May 31, 2013

Ainda a questão boliviana

 

Corintianos ensinam hino do clube em prisão na Bolívia e ganham TV na cela

Bruno Thadeu

Os 12 corintianos presos na Bolívia acusados de ligação na morte de Kevin Espada, 14 anos, buscam maneiras de minimizar a saudade da família e do Corinthians. Eles reiteram inocência. Mesmo distantes, os presos estão atualizados do noticiário da equipe alvinegra graças a uma TV instalada em uma das duas celas que ocupam.

Não é possível conferir jogos ao vivo do Corinthians de dentro da penitenciária San Pedro, em Oruro, pois não tem o sinal da Rede Globo internacional.

  • A  notícia da conquista do título do Paulistão, por exemplo, chegou rapidamente ao conhecimento dos torcedores detidos em Oruro. O sinal da Record é captado no presídio (exceto Globo).

O contato dos presos com advogados e familiares é feito por um orelhão no pátio da penitenciária.

O cenário no presídio é diferente do período em que chegaram, em março, quando foram recebidos com ameaças de outros presos. Aos poucos os corintianos ganharam a confiança de detentos, convertendo funcionários e detentos da penitenciária

Na prisão, os detentos brasileiros ensinaram o hino do Corinthians aos bolivianos. O hino do clube é cantado pelos bolivianos tão logo termina a execução do hino boliviano.

UOL Esporte apurou que guardas que fazem a proteção no presídio costumam chegar ao local de trabalho com camisetas do Corinthians presenteadas pelos torcedores detidos.

GOVERNO BRASILEIRO E DEPUTADO BOLIVIANO CRITICAM PRISÃO

  • REUTERS/Daniel RodrigoOs 12 torcedores reiteram inocência e aguardam intervenção do governo brasileiro. Cinco deles alegam que não estavam presentes na área interna do estádio em Oruro, onde Kevin Espada foi atingido por um sinalizador, que o vitimou. Exames com os detentos não encontraram resíduos que seriam compatíveis ao sinalizador lançado.

    Líder da Câmara de Deputados da Bolívia, Héctor Arce, criticou a maneira como o governo local tem agido no processo envolvendo a prisão de 12 torcedores do Corinthians em Oruro.

    “Há 12 jovens torcedores de um time de futebol estrangeiro que está detido em um cárcere em Oruro. É um caso preocupante e lamentável. E até onde sabemos, a investigação não avança”, cobrou o deputado

Nesses 97 dias detidos, os corintianos perderam peso. A estrutura na penitenciária é precária. Crises de choro são comuns. Um dos torcedores presos acordou de madrugada desesperado, acreditando estar sendo perseguido. O grupo acordou e conteve o jovem. os detidos contribuem na limpeza do local e recolhimento do lixo produzido.

Boliviana se solidariza com presos corintianos

A alimentação dos presos corintianos é preparada por uma senhora moradora em Oruro. A Gaviões da Fiel conheceu a mulher, apelidada de “Madrecita” pelos presos, através de um corintiano morador na Bolívia.

Inicialmente ela foi acionada pela Gaviões para servir emergencialmente os detidos. Sensibilizada com a situação dos corintianos, “Madrecita” decidiu continuar o serviço de preparar e levar diariamente as refeições, não cobrando pelo trabalho diário.

A Gaviões promove eventos beneficentes, cujo recurso financeiro é enviado à senhora boliviana.

www.uol.com.br

3 Comments

  • Ontem o pseudo jornalista perrone disse que um deputado usou dinheiro público para ir a brasília tratar de assuntos do Corinthians, se referindo aos 12 que estão detidos na bolívia.

    O sem vergonha é tão cara de pau, que joga na conta do Corinthians um assunto de ordem humana e diplomática, deve ser tratado pelo Itamarati e por órgãos oficiais e não por um clube de futebol!!!!

    É mais um pseudo jornalista canalha e sem vergonha difamando e denegrindo a imagem do clube!!!

  • Nesse caso todo, chama a atenção duas coisas: 1) a reportagem da Istoe da semana passada, onde há pesadas acusações feita pelo advogado dos torcedores, no sentido de que queriam um “acordo” pela liberdade dos doze. 2) A questão é também é política, e não só jurídica. Afinal, há um senador boliviano refugiado na embaixada brasileira na bolívia, e que se sair de lá, vai ser preso.

  • Roque aproveitando esse post me permita lhe fazer uma pergunta: O Corinthians é constantemente atacado nas redes sociais, o que é normal, tendo em vista a grandeza do clube. Porém alguns insistem em “colar” no Corinthians algumas pechas. O blog do Paulinho, por exemplo, insiste em atacar a imagem do clube, publicando meias verdades, ou mentiras mesmo. O que leva alguns torcedores de outros clubes ao delírio. Pois bem, o senhor não acha que o clube deveria se preocupar com sua imagem também neste sentido, adotando alguma ação contrária aos que fazem os detratores profissionais?

Leave a comment