Jun 21, 2013

Um olhar da Avenida Paulista

Moro  em rua paralela a Avenida  Paulista e, embora não vá as passeatas, elas vem até aqui, as portas de meu apartamento. Vejo e acompanho tudo o que ocorre nesta últimas duas semanas.

Sem catracas e sem tarifas –Quando o Movimento começou a proposta era clara : passe livre para todos. A idéia de um transporte sem tarifas ou catracas reunia o núcleo central do protesto. Mas era também um Movimento aberto, com interesses difusos e muitas bandeiras foram entrando na porta aberta da revolta. Qualquer indignação era bem acolhida, quase sem discussão. O primeiro apoio veio dos estudantes e de uma parcela da classe média paulistana. Por motivos do mais diferentes, esta insatisfação desse setor da sociedade, foi ganhando corpo. E para as famílias de classe média, ver seus filhos e netos indignados, protestando contra tudo, era motivo de aplausos. Apareceram mães, tias, avós e tudo mais  engrossando, cada vez mais, as proposta dos revoltados. É claro que ninguém discutia tarifa de ônibus. Isso era só um tema para o chute inicial. Até socialites entraram nas campanhas. Uma delas, habituada a treinar os ricos para festas, chegou a dar “dicas” para quem vai a passeata.

O primeiro erro do PT   – Quando ocorreram as primeiras passeatas o PT e o governo federal cometeram um erro grave. Em claro oportunismo, passaram a dizer que a manifestação era motivada pela “violência da PM” e que o problema era do governo estadual. Claro engano. A Policia Militar- em praticamente todos os dias – tem tido comportamento correto. No episódio que deu origem as “denuncias” contra a PM a mídia teve papel de destaque. Um jornal diz que teve 7 feridos ( jornalista) embora apenas uma – que estava entre os manifestantes e a policia- apareça como uma musa-mártir da causa. A critica da mídia a “violência da PM  era, a bem da verdade, para ficar simpática com a classe média paulistana que apoiava as marchas, e temia pelo estado de seus filhos e netos.  O PT e o governo federal -que não entendia o que estava ocorrendo – passaram a malhar a PM e o governo do Estado.

As novas bandeiras- Com  apoio da mídia – e da revoltada classe média paulistana- novas bandeiras foram sendo adotadas, enquanto o Movimento crescia por todo lado.” O gigante despertou”; ” Vamos limpar o Brasil”;  “é hora de varrer tudo”; “fora toda a sujeira” etc  tudo na linha do que mais gosta a classe média daqui. Ninguém presta( só eles); ninguém vale nada ( só eles); todos são sujos ( menos eles); todos roubam(menos eles) e é preciso mudar tudo. A incorporação da crítica a Copa entra neste campo.  Aproveitando a realização da Copa das Confederações e sabendo que há criticas, por todo lado, aos dirigentes do futebol, este tema passa a unificar todos os índios. Considerando que há erros enormes na elaboração da Copa ( como construir estádio em Manaus) os manifestante passam a ganhar grande visibilidade com as denuncias ” contra a Copa”.

A mídia e a classe média tomam as bandeiras- Com o apoio da mídia a manifestação recebe novas bandeiras que passam a ganhar grande destaque e a crítica “aos vândalos, baderneiros, infiltrados”  que “tumultuam o movimento”. Assim as passeatas passam a ganhar um discurso conservador da classe média paulista  com críticas aos partidos – que seriam “sujos”, e aos políticos que seriam todos  imprestáveis e corruptos. Como o Movimento é aberto entra qualquer um que esteja insatisfeito. E a classe média paulista tem longa tradição neste tipo de ação. Ao criticarem os “vândalos infiltrados” está garantindo espaço para seus filhos.

Vândalos e violentos– Quando a mídia começou a crítica aos vândalos diziam que eles eram grupos “infiltrados” no Movimento. Era uma clara falsidade. Uma parte do Movimento sempre teve grupos que defendem o conflito como meio para avançar na luta. Os saques de uma ou outra loja pode ser de um certo lumpesinato  que esta por ai, mas a ação contra patrimônio ou a policia é quase sempre o pessoa do Movimento. A mídia e a classe média dominantes  querem- porque querem- esconder este membros do Movimento nada simpático aos defensores da paz.

O PT caiu na real- No dia de ontem o PT caiu na real. O Movimento- com as dimensões que ganhou- extrapolando a classe média- é uma  Agenda contra o PT e o Governo Federal. A bobagem e o oportunismo inicial- quando acusaram a PM e o governo estadual- dá lugar a um estado de perplexidade  ao ver que ” quem que mudar tudo” que mudar tudo o que o PT faz ou fez. A idéia de botar seus militantes na passeata só produziu mais rejeição e críticas. É claro que o passo seguinte do Movimento ( que  é claramente udenista) seria ataques diretos aos Partidos e especialmente ao Partido que está no Poder nos últimos 10 anos. Não dá para o partido do governo assumir que quer mudar pois, qualquer mudança, é sua saída do governo. Equívoco também é querer que seus militantes marchem nas passeatas. O PT dos militantes dedicados não existe mais. Como não existe o PSDB ou PMDB de militantes. A maioria dos que assumem, como militantes, são profissionais da máquina do partido ou dos Governos. Esta missão de entrar no barco será de um malogro só.

O PT defenderá sua Agenda? – Não há dúvida que os governos do presidente Lula e da presidente Dilma promoveram mudanças significativas no pais. A politica de reajuste do salário-mínimo; a Bolsa- família; o Pró-Uni; a nova legislação de domésticas; a Copa do Mundo e a Olimpíada são alguns dos itens que o governo federal trouxe ao pais. Mas o PT – demorou para entender que a Agenda da rua não é essa. Por melhor que tenha sido sua obra ou programa não há um cartaz defendendo isso. A Agenda do Movimento não é a sua. Ou o governo defende sua Agenda ou o PT será cada vez mais contestado. E a defesa não será tentando embarcar no Movimento. Os governo deve tomar seu caminho para a defesa de sua Agenda ou irá a derrota.

Para onde vamos? – Quando a classe média conseguir seus objetivos, passará a criticar o “radicalismo” do Movimento. Isso é o que queria- destruir a Agenda do Governo Federal- já teria sido conseguido. Ao governo cabe defender sua Agenda e a oposição construir uma outra , que se aproxime-se das reclamações.  Ela também é contestada, mas em grau menor, pois está fora do governo há mais de 10 anos. Se o PT conseguirá entender isso é outro problema.  Como há falta de estadistas- tanto na situação como na oposição- a tarefa fica sempre mais difícil. É aguardar e torce para o melhor para o Brasil.

24 Comments

  • Bastante lucidez em sua análise embora não concorde com ela integralmente. Sobretudo com relação ao papel da polícia nas manifestações. A miopia do governo estadual foi fatal! Digo miopia por não acreditar em teorias da conspiração! Baixar o pau em todo o mundo para matar o movimento, como sempre, só fez ele crescer. Estudassem mitologia e lembrariam da história da Hidra de Lerna! Muitos equívocos pipocando de todo lado. O PT tem muita culpa no cartório. Mas nem tudo esta perdido!

  • Primeiro, o blog voltou…rs. Segundo, com relação às manifestações, infelizmente há um bando de baderneiros infiltrados no meio de gente boa. Absurdo ver depredação e vandalismo. Ouvi dizer que na Argentina, quando ocorrem essas coisas, o grupo que é da manifestação pacífica se agacha para que os baderneiros sejam identificados com facilidade pela polícia. Intressante…

  • Acho um erro, separar a indignação da população por classes sociais… todos estamos no mesmo barco, se está ruim para a classe C, isso vai afetar as classes A e B de alguma forma… pela primeira vez, um movimento, mesmo que com ideais tortos, seguiu o rumo certo… a crítica a participação partidária, não é feita pela classe média, ela se dá pela falta de serviços públicos com o mínimo de qualidade, sejam eles de responsabilidades municipal, estadual ou federal…

    Usar rótulos para empacotar movimentos populares de grandes proporções que não aconteciam por mais de 20 anos não me parece ser nada coerente. Um blogueiro bobão, destes que fazem de tudo para criar polêmicas e conseguir doações para seu blog rotulou o movimento como “Nacionalismo”…

    Já passou da hora de entender que os tempos são outros… a grande maioria dos partidos não representam mais ninguém além deles mesmos… não existe esquerda ou direita, existe é luta simples e puramente pelo poder e dinheiro, alem é claro de corrupção a dar com pau!!!!

    A sociedade de hj não é igual a de 20,30,40 anos atrás, os rótulos não podem ser os mesmos, e a forma de encarar esse movimento por direitos previstos na constituição brasileira, não deve ser feita de uma maneira fria e enlatada através da janela de um apartamento!!!!!

  • ouço notícias de que uma passeata se dirige ao nosso estádio!!!

  • A sociedade de hoje não é mesma de 20 anos atrás! Até o capitalismo mudou! Só que para bem pior! Esquerda e direita seguem existindo e dizem respeito ao nosso posicionamento frente às tensões sociais! Se os partidos políticos já não refletem isso é outro problema!

  • Será que teremos que ir para frente de nosso estádio defendê-lo? Que hora mais infeliz de liberarem esse empréstimo depois de 2 anos de enrolação!

  • felizmente era apenas o sensacionalismo de um programa de TV!

  • Antes que alguém venha com o bla,bla,bla de que sem partido vira ditadura, vale lembrar que, ao que os protestos não são pelo fim dos partidos políticos, e nem a favor de partido X ou Y, e sim tão somente pelo cumprimento de obrigações previstas na constituição pelos governantes… por isso tanto repúdio com partidos oportunistas…

  • Mas podemos chamar de oportunistas aqueles que – bem ou mal – sempre, eu disse SEMPRE, estiveram com suas bandeiras organizando (algumas vezes atrapalhando!) a população em suas lutas? Agora skin head arrancando bandeira vermelha é garantia de cumprimento de obrigações constitucionais? Quem é oportunista?

  • O assunto copa Citadini, foi enxertado no movimento, pela ala de certa parte da midia, engajada com a Record, e outras aproveitadoras, e esta mais do que na cara, que a meta era e é atingir a Globo, porque perderam os direitos de transmissão.
    Na volúpia de cooptarem apoio contra a emissora, em pleno ar, jornalista dizendo ” olha o nosso carro lá, eles respeitam a Record” numa clara intenção de obter apoio contra a rival.
    Em menos de 30 segundos, o veiculo, foi incendiado e explodiu.
    Resumo, os incitadores, ficaram felizes por pouco tempo, e agora caiu a ficha, que o movimento não respeita e nem é conduzido por midia.
    Resumo da ópera ( já que vc. É fã ), eles não mandam nada.
    E muito menos blogueiro algum os representa.
    Alias tem muito comunista ateu por aí que já se queixa, que não era bem assim que ele queria.
    Diz que alguns atos são encomendados.
    Que vão então para as ruas, e dêem a cara para bater, ao invés de utilizarem mentes infantis como bucha de canhão.
    Duvido que consigam convencer meia dúzia, se não forem enxotados como oportunistas.
    Como disse a Presidenta, com propriedade, “extrapolou, instituições e a própria midia”
    Segurem o rojão agora, já que acenderam o pavio, e não conseguem apagar.

  • skin head foi boa… muito boa… esses rótulos são demais… ninguém falou que é a favor da violência, no entanto alguns vândalos promoveram quebra quebra… a maioria não, promove e prega a paz…. ninguém pregou a violência contra partidos, apenas se expressaram contra a presença de quem quer tirar proveito da situação (sim eu entendo que neste momento seja oportunismo, minha opinião, respeito as outras)… no entanto pessoas ligadas a outros movimentos (que não são skin heads, como devidamente divulgado na mídia) partiram para agressão motivadas por outros interesses… a população em geral, aquela que é rotulada como classe média (queria saber hoje em dia, qual a real definição de classe média) que não quer ser rotulada como esquerda, direita, ou simpatizante de partido x e y, neste momento, continuou pregando a paz…

    Partidos podem sair na rua para protestar com a população??? Claro que podem, somos uma democracia e vamos continuar sendo, ainda que mal administrada, porem é preciso respeitar a voz de todos, inclusive a MAIORIA que não quer envolvimento partidário neste momento…

  • A coisa tá feia pro lado da marg/s/n, as revoltas estão cada vez mais ganhando simpatizantes para se revoltarem contra estádios construídos com dinheiro público, além eh claro de quando for feita uma auditoria na CBF, o cara de casca de mexerica está ferrado!
    Cuidado, o povão está de olho no estádio que está desviando dinheiro público!

  • Quanta valentia, quando se desviam dinheiro público para outros clubes, mas agora, com aquela pouca vergonha do Itaquerão, tá tudo certo não é Sr. Citadini?
    (Do Blog do Paulinho):
    Por decisão do TCE, em relatório condenatório do Conselheiro Roque Citadini, o Araçatuba, equipe do interior de São Paulo, terá que devolver aos cofres públicos R$ 188 mil recebidos indevidamente da Prefeitura. Segundo o relatório de Citadini, por decisão do então Prefeito Jorge Maluly Neto (afastado do cargo por irregularidades, com direitos políticos cassados), o “Tigrão” recebeu repasses de um convenio do qual não poderia ter participado. O dinheiro teria que obrigatoriamente ser destinado à entidades de prestação de serviços de assistência social, médica e educacional, no qual não se enquadram a equipe interiorana.

  • O Citadini que tinha livre trânsito nesta mesma mídia se omitiu nos “anos Sanchez” onde o Corinthians foi vítima de todo tipo de falcatruas, silêncio absolutamente suspeito na minha opinião.
    Agora, quer defender dinheiro público injetado no time da marginal, mas você Citadini, é um verdadeiro camaleão quando o assunto é dinheiro público em estádios particulares.
    Vide a grande quantidade de dinheiro público injetado no Itaquerão (esse nome mesmo, nunca vai mudar), o povo está de olho!
    Citadini, tenha um pouco só de moral e reconheça a dinheirama que está entrando pelas portas do fundo no seu time!
    (Do Blog do Paulinho):
    Por decisão do TCE, em relatório condenatório do Conselheiro Roque Citadini, o Araçatuba, equipe do interior de São Paulo, terá que devolver aos cofres públicos R$ 188 mil recebidos indevidamente da Prefeitura. Segundo o relatório de Citadini, por decisão do então Prefeito Jorge Maluly Neto (afastado do cargo por irregularidades, com direitos políticos cassados), o “Tigrão” recebeu repasses de um convenio do qual não poderia ter participado. O dinheiro teria que obrigatoriamente ser destinado à entidades de prestação de serviços de assistência social, médica e educacional, no qual não se enquadram a equipe interiorana.

  • Luis, vou falar direto com você. “Skin head” não é um rótulo qualquer. São facínoras (lumpen-proletariado!) que agem em meio ao movimento dos bem intencionados descendo o porrete em quem ousa se posicionar contra seus discursos de “esquerda” não, partidos políticos não, etc. Respeito sua opinião de que a participação de partidos políticos de esquerda seja um equívoco, mas para mim ela é um grande (e pode ser fatal!) engano! Por que o MPL com seus acertos e erros foi quem saiu às ruas com uma bandeira que interessava ao povo pobre da cidade de São Paulo! E ali tem a presença desses partidos que foram duramente agredidos no dia 20! Eu estava lá e vi! Oportunismo para mim é isso: quem não estava na luta aparece de última hora para promover objetivos que não estavam presentes nela! E o MPL não levantou bandeiras como “contra a PEC 37” por exemplo! E nem por isso mandou sentar a borracha em quem estava com ela! Isso é ser democrático! Aceitar até a presença de oportunistas no movimento!
    Para não citar nenhum pensador claramente de esquerda não custa lembrar Hannah Arendt nesse momento em que todos querem que a população não sirva de bucha de canhão (nem esquerda nem direita, pra frente Brasil!): a propósito do inocente útil que foi o criminoso nazista Adolf Eichmann ela disparou: “A banalidade do mal revela o mal da banalidade!”.

    • Altamir, vc viu os “skin heads”, eles se identificaram como tal????? rotular é atribuir a outra pessoa aquilo que vc imagina ser… sim sei que eles existem, mas de fato eram eles??????? se vc escutou estes gritos, se vc presenciou o fato ok, acredito em vc, mas em todos os relatos que eu ouvi sobre esse caso por parte de jornalistas, nenhum disse com convicção, tão pouco relatou os tais gritos descritos por vc…. também não vi nenhum se identificando com “skin heads”…

      é preciso ter cuidado com os “rótulos”… talvez por estarem com rostos tapados com camisas, ou por serem carecas, mas perai, tb estou ficando careca e não sou skin head… se eu me envolver em uma briga contra um sujeito com a camisa do PT, ou um nordestino (difícil pois sou da paz), tb vão me rotular como skin head????

      Sobre a participação de partidos, a grande maioria dos manifestantes vaiavam independente de serem de esquerda e direita (apesar que esse último não vi nenhum). Por falar nisso, visto que você demonstra grande conhecimento político, essa definição de esquerda e direita, atualmente está meio confusa para mim, vc poderia me citar 3 partidos de esquerda e 3 de direita???? Gostaria de avaliar a atuação deles para ver se conseguimos realmente diferenciar um do outro… apenas um exercício de visão política atual…

      Finalmente, sobre o MPL, o povo nunca é oportunista, o que aconteceu foi o engajamento em uma causa que despertou o poder de reação de uma sociedade inerte a 2 décadas… O MPL não levantou a bandeira da PEC 37, pelo contrario, retirou o time de campo para não se perder no seu ideal… tb sou contra descer a porrada em quem esta com bandeiras de partido, não apoio qualquer tipo de violência por quem quer que seja!

      • Skin heads existem! Não são carecas por questão genética ou cronológica! Tampouco me aproximo muito deles para conferir o crachá… Sou cabeludo e de esquerda! Estive durante um tempo entre aqueles que estavam com bandeiras vermelhas e eles foram agredidos por um grupo que os rodeava, que procurava tomar suas bandeiras e, quando conseguiam, as queimavam! Um “careca” (não é um rótulo, é uma constatação via fotografia publicada na imprensa!) até saiu com sangue escorrendo na cabeça afirmando ter levado uma “bandeirada na cabeça”! A imprensa não omitiu a agressão sofrida por quem portava bandeiras vermelhas. Gritos de “sig, heil” de fato não ouvi. Mas foram relatados por membros da imprensa. Mas o que testemunhei foi sim agressão contra a esquerda que não pode ser chamada de oportunista por que foi ela quem saiu as ruas desde mais de 20 anos e hoje faz parte do MPL! Minha visão de oportunismo é a que oportunista é quem resolve pegar carona nesse movimento querendo colocar nas mãos do MPL bandeiras que não são dele, como a “contra a PEC 37”! De resto a ideia mesma do passe livre emergiu dentro do PT, à época da prefeita Luiza Erundina. O MPL jamais reprimiu os que carregaram a bandeira contra a tal PEC porque ele não é o dono nem da rua nem do movimento! A rua é pública! E afinal quem conferiu autoridade para alguém proibir a presença de partidos políticos em manifestações?
        Quanto ao “desafio” proposto de apontar três partidos de esquerda e três de direita talvez pudéssemos juntar todos num só conjunto e concluir todos são de direita? Talvez. Mas esquerda e direita mesmo se não estiverem representadas em partidos continuam existindo! Negá-las não é uma atitude neutra. A negação de partidos aliás pode ser feita tanto pela esquerda quanto pela direita. Quanto se faz pela “esquerda” normalmente é feita pelos anarquistas. Quanto se faz pela “direita” normalmente pelo fascismo. Não estou acusando ninguém de fascista, mas estudar história é sempre bom e aconselhável! Abraços!

        • Altamir… ai é que está, em todas as reportagens que vi, não vi nenhuma menção a grupos neo nazistas, skin heads (carecas como são popularmente conhecidos) ou coisa parecida… realmente, vi um careca sangrando, mas não vi nada nele que se identificasse como tal… quem garante que não era um vândalo revoltado com o governo petista, assim como outros vândalos revoltados com os mais diversos motivos promoveram quebra quebra por toda a cidade…. imagino se aquele idiota, estudante de arquitetura, que foi flagrado e preso quebrando a prefeitura, fosse careca, então a mídia tb poderia taxa-lo com skin head… enfim, essa discussão se era ou não, pouco nos importa agora… o tema central é direita e esquerda… então vamos lá… não vi bandeiras de partidos de direita nas ruas, como posso afirmar que foi a direita atacou os partidos de esquerda?? quem garante que não foram apenas pessoas que não queriam se envolver com nenhuma partido neste momento??? quem garante que se uma bandeira de um partido de direita estivesse na manifestação, tb não seria queimada?? E fanáticos de “esquerda” é o que não faltam para isso… já vi petistas descendo a lenha em um militante do PSDB na ultima eleição presidencial… que rótulo eu usaria para esse sujeito então??

          Volto a afirmar, o MPL foi apenas um estopim para o povo perceber que quando saísse da inércia, poderia mudar muita coisa no país. O povo nunca é oportunista!!!! Quem quer usar o povo como massa de manobra sim é oportunista!!!! Seja lá quem for!!! A ideia do passe livre surgiu com a Erondina, então ótimo, ponto para ela e para a “esquerda”.

          O que é preciso entender é que a história é reescrita a todo momento, novamente rótulos de fascista ou anarquista empregados após o “normalmente”, talvez não seja bem empregado neste momento, talvez este momento não seja “normal!” pois o povo não clama por mudança no regime do país e não é contra os partidos, o povo apenas cobra direitos previstos na constituinte, alem de moral ética e caráter dos governos municipal, estadual e federal, sejam eles de “direita” ou de “esquerda”… o interessante é que quando se vê classe média na rua (ainda procuro definição de classe média nos dias de hoje) protestando na paulista é a “direita”, se o protesto é na periferia(mas periferia é muito relativo hoje em dia) ai, é “esquerda”, e assim vai indo… é o samba do crioulo doido com a nega maluca…

          Quanto ao PT, ele é partido mais visado pelos manifestantes sim, não por eles serem de “direita”, mas por protagonizar o maior caso de corrupção do país, e é claro por estar no poder. Se fosse o PMDB, PSBD o DEM, entre outros, pode ter certeza que a revolta seria igual…

          Para finalizar, deixo claro aqui que não sou contra partidos e muito menos contra convicções políticas, já votei nos mais diversos, em geral me decepcionei, mas também colhi bons frutos, mas a nossa sociedade é sim uma Metamorfose Ambulante, então é preciso ter bastante parcimônia na hora de falar sobre um movimento tão marcante na história recente do país!!!! O que era certo ontem, pode não ser exatamente o que vivemos hoje!!!!

          • Luis, se te faz bem argumentar que esses arruaceiros podem ser “vândalos” genéricos e não skin heads de crachá, tudo bem! Não é esse o ponto mais importante mesmo. A verdade é que esses vândalos podem sim se tornar combustível para movimentos fascistas.
            Se a questão é esquerda e direita vamos lá. De fato seria difícil para a direita comparecer com suas bandeiras em um movimento de esquerda! Imaginem alguém com uma bandeira do DEM em meio a uma greve de professores!!! … Mas o meu ponto é o seguinte: não é por pertencer a um determinado partido em tese de direita ou de esquerda que uma posição assumida dentro de determinada conjuntura vai ser caracterizada por “direita” ou “esquerda”. Tenho visto tantas vezes militantes de partidos de esquerda acusarem-se mutuamente por assumirem posições de “direita”!… Fala-se na “direita do PT”, na “esquerda do PSDB”…
            E veja só… Jamais disse que o “povo” é oportunista!… Disse que oportunistas eram aqueles que “impunham” ao movimento uma agenda que considero de direita: contra a Pec 37 (não sou favorável a corrupção, é claro! Tem alguém a favor? Mas essa bandeira empunhada sem nenhum critério, nenhuma discussão, como panaceia… Udenismo! Façam-me o favor!! Em minha página em rede social reproduzi links à favor e contra essa medida tentando ajudar meus amigos a não se posicionarem, a priori, em torno de algo que eles não entendiam!) O que é ser de direita no caso? Atuar contra a corrente iluminista! Apostar que uma palavra de ordem repetida sem compreensão naquele momento seria importante para avançar um desejo difuso por mudanças que poderia apontar até para a derrubada da presidente!!! E emplacar um “salvador da pátria” no poder! E por que isso seria de “direita”? Porque a presidente tem uma agenda (longe da perfeição!…) de fazer avançar a melhoria das condições de vida da população e diminuição da desigualdade social! Discuta-se isso! Me chame de petista fanático! Mas é meu direito legítimo de interpretar as lutas sociais, tomar posição e fazer política! E tal salvador da pátria em minha visão seria um ditador fascista ou com tendências fascistizantes!
            E reitero que a presença das organizações de esquerda em uma manifestação de rua não podem ser proibidas nem reprimidas pela violência! De todo modo aguardemos os próximos capítulos da novela. De resto concordo com você sobre o caráter mutável dos movimentos de nossa sociedade… Amanhã poderemos ter um outro cenário! O que você me diz das propostas expostas hoje pela presidente?
            abraços
            Vai, Corinthians!

  • corrigindo: skin heads descem o porrete em quem não se posiciona a favor de suas ideias tolas de “supremacia branca” (mesmo com tantos nordestinos entre eles!) ou claramente aqueles que tremem ao vê-los queimando bandeiras vermelhas e gritando “sig – heil”! Eles existem! Se exagero seu papel nisso tudo será muito bom pra todo mundo!

  • trechinho da Hannah Arendt:
    “As massas não se unem pela consciência de um interesse comum e falta-lhes aquela específica articulação de classes que se expressa em objetivos determinados, limitados e atingíveis.

    O termo massa só se aplica quando lidamos com pessoas que, simplesmente devido ao seu número, ou à sua indiferença, ou a uma mistura de ambos, não se podem integrar numa organização baseada no interesse comum, seja partido político, organização profissional ou sindicato de trabalhadores.

    Em sua ascensão, tanto o movimento nazista da Alemanha quanto os movimentos comunistas da Europa depois de 1930 recrutaram os seus membros dentre essa massa de pessoas [até então] aparentemente indiferentes, que todos os outros partidos haviam abandonado por lhes parecer demasiado apáticas ou estúpidas para lhes merecer atenção.

    A maioria de seus membros, portanto, consistia em elementos que nunca antes haviam participado da política. Isto permitiu a introdução de métodos inteiramente novos de propaganda política. Os movimentos, até então colocados fora do sistema de partidos e rejeitados por ele, puderam moldar um grupo que nunca havia sido atingido por nenhum dos partidos tradicionais.

    Assim, sem necessidade e capacidade de refutar argumentos contrários, preferiram métodos que levavam à morte em vez da persuasão, que traziam terror em lugar de convicção.”

    (Hannah Arendt, “Origens do totalitarismo”)

  • Altamir,

    A PEC 37 é uma outra discussão, não acho que é uma bandeira de direita, apenas uma PEC que foi proposta e será votada em momento que parlamentares condenados pelo mensalão tomam posse de cargos públicos e legislam em causa própria, em momento em que claramente o congresso nacional vive um período de escândalos e descrédito(leia-se situação e oposição), um período em que os gastos com a copa do mundo são bastante suspeitos e que diminuir o poder de investigação em qualquer instituição, ainda mais aquela que tem a função de fiscalizar outros poderes, não parece ser uma matéria oportuna para o momento.

    Realmente, entrou na pauta das manifestações pelo acaso do momento em que a sua votação foi marcada… dai sim o oportunismo para pedir a reprovação da mesma, mas por outro lado, como condenar este benéfico oportunismo??? Existem ótimos argumentos contra e a favor, mas sem dúvida o tema é bastante interessante e o debate dele pelo povo é muito válido, e em boa hora, independe de ser contra ou a favor!

    Não creio que a população acredite em um novo “salvador da pátria” sim, alguns posts em redes sociais indicaram talvez o ministro Joaquim Barbosa como preferência popular, mas são fatos isolados, hoje existe um entendimento de que somos um país democrático, que para salvar a pátria, primeiro é preciso se candidatar, apresentar proposta, fazer alianças, enfrentar um segundo turno para então ser eleito. Nenhum salvador da pátria chegaria ao poder tão facilmente assim… Impeachment, não creio, o presidente anterior teve mais atos a favor de tal ação e nada aconteceu…. o melhor exemplo disso são os 8 anos de governo tucano e os 11 anos de governo petista… mesmo com tantos pontos contra os dois governos, tivemos reeleição em ambos, o que mostra o povo menos iludido com fórmulas mágicas de governo… é uma situação interessante, uma “despolitização consciente”. É mais ou menos assim, “Sabemos que as coisas não estão boas, tenho ideia de como fazer para mudar, mas por hora fico no meu canto e deixa como esta para ver no que que dá!”. Agora a inércia está acabando, mas tudo dentro da consciência democrática, por caminhos limpos. O que é uma maravilha!!!

    Como já disse antes, também não sou a favor de atos de violência e que impeçam qualquer partido de participar das manifestações, mas assim como os partidos tem o direito de se posicionar contra ou a favor do que acreditam, o povo tb tem direito de se posicionar contra os partidos em um determinado momento. Não digo que isto seja certo ou errado, mas é legítimo e democrático. Tb acho que a repressão foi só contra partidos de esquerda, pois os de direita não levaram bandeiras para as passeatas, caso contrário tb teriam sofrido tal repressão. Ao menos assim acredito.

    Enfim, espero que esse nosso proveitoso debate tenha servido para refletir sobre alguns pontos, pois ao menos para mim serviu… como vc disse, aguardemos os próximos capítulos e que eles sejam bastante construtivos. Vai Corinthians!!! Abs

  • Bom Luis, estou de acordo com muito do que você escreveu, outras faria alguns reparos. Principalmente estou de acordo que a conversa ajuda a refletir sobre algumas coisas, as esclarecendo melhor. E sempre isso é muito bom! Como não faltarão ocasiões para retomarmos alguns ponto de vista no futuro, gostaria agora de compartilhar esse texto que achei muito engraçado sobre o que é “esquerda” e o que é “direita”. Não conheço o autor, Antonio Prata, de início até confundi com o dramaturgo Mário Prata. Copiei isso do Facebook. Se gostar me diga! Abraços

    “A esquerda acha que o homem é bom, mas vai mal – e tende a piorar. A direita acredita que o homem é mau, mas vai bem – e tende a melhorar.
    A esquerda acusa a direita de fazer as coisas sem refletir. A direita acusa a esquerda de discutir, discutir, marcar para discutir mais amanhã, ou discutir se vai discutir mais amanhã e não fazer nada. (Piada de direita: camelo é um cavalo criado por um comitê).

    Temos trânsito na cidade. O que faz a direita? Chama engenheiros e constrói mais pontes. Resolve agora? Sim, diz a direita. Mas só piora o problema, depois, diz a esquerda. A direita não está preocupada com o depois: depois é de esquerda, agora é de direita.
    Temos trânsito na cidade. O que faz a esquerda? Chama urbanistas para repensar a relação do transporte com a cidade. Quer dizer então que a Marginal vai continuar parada ano que vem?, cutuca a direita. Sim, diz a esquerda, mas outra cidade é possível mais pra frente. A direita ri. “Outra” é de esquerda. “Isso” é de direita.

    Direita e esquerda são uma maneira de encarar a vida e, portanto, a morte. Diante do envelhecimento, os dois lados se dividem exatamente como no urbanismo. Faça plásticas (pontes), diz a direita. Faça análise, (discuta o problema de fundo) diz a esquerda. (“filosofar é aprender a morrer”, Cícero). Você tem que se sentir bem com o corpo que tem, diz a esquerda. Sim, é exatamente por isso que eu faço plásticas, rebate a direita. Neurótica! — grita a esquerda. Ressentida! — grita a direita.

    A direita vai à academia, porque é pragmática e quer a bunda dura. A esquerda vai à yoga, porque o processo é tão ou mais importante que o resultado. (Processo é de esquerda, resultado, de direita).

    Um estudo de direita talvez prove que as pessoas de direita, preocupadas com a bunda, fazem mais exercícios físicos do que as de esquerda e, por isso, acabam sendo mais saudáveis, o que é quase como uma aplicação esportiva do muito citado mote de Mendeville, de que os vícios privados geram benefícios públicos — se encararmos vício privado como o enrijecimento da bunda (bunda é de direita) e benefício público como a melhora de todo o sistema cardio-vascular. (Sistema cardio-vascular é de esquerda).
    Um estudo de esquerda talvez prove que o povo de esquerda, mais preocupado com o processo do que com os resultados, acaba com a bunda mais dura, pois o processo holístico da yoga (processo, holístico e yoga são de extrema esquerda) acaba beneficiando os glúteos mais do que a musculação. (Yoga já é de direita, diz alguém que lê o texto sobre meus ombros, provando que o provérbio correto é “pau que nasce torno, sempre se endireita”).

    Dieta da proteína: direita. Dieta por pontos: esquerda. Operação de estômago: fascismo. Macrobiótica: stalinismo. Vegetarianismo: loucura. (Foucault escreveria alguma coisa bem interessante sobre os Vigilantes do Peso).

    Evidente que, dependendo da época, as coisas mudam de lugar. Maio de 68: professores universitários eram de direita e mídia de esquerda. (“O mundo só será um lugar justo quando o último sociólogo for enforcado com as tripas do último padre”, escreveram num muro de Paris). Hoje a universidade é de esquerda e a mídia, de direita.

    As coisas também mudam, dependendo da perspectiva: ao lado de um suco de laranja, Guaraná é de direita. Ao lado de uma Coca-Cola, Guaraná é de esquerda. Da mesma forma, ao lado de um suco de graviola, pitanga ou umbu (extrema-esquerda), o de laranja vira um generalzinho. (Anauê juice fruit: 100% integralista).

    Leão, urso, lobo: direita. Pinguim, grilo, avestruz: esquerda. Formiga: fascismo. Abelha: stalinismo. Cachorro: social democrata. Gato: anarquista. Rosa: direita. Maria sem-vergonha: esquerda. Grama: nacional socialismo. Piscina: direita. Cachoeira: esquerda. (Quanto ao mar, tenho minhas dúvidas, embora seja claro que o Atlântico e o Pacífico estejam, politicamente, dos lados opostos aos que se encontram no mapa). Lápis: esquerda. Caneta: direita. Axilas, cotovelo, calcanhar: esquerda. Bíceps, abdomem, panturrilha: direita. Nariz: esquerda. Olhos: direita. (Olfato é sensação, animal, memória. Visão é objetividade, praticidade, razão).

    Liquidificador é de direita. (Maquiavel: dividir para dominar). Batedeira é de esquerda. (Gilberto Freyre: o apogeu da mistura, do contato, quase que a massagem dos ingredientes). Mixer é um caudilho de direita. Espremedor de alho é um caudilho de esquerda. Colher de pau, esquerda. Teflon, direita. Mostarda é de esquerda, catchupe é de direita — e pela maionese nenhum dos lados quer se responsabilizar. Mal passado é de esquerda, bem passado é de direita. Contra-filé é de esquerda, filé mignon é de direita. Peito é de direita, coxa é de esquerda. Arroz é de direita, feijão é de esquerda. Tupperware, extrema direita. Cumbuca, extrema esquerda. Congelar é de direita, salgar é de esquerda. No churrasco, sal grosso é de esquerda, sal moura é de direita e jogar cerveja na picanha é crime inafiançável.

    Graal é de direita, Fazendinha é de esquerda. Cheetos é de direita, Baconzeetos é de esquerda e Doritos é tucano. Ploc e Ping-Pong são de esquerda, Bubaloo é de direita.
    No sexo: broxada é de esquerda. Ejaculação precoce é de direita. Cunilingus: esquerda. Fellatio: direita. A mulher de quatro: direita. Mulher por cima: esquerda. Homem é de direita, mulher é de esquerda. (mas talvez essa seja a visão de uma mulher — de esquerda).

    Vogais são de esquerda, consoantes, de direita. Se A, E e O estiverem tomando uma cerveja e X, K e Y chegarem no bar, pode até sair briga. Apóstrofe ésse anda sempre com Friedman, Fukuyama e Freakonomics embaixo do braço. (A trema e a crase acham todo esse debate uma pobreza e são a favor do restabelecimento da monarquia).
    “Eu gostava mais no começo” é de esquerda. “Não vejo a hora de sair o próximo” é de direita.

    Dia é de direita, noite é de esquerda. Sol é de direita, lua é de esquerda. Planície é de direita, montanha é de esquerda. Terra é de direita, água é de esquerda. Círculo é de esquerda, quadrado é de direita. “É genético” é de direita. “É comportamental” é de esquerda. Aproveita é de esquerda. Joga fora e compra outro, de direita. Onda é de direita, partícula é de esquerda. Molécula é de esquerda, átomo é de direita. Elétron é de esquerda, próton é de direita e a assessoria do neutron informou que ele prefere ausentar-se da discussão.

    To be continued (para os de direita)
    Under construction (para os de esquerda)”

    • Boa Altamir, bem interessante mesmo, e de forma “leva”, estimula uma reflexão mais ampla sobre nossos conceitos…

      Até breve, em mais uma conversa construtiva, seja em prol do país ou do nosso Coringão!

      Abs

Leave a comment