May 30, 2013

Empate ruim. Já perdemos quatro pontos.

Corinthians marca no fim e empata com Goiás por 1 a 1

Assim como na estreia contra o Botafogo, time paulista é salvo por um volante: Guilherme garantiu a igualdade

GABRIEL MELLONI – Agência Estado

GOIÂNIA – Em meio à péssima fase do sistema ofensivo, o Corinthians teve em Guilherme seu herói para buscar o empate diante do Goiás nesta quarta-feira. Se os atacantes não marcam há sete partidas – no 4 a 0 sobre a Ponte Preta, pelo Paulista, Guerrero, Emerson, Pato e Romarinho marcaram -, o volante apareceu aos 41 minutos do segundo tempo para minimizar a atuação irregular da equipe e garantir o 1 a 1, no Serra Dourada, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Alexandre Pato não teve boa atuação, assim como o setor ofensivo corintiano - Adalberto Marques/Estadão
Adalberto Marques/Estadão
Alexandre Pato não teve boa atuação, assim como o setor ofensivo corintiano

E a péssima fase do setor ofensivo corintiano ficou evidente no segundo tempo, quando Douglas deixou Pato e Guerrero de frente para o goleiro Renan e os tarimbados atacantes perderam chances inacreditáveis. Menos mal que a equipe conseguiu buscar o empate, que a mantém sem vitória, mas também sem derrota no Brasileirão.

Pelo lado do Goiás, fica a decepção pelo gol sofrido no fim, mas a equipe pelo menos mostrou bastante empenho e soube se aproveitar das poucas chances para sair na frente, ainda no primeiro tempo. O resultado também minimizou a goleada de 5 a 0 sofrida na estreia, diante do Cruzeiro.

Agora o Corinthians tentará buscar sua primeira vitória na competição neste sábado, quando recebe a Ponte Preta no Pacaembu, às 21 horas. Já o Goiás volta a campo diante do Vitória, novamente no Serra Dourada, também no sábado, mas às 18h30.

As duas equipes vieram a campo modificadas em relação à estreia. Do lado corintiano, Paulo André, Danilo e Guerrero, com problemas físicos, e Paulinho, na seleção brasileira, deram lugar a Chicão, Douglas, Alexandre Pato e Guilherme. Pelo Goiás, o goleiro e ídolo Harlei foi barrado para a entrada de Renan.

O jogo começou bastante equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque, mas com dificuldade em criar oportunidades. Com isso, o primeiro momento de perigo aconteceu em um chute de longe. Aos 18 minutos, Dudu Cearense recebeu na intermediária e encheu o pé, a bola passou perto do ângulo esquerdo de Cássio.

Se a partida estava morna, os ânimos dos jogadores esquentaram quando Fábio Santos deu entrada dura em Vítor e tomou o cartão amarelo. Não satisfeito, Dudu Cearense tomou as dores do companheiro e encarou o lateral corintiano, Maso juiz deixou por isso mesmo.

Apesar da primeira etapa sem graça, o Goiás era ligeiramente melhor e chegou ao primeiro gol aos 37 minutos. Araújo bateu escanteio pela direita e Ernando cabeceou firme para grande defesa de Cássio. Mas o rebote ficou com o próprio zagueiro, que aproveitou que defesa corintiana ficou estática e bateu para o gol vazio.

O Corinthians voltou melhor para o segundo tempo e passou a incomodar a defesa adversária. Aos 11 minutos, Alexandre Pato perdeu gol inacreditável. Ele recebeu enfiada de bola perfeita de Douglas, passou pelo goleiro Renan e, mesmo com o gol vazio, conseguiu chutar por cima.

Guerrero entrou no lugar de Emerson e o Corinthians passou a explorar as bolas aéreas com o peruano. Aos 17 minutos, Edenílson cruzou na cabeça dele, que finalizou cruzado, exigindo defesa espetacular de Renan. Depois, o próprio Guerrero recebeu de Fábio Santos e bateu da entrada da área em cima da defesa adversária.

Aos 22 minutos foi a vez de Pato ser lançado pelo alto, dominar e, quando ia chegar à frente do goleiro, ser antecipado por William Matheus. Desequilibrado, o lateral tirou a bola com a mão, mas o árbitro preferiu marcar falta do atacante corintiano. O Corinthians chegava cada vez com mais perigo, mas parava na zaga adversária, nas más finalizações ou no goleiro Renan.

As chances aconteciam uma atrás da outra e, aos 27, foi a vez de Guerrero perder mais um. Destaque corintiano na segunda etapa, Douglas deu outra enfiada de bola perfeita, o peruano teve tempo de dominar e, sozinho, na saída do goleiro, tocou para fora. Quando a pressão era menor, saiu o empate. Após cruzamento para a área, Ralf tocou de calcanhar para Guilherme, que bateu cruzado e contou com desvio da defesa para marcar.

 

 

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 1 X 1 CORINTHIANS

GOIÁS – Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Dudu Cearense (David), Thiago Mendes, Ramon e Hugo (Valmir Lucas); Araújo (Renan Oliveira) e Walter. Técnico: Enderson Moreira.

 

CORINTHIANS – Cássio; Edenílson (Léo), Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Willian Arão) e Douglas; Romarinho, Emerson (Guerrero) e Alexandre Pato. Técnico: Tite

 

GOLS – Ernando, aos 37 minutos do primeiro tempo. Guilherme, aos 41 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – William Matheus, Vítor, Rodrigo, Renan, Valmir Lucas (Goiás); Fábio Santos, Emerson (Corinthians).

ÁRBITRO – Rodrigo Nunes de Sá (RJ).

RENDA – R$ 815.800,00

PÚBLICO – 31.074 pagantes.

LOCAL – Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).

www.estadao.com.br

 

Blog do Citadini: Para quem quer ser campeão a conta é simples: dois empates, perdemos 4 pontos. Não é um início positivo do Timão neste campeonato. Todos sabemos que o time no Corinthians (mesmo o campeão brasileiro e mundial)  tínhamos  na organização sua maior força. Equilíbrio que sempre foi a luta do técnico Tite. Defesa bem postada, meio de campo organizado e um ataque recebendo bola para decidir. Um ou outro jogador- neste esquema de Tite- poderiam ser classificado como craques. A maioria, no entanto, são atletas dedicados ( que lutam muito) mas poucos com o rótulo de craques. Embora a torcida veja isso com clareza não é o que ocorre com alguns jogadores que sempre acreditaram ser mais jogador do que efetivamente são. Mas qualquer esquema de jogo bem feito só produz com bom desenvolvimento dos jogadores. A verdade é que , boa parte da equipe, alguns desde jogo com o |Boca do ano passado, pouco tem rendido.  O resultado disso é um excesso de individualismo que compromete todo o time.É preciso que vários jogadores voltem a atuar como no inicio do ano passado. Ou então, deixem seu posto no time. Perder quatro pontos em dois jogos em um campeonato de pontos corridos não é nada bom. É preciso reagir . Rápido.

5 Comments

  • Infelizmente o esquema tático com três atacantes não deu certo. Os atacantes não marcam gols desde o jogo contra a Ponte Preta pelo paulistão. É hora de repensar alguns conceitos…

  • É isso ai, falta vibração, suar sangue, comer grama… em pontos corridos, jogos com times mais fracos, dentro ou fora de casa, são as partidas que decidem o campeão… jogos com times menores, são os jogos decisivos, são finais de campeonato ainda no início do torneio… infelizmente, parece que nossos jogadores não pensam assim… como sempre foi, fazem de tudo para jogar os clássicos… em véspera de clássico o DM fica vazio, todo mundo se recupera, todo mundo come grama, jogando bem ou não, mas correm como ninguém…

    Fizessem isso nestas primeiras rodadas, antes da parada para a copinha da FIFA, o time certamente teria excelentes chances de disputar o caneco, mas pelo que vejo, o segundo semestre será mais um daqueles insuportáveis e intermináveis brasileirões de quando vemos o time ganhar a copinha do brasil ou a libertadores… a diferença é que neste ano não ganhamos nenhuma das duas, levantamos apenas o ridículo, chato e modorrento paulistinha, e os jogadores já estão demonstrando que pra eles o ano já está ganho!!!!

    Ou nossa digníssima comissão técnica se meche e muda este quadro, ou o tédio mais uma vez tomará conta do nosso segundo semestre!!!!

  • Começo complicado mesmo! Mas acho que não está nada perdido. Todos achamos? A verdade é que (como sou muito ingênuo!) o time está desgastado. A eliminação da Libertadores, ganhar o Paulista sem muito esforço, tudo isso parece ter refletido no time deixando todo mundo com muita preguiça, sem muita gana. O time entre em campo com uma passividade, uma tranquilidade, que assusta! Daí toma um gol, pois qualquer adversário quer tirar uma lasquinha do campeão mundial! Então o time começa a jogar. E revela que alguma coisa não vai bem com alguns jogadores decisivos. O Pato não pode ter perder o gol que perdeu! O Guerrero não pode perder o gol que perdeu! Mas mostra que é um time e tanto ainda. A parada da Copa, o descanso, treinos, redefinição de objetivos e teremos um belo segundo semestre!

  • No primeiro tempo fiquei preocupado…o time não jogou nada! No segundo sufocou o Goias mas……pelamordedeus….como perdeu gols! O ponto positivo é que o time, quando quer, joga…O negativo é que tá querendo de menos…Não pode dar esses brancos.

  • O que tem feito com que o timão tenha conseguido empatar esses jogos é o respeito que os outros times ainda têm. Quando fazem o gol no Corinthians, se dão por satisfeitos e recuam o time para segurar a vitória magra. Vai chegar uma hora em que ele não vão mais recuar e aí a coisa vai ficar feia. Se algo não mudar, e logo, teremos uma sequência de derrotas. Ainda estamos surfando no status de campeões mundiais e isto ainda gera medo nos concorrentes. No entanto, todos sabemos que atletas como Fabio Santos (um dos que estão me despertando mais ira), Emerson (por que ainda insistimos, se não joga desde a final da Libertadores?) e Cassio (que medo esse cara tem me dado!) sempre foram jogadores aplicados. Não esqueço o que o Cassio fez na Libertadores e no Mundial, mas ele estava 100% ligado e parece estar meio disperso. O Emerson nunca foi craque. Alguém fez ele acreditar nisso e ele acreditou! Estou torcendo para que o Renato Augusto volte logo. Precisamos também de um lateral esquerdo novo.

    Abraços!

Leave a comment