Apr 25, 2012

Choque de direção

(Carybé. “Feira de Água de Meninos”) (Reprodução)

São muitos os que defendem que os times brasileiros contratem técnico estrangeiros para nossas equipes.
Um choque na direção de nossas equipes viria, segundo essas pessoas, com profissionais não vinculados aos vícios de nosso futebol. Não há dúvida de que muitos de nossos problemas estão nos bancos dos times. Bem remunerados, como são os brasileiros, não alteraria muito as finanças dos Clubes se técnicos de fora do Brasil fossem contratados. Juca Kfouri radicaliza, no dia de hoje, 25/4, e, em seu blog, defendendo a contratação de Guardiola para a Seleção Nacional. Aí já acho difícil.

Não há dúvida que uma mudança traria um sopro de renovação ao nosso futebol, que anda precisando tanto de mudanças (inclusive dentro de campo).
Para a evolução técnica do esporte seria positivo novas formas de atuar, novas táticas, e novas técnicas de treinamento. Certamente, os italianos ajudariam muito nossos defensores a melhorar sua maneira de atuar. Ganharíamos mais eficiência na defesa. Técnicos argentinos, espanhóis, sérvios etc poderiam muito contribuir para o progresso de nosso futebol.

Mas, diferente do que pensa  o Juca, isso deveria iniciar-se pelos Clubes.
E com técnicos de várias nacionalidades. Afinal, não vamos acreditar nesta bobagem que só por aqui se joga um bom futebol. Ajudaria os Clubes, também, na redução de salários dos técnicos brasileiros, que são incompatíveis com  a condição econômica  das agremiações.

A chegada de técnicos estrangeiros seria um vento renovador para nosso futebol. Mudaria inclusive a relação com a imprensa. Talvez aí esteja um problema grande pela frente.

CBF em mudança

A interferência do novo Presidente, José Maria Marin, na preparação de nossas seleções já está chegando em todas as áreas da entidade.
Após a sua ordem, que vai querer a lista de jogadores convocados para a Seleção em 48 horas antes de sua divulgação (para estudar, certamente), o novo Presidente mostra que já opina sobre tudo. O técnico Mano Menezes – como era esperado – não reagiu à comunicação na imprensa sobre convocações. Ficou mudo. Como também não falou nada o Diretor de Seleções, Andrés Sanchez, mesmo sabendo que a ordem foi mais para ele do que para o técnico. Mas o presidente Marin avança. Até nas questões de imprensa. E na política encontrou o caminho que chega ao Governo: o vice-presidente Michel Temer. São-paulino roxo, fala – e muito – com o Presidente da CBF. Com isso, o tradicional esforço dos cartolas de aproximação com o ex-presidente Lula ou com o Ministro do governo Dilma  foi substituído por uma via sem intermediários,  que o Presidente Marin conhece bem. Pode não ser a melhor. Mas é a dele.

Valha-me, São Jorge!

Que semana complicada para os times que gozam a proteção de São Jorge!  
No domingo, foram o Corinthians e o Genova. Ontem, o Barça. Deve estar ocorrendo alguma briga feio contra o dragão, lá nas alturas. Por aqui o Corinthians deve seguir a máxima dos beneditinos: Reza e trabalho.
É o caminho.

29 Comments

  • Eu fico imaginando qual clube vai contratar o Mano qdo a seleção perder as olimpíadas. Palmeiras provavelmente… Mas também pode ser o Corinthians.. Deus queira que não!!

    • Não vamos trabalhar com esta hipótese.

  • Não, mil vezes não!!!!! corinthians, Genova e Barça!!!!! hahahahahaha Que comparação de derrotados!!! Nem na derrota podem ser comparados !!!!

    • E o Palestra ? Que santo foi?

  • Citadini, o SPFC pode ter tido alguma coisa a ver com a queda de Ricardo Teixeira?

    • Não. Nem sabia o que estava ocorrendo.

    • É dificil acreditar que não tivesse “nada”, quando depois da exclusão do Morumbi, o mandatário tricolor disse sonoramente:-“Vocês desconhecem as forças do tricolor”.

      • Conhecemos e não é o que pensam.

  • Eu quero só ver até aonde essa “soberba” do são paulino Marin vai parar. Então o vice da republica é tricolor? Vai ser interessante ver como as coisas vão acontecer nos próximos meses…

    • É a porta dele no governo.

  • A sugestão do Juca seria até interessante, mas, com as convocações no domingo para treinar na segunda e jogar na terça, me desculpe o jornalista, culpar Mano Menezes, ou qualque outro que seja, é raciocinio pouco inteligente.

    Está mais do que na cara, que ele considera Mano, amigo de Sanchez, razão de sua sugestão, nem um pouco técnica, e muito menos jornalistica.

    Sugestões embaladas por antipatias pessoais nunca são sinceras, e portanto não deveriam nem ser emitidas, pois não passam de ironia pura.

    Mantivesse a linha critica, e peça a mudança do técnico por um de sua preferência, que é muito mais honesto, com os seus leitores, é claro.

    • Acho que a critica é pela convocação de muitos jogadores. Não pelos poucos dias de treino.

  • Corinthians:
    Eliminado do Paulistão, vivo e forte na Liberta, de olho no bi mundial.
    .
    Barcelona:
    Perdeu o Espanholzinho, eliminado da Champions, sem chance de ser tri mundial.
    .
    ps:
    O Messi é o Julio César do Barcelona.

    • Essa foi forte.

  • Técnicos estrangeiros já deverim atuar no Brasil a tempos. Não só estrangeiros, mas muitos que realizam bons trabalhos em equipes menores e na base, porem que raramente oportunidade em equipes principais. A propria imprensa queimaria os estrangeiros pois certamente eles dariam a mesma mamata para a mídia como estes atuais vendidos que comandam as principais equipes do país.

    Sobre marim, isso é o que existe de mais sujo na politica e no esporte brasileiro. Um cara que era do partido militar, cupincha do maluf e ainda por cima sãopaulino, não poderá representar nada de bom para o nosso esporte. Que o diga nosso bravo Corinthiano, campeão da copinha que teve sua medalha roubada na cara dura pelo ser que agora comanda nosso futebol. É escória pura!

    Sobre a lista de convocados, quanto a isso não vejo nada de mais, fosse eu o presidente da cbf tb iria querer saber antes que os outros. É uma questão de gestão. O que não significa que ele deva interferir na convocação. São duas coisas distintas.

    • É. Mas ele não vai querer só dar uma olhada.

      • Isso é claro, mas que ele tem direito a ver a lista antes tem, fazer oque!

        • Em tese, está correto.

  • “Sugestões embaladas por antipatias pessoais nunca são sinceras, e portanto não deveriam nem ser emitidas, pois não passam de ironia pura.” Perfeito Anderson é isto mesmo. Sobre a seleção estar jogando mal, é simples, não temos jogadores. Mano é competente sim, pois ajudou a reconstruir o Corinthians. E seríamos campeões, se ele não fosse para seleção.

    • Mas nós fomos campeão brasileiro.

      • Aí seríamos bi-campeões.

  • Citadini,
    não perco tempo lendo o “LAMBE-LAMBE” do Juca, mas quanto aos técnicos você tem razão. É um escândalo o que pagam para esses imbecis, só para ficarem todo o tempo na beirada de campo gritando o que os jogadores não ouvem e xingando o juiz. Com raríssimas excessões, todos são dispensáveis.
    Abraços

    • Os salários estão nas nuvens.

  • “O vice-presidente Michel Temer, são-paulino roxo, fala – e muito – com o Presidente da CBF. Com isso, o tradicional esforço dos cartolas de aproximação com o ex-presidente Lula ou com o Ministro do governo Dilma foi substituído por uma via sem intermediários, que o Presidente Marin conhece bem.” A verdadeira face bambi será algum dia exibida pela imprensa, Citadini?

    • Não sei ,não. Acho que demora.

  • Eu acho interessante, mas a imprensa daqui não vai dar chance ao cidadão. Uma imprensa provinciana para clubes provincianos. É o retrato brasileiro. Contudo, já é hora de mudar este conceito e partirmos para times cosmopolitas, assim como os times europeus. Fica uma mescla interessante. Há jogadores de todas as nacionalidades. Por que no Brasil não se aumenta mais este limite de jogadores estrangeiros e busquemos argentinos, uruguaios, equatorianos, chilenos? O Corinthians precisa logo se virar para se fortalecer. Com este time que temos, ficaremos limitados e dentro média dos outros times brasileiros. Haja sofrimento e torcida!

    • O provincianismo é ( será) um grande problema.

  • ARCitadini : parece que você pegou, mesmo, a Sindrome da Frescura da ESPN – leia-se, do /
    Juca KfouroNàgua! Lembre-se : o Futebol brasileiro sempre foi, é e sempre será REATIVO! A
    nossa história nêsse esporte comprova isso! Portanto, dentro em breve, e pode ser já na pró-
    xima Copa, o nosso Futebol poderá EMPLACAR uma NOVA e DINÂMICA Estratégia Futebo-
    lística! Quem VIVER, VERÁ ! OBS: REATIVO por quê?! Porque sempre reagimos às AMEA-
    ÇAS externas! A nossa CRIATIVIDADE proporcionará MEIOS ( técnicas ) e MEIOS ( jogado-
    res ) para IMPLEMENTAR nossa REAÇÃO!

Leave a comment