Apr 26, 2012

E o futuro?

 

(Botticelli, “A Calúnia de Apeles”, 1490)

Passou quase sem comentários a informação, vazada pelo tio de Ricardo Teixeira, de que o ex-Presidente da CBF acredita que o Brasil não vencerá a Copa do Mundo de 2014.
É informação importante, trazida pelo Blog do Perrone, e mostra um quadro ruim para nossa Seleção. A perspectiva de uma derrota seria um dos motivos da renúncia e da mudança para os Estados Unidos, organizada e executada pelo ex-Presidente. Não acredito muito que desempenho da Seleção no gramado tenha sido motivo para este gesto inédito de um dirigente esportivo. Acho que as razões foram outras. Mas não deixa de ser relevante a informação de descrédito na Seleção Brasileira por parte de seu comandante.

Não há dúvidas de que o futebol brasileiro não vive um grande momento.
É só olharmos para os campeonatos europeus que, no passado, eram dominados por grandes jogadores brasileiros que, nos dias atuais, não mostram nenhum destaque. Quase todos os brasileiros que atuam no Velho Continente têm atuações apagadas. Muitos são jogadores médios (até ruins), que foram levados por “empresários” através do “bom diálogo” com dirigentes de clubes europeus. Foram contratados pela Europa a partir de uma única referência: são atletas brasileiros. E isso, por muito tempo, foi sinônimo de excelência . Contudo, trata-se de um exército de jogadores, que saíram do Brasil quase sem ser percebidos.

Mas há também as estrelas, badaladas pelo mídia nacional. Qualquer passe, gol ou defesa desses grandes nomes são festejados por aqui. Quase sempre em imagens curtas, que não mostram a real e completa atuação do craque. Mas, mesmo estas estrelas (geralmente lembradas quando o assunto é Seleção), não estão jogando grande coisa.
Outro dia, vendo um jogo do Milan pela RAI, o locutor disse algumas vezes: “Dov´è Robinho?”.  No dia seguinte jornais, rádios e TVs daqui destacavam  a “grande partida” do atacante brasileiro. Kaká vive uma má fase e seu maior destaque limita-se ao twitter de seus familiares. Dizem que seu problema é físico. Pode ser, mas seu desempenho não é diferente dos de Ronaldinho Gaúcho,  Adriano etc.

A maior prova de que não há craques brasileiros na Europa é a luta diária, permanente, compulsiva dos clubes europeus para emprestarem,venderem, darem seus craques para clubes brasileiros.
Com o fim da temporada europeia teremos uma grande  leva de “retornados”. Todos com o mesmo discurso: de amor ao clube e à terra natal. Mas trazendo na bagagem pouco futebol.

Ainda há tempo de montar uma boa Seleção, mesmo sem grandes jogadores?
É o desafio do técnico Mano Menezes. Vamos acreditar na riqueza do futebol brasileiro, que sempre faz nascer craques. E faltam dois anos pra Copa.

99% acertado

A contratação da publicidade na camisa do Corinthians sumiu dos noticiários.
Há algumas semanas, tudo foi dado como tendo 99% acertado com uma montadora coreana. Surgiam inclusive valores (50 milhões  por ano), estratégias, lançamentos etc. tudo foi falado. E, claramente, vazado pelo Corinthians. Teria sido um grito de gol antes do tempo? Pode ser. O marketing sabe que o maior impacto vem do silêncio. Quanto aos vazamentos, estes são muitos, fazendo a coisa perder força. Vamos torcer para que o silêncio das últimas semanas seja indicativo de que o Clube negocia um bom contrato.
É aguardar.

15 Comments

  • Negociação de Marketing, para dar certo, têm que ser igual a do Ronaldo. Ninguém falou nada a respeito, e de repente, Ronaldo no Corinthians. Quando começa propagar demais, o negócio acaba afundando.

    • Tem que ser igual ao Ronaldo ou igual a que o Ronaldo faz.

    • O segredo é a alma do negócio. Obviamente, evidentemente, os diretores do Corinthians sabem disso. Ocorre o vazamento de informações quando existem motivos escusos. Só a corrupção explica que o Corinthians grite aos 4 ventos que precisa urgentemente de um centro-avante antes de contratá-lo. Aumentar o preço do produto a ser adquirido não faz o menor sentido para o comprador honesto.

      • Com essa perspectiva, é claro que não faz sentido algum descobrir talentos na base do clube. Concordam?

        • Concordo. Raciocínio perfeito.

  • Realmente a safra de jogadores do Brasil é a pior que já vi. Eu culpo a invasão dos sanguessugas (os empresários e dirigentes procurando vantagem). É por causa deles que não se revela mais bons jogadores, pq só se revela aqueles jogadores que já estão no esquema de algum sanguessuga. Tenho certeza que muito moleque de personalidade de boa família, que não se deslumbra com os bandidos que estão acabando com o futebol, não chega ao profissional simplesmente por não querer enriquecer gente de má fé.

    • Não há dúvida que eles não estão ajudando.

    • Concordo Fernando. Dirigentes Corruptos junto com os Mega-Empresários formam um máfia que é uma máquina de fazer dinheiro. O maior prejudicado é o clube e sua torcida.

      • Com essa perspectiva, é claro que não faz sentido algum descobrir talentos na base do clube.. Concordam?

        • Faz sentido sim, Antonio. Mas junto disso, tem que EXPULSAR os sanguessugas dos clubes. Sem cortar as ervas daninhas, realmente você está certo, e o futebol brasileiro só tende a ficar mais lamentável.

  • to meio reticente a essa atual administração do gobbi. gostava mto do sanchez. falaram (o sanchez) em apresentar o dono do naming rights esse me e nada aconteceu. to com medo de regredirmos sem o sanchez. a verba de patrocinio é mto importante. e outra coisa que temos que seguir é o modelo de socio torcedor do inter. é perfeito, o clube arrecada mais e o ingresso não é a facada que está atualmente.

    abs, vai Corinthians

    • Pelo que sei a Adminstração é mesma.

      • muda bastante alterando o presidente, não, Roque?

        • Modelo de sócio torcedor do inter nunca será implementado no timão, primeiro pq não da para a diretoria desviar parte dos ingressos e da renda, como acontece atualmente, e segundo pq isso tb acabaria com os bandidos da Ingresso Fácil, que adiantam as rendas para o clube e depois cobram com juros altissimos, alem de liberam milhares de entradas para cambistas para faturarem mais por fora.

          Claro que tudo isso com o aval dos nossos dignissimos presidente e diretores!

          • Luis Fontes: tudo o que você falou tem muita lógica, infelizmente.

Leave a comment