grande goleiro!

    • Ele já esta fragilizado. E não devemos botar mais pressão.

  • Não é querer crucificar o JC, q é campeão brasileiro, mas ele vai estar sem confiança para o próximo jogo… Melhor ele não ser escalado.

    • A Comissão técnica saberá resolver o problema.

  • É verdade que houve falha do goleiro, mas não podemos desmoralizá-lo. Ele é corinthiano, gosta do clube, e já salvou a equipe muitas vezes, logo, não podemos destruir os bons momentos do passado. Temos que ajudá-lo, e impedir que baixe de sua auto-estima.

    • E não é hora de encontrar bode expiatório.

  • Caro Haroldo (23/04/2012 at 10:48 am), com certeza o “craque” a quem o Citadini refere-se é alguém tipo Sócrates, Ronaldo ou até mesmo o Rincón (que mesmo sem ser craque como os outros, saberia como colocar “ordem na casa” num jogo difícil. Se bem que em determinados dias não tem jeito: nem Sócrates, nem Ronaldo ou Rincón conseguiriam com certeza. Outra coisa: se mantivermos a tranquilidade essa saída do paulistinha será muito boa, pois a concentração será na Libertadores. Afinal, como todos diziam antes do Corinthians sair, esse campeonatozinho não passa de um paulistinha. Pois bem: assim seja.

    • Faz falta jogadores que assumem quando a situação está ruim. E isso tem pouco no nosso futebol.

    • Sabe que eu PENSEI no Sócrates. Mas aí cai da cadeira e lembrei que tipos como ele são raríssimos….Rincón era uma boa….

      • Vc lembrou de dois craques fora de série. Isso falta ,no futebol brasileiro, nos dias de hoje.

  • E Sócrates e Ronaldo não existem mais. Rincón, talvez.

    • É triste mas temos poucos jogadores diferenciados por ai. Talvez no exterior ( Argentina, Uruguai ou Chile). Aqui não vejo atleta, deste porte, para contratação.

  • Concordo com o texto, realmente houve uma pane geral, mas na minha opinião existem 3 pessoas em campo que podem de maneira unica mudar o placar do jogo… os 2 goleiros e o juiz… JC falhou feio, não é a primeira vez… foram erros pontuais que jogaram dois meses de trabalho no lixo… ele esta sem confiança… precisa de uma ajuda psicologica, caso falhe na libertadores (é previsivel) e vale lembrar que ele ja falhou nessa libertadores no primeiro jogo, ele podera jogar o trabalho de mais de um ano.
    Todo time começa com um grande goleiro, é cliche falar isso mas é verdade, esforçado, corinthiano… não basta, tem que ter cabeça e talento… pra ele falta um pouco dos dois.
    Quanto ao time, tivemos um “bad day” e temos que ver a metade cheia do copo e acender a luz de alerta, ainda somos fortes, e esses 10 dias… o SCCP tem que se expor o menos possivel, vamos vencer lá fora e tapar essa lacuna, e digo novamente, escalar JC pode ser um tiro no pé.

    • É esse o elenco que temos para os próximos jogos. Vamos torcer para os jogadores melhorarem sua atuação.

  • João Ricardo, talvez o melhor para ele seja mesmo esquentar o banco um pouco. Que ele teve bons momentos no passado ninguém deve esquecer. Mas não se deve esquecer também as falhas dele no passado em jogos decisivos. Não o conheço pessoalmente nem as pessoas que o cercam. Mas que ele precisa de todo o apoio precisa. Mas será que passar a mão na cabeça dele é o apoio de que ele precisa no momento? Será que se ele falhar num próximo jogo não vai ser pior? Ou pior ainda se ele não falhar no próximo, mas em um outro ainda mais decisivo?

    • Creio que a comissão técnica resolverá de forma correta este problema.

  • O futebol é mesmo muito interensante, quando o timão esbarra em um time “inferior” e cai devido a forte marcação do adversário e a erros pontuais, vem o parmera e joga no lixo a única chance de ganhar um título nesse ano… Valeu “lusinha da turiassú”, rumo ao 13* ano sem títulos!!!

    • Já é rotina.

  • Pereira, fui brincar com um amigo palmeirense ontem e ele me veio com essa: “Mas que o Palmeiras iria perder todo mundo já sabia…”! Bom, dizer o que, não é? Outra vitória, no duelo dos guaranis, do guarani do interior!

    • O Guarany tirou o doces da boca deles. Não puderam comemorar nada.

  • Não devemos crucificar o JC, pois a Ponte Preta estava iluminada naquele jogo e não vai jogar tão bem de novo tão cedo. Aposto que o São Paulo enfia um monte de gols na Ponte, pela Copa do Brasil. A Ponte Preta ficou deslumbrada, achando que esmagou o grande Corinthians. Por outro lado, acho também que o Timão considerou que a Ponte jogaria do mesmo jeito que perdeu da gente com o time reserva. Ledo engano! Que sirva de lição para não dar mole para ninguém. E concordo que precisamos de dois jogadores de nome, que resolvam, quando o time adversário marca como um carrapato e fica só na defesa.
    Nada de trocar de goleiro, pois iríamos colocar responsabilidade demais no reserva imediato e esta pressão acaba atrapalhando. Quantas vezes o Rogério Chateni, digo Ceni, falhou bisonhamente e foi culpado pela derrota do time dele?
    Em resumo, eu concluo que o time deveria ter encarado a partida com uma decisão de campeonato, devido ao fato de ser um jogo só. E que campeonato mal formulado, hein?
    Eu sugiro que para 2013, se sorteiam os times em chaves (para haver menos jogos) e que, nas semifinais e finais, haja jogo de ida e volta. Jogamos partidas demais para chegar em uma semifinal de um jogo só?!! A Federação poderia ser mais criativa, não?

    • Foi uma partida ruim por todo lado. Não devemos ficar procurando um jogador prá Cristo. E bola pra frente.

  • E na boa Citadini, boa parte da imprensa, dirigentes e treinadores comentam que o Paulistão é um torneio inutil, cansativo e com um regulamento injusto, essa mesma fatia é a favor de acabar o paulista ou os grandes jogaram só na fase decisiva. Bastou o SCCP perder quando não poderia perder que este torneio passou a ter importancia astronomica, redes sociais, radio, Tv´s …enfim todos os veículos de informações passaram a ter pauta unica. Tenho certeza que a Globo esta lamentando seus milhoes perdidos sem jogos nos finais de semana de Flamengo e Corinthians, serão 30 dias de “vacas magras” em seus espaços publicitarios.
    Naturalmente não fica dificil perceber que nós da nação corinthiana, somos grandes e cada vez mais “agigantados”, nossa empreitada esta boa no business do futebol, tenho certeza que logo figuraremos entre os maiores do mundo, e a culpa é de TODOS, obrigado pela audiencia.

    • Não acho uma boa ficar procurando um jogador prá responsabilizar.

      • Sua resposta não tem relação com meu post, acho que voce se confundiu doutor.

        • Desculpe (nossa falha).Era outra mensagem. A ausência do Corinthians é um baque e tanto pra televisão e pro mercado.

  • Citadini,
    respeito à sua opinião, mas não concordo ! O problema é que o TITE adora beques !
    A Ponte Preta entrou só com 1 atacante e aos 17 minutos já estava ganhando de 2X0.
    Se tivéssemos um técnico de verdade, já trocaria um defensor pelo Douglas ou pelo Alex.
    E mais: só com ele o Willian é reserva. FORA TITE !!!
    Abraços

    • Ok. Mas não concordo. Com este elenco o Tite vem fazendo o que pode. Até mais do que pode.

  • FORA TITE, SEU M. JA SABIA QUE ACONTECERIA ISSO. COM ESSE VERME NO COMANDO SE PROSSEGUEM OS FRACASSOS EM MATA MATAS, SIMPLESMENTE POR SER MEDROSO, CUZ… FDP. VAI CORINTHIANS, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS VAMOS GANHAR ESSA LIBERTA!

    • Calma! Seria fácil se o único problema fosse esse. Com letra minúscula a bronca fica maior.

      • desculpe, mas realmente odeio esse medroso

Leave a comment