Apr 27, 2012

Ganhar e perder

(Pablo Picasso. “Guernica”. A 26 de abril de 1937, a cidade basca de Guernica sofreu um maciço e cruel ataque, executado pelas forças aéreas alemã e italiana. Entre 16 e 18h, centenas de bombas foram lançadas sobre o povoado de pouco mais de 5.000 habitantes. A devastação da cidade e as cerca de 1.500 mortes marcou este ataque, que serviu para a Luftwaffe testar o poderio de suas bombas aéreas, e para o ditador local, Franco, selar seu vínculo com Hitler, seu confrade germânico. A obra de Picasso traduz o horror deste episódio.)

O objetivo de todos os times é ganhar.

Mas a derrota é, quase sempre, uma possibilidade real. Vencer e perder são regra no futebol. Diferente de outros esportes, no futebol não há vencedor ou vencido antes do apito final.
Nos últimos tempos temos visto jogos, cujos resultados provocam controvérsias. A derrota do Corinthians para a Ponte Preta foi tida como inaceitável, embora o time campineiro seja da Primeira Divisão. A derrota do Barça também causou perplexidade.
Esta é a visão comum do torcedor, que quer sempre mais e que seu Clube vença.
Para vencer no futebol é preciso trabalhar bem (planejar, executar e controlar), mas todos devemos entender que há uma faixa grande de pequenos fatos que podem mudar tudo. Uma falha numa jogada, um gol perdido na hora errada, um deslize do goleiro, uma desatenção do beque, um erro do bandeira ou do árbitro etc.
Tudo pode levar a um resultado diverso do desejado pelo time ou do afirmado pela mídia.

Este aspecto imponderável é também o que dá beleza ao futebol. Nós vibramos nas vitórias e sofremos nas derrotas, mas, para os reveses  devemos estar sempre preparados.

Por mais difícil que seja,  no futebol, sempre conviveremos com vitórias e derrotas.

11 Comments

  • Leio hoje a notícia que Oscar poderá jogar pelo Inter, clube que por sua vez, é acusado pelo SPFC na Justiça Desportiva de “aliciamento”. Engraçado, né. E todos os jogadores que o SPFC levou do Atlético Paranaense ?! Isso não foi nada?! Combinar com jogador antes de procurar o clube?

  • Pois é. Hoje o SPFC perdeu mais uma vez. Já é possível ver jornalistas inconsoláveis na mídia escrita.
    Por falar em jornalistas pró-SPFC, o que você acha do Wanderley Nogueira? Já te vi em alguns programas esportivos em que ele estava presente. Ele nos bastidores fala claramente sobre sua paixão clubística? Ao vivo ele tenta não mostrar, fazendo pose de correto. No entanto, suas colocações ao vivo não o deixam mentir. A principal que eu me lembro foi num gol do Cristian contra o SPFC, em que ele diz “chiiiiii” no momento em que ele não percebeu que o microfone estava aberto…

  • Perderam para uma time da primeira divisão, jogando em casa!!!! hahahaha Nem Picasso consegueria pintar um quadro tão devastador!!!!rsrsrsrs O primeiro colocado é exterminado pelo último colocado!!! rsrsrsrs

  • O tema é antigo mas continua atual, caro Citadini. No século XVI, um poeta disse: “Our doubts are traitors and make us lose the good we oft might win by fearing to attempt.”

    • Que rapidamente foi traduzida por uma malaco issperrto e queiram ou não, muito inteligente: “O medo de perder tira a vontade de ganhar.”

    • Ooopppsss… Creio que não foi ele que traduziu… Mas certamente foi ele quem propagou…

  • hahahahaha O time da primeira divisão perde feio para o da segunda!!! Isso prova a força da segunda e a fragilidade daqueles da primeira!!!rsrsrsrsrsrsr

  • Pereira, o Guarani é de qual divisão?

  • Altamir!!! Da segunda!! Mas, o texto se refere como menos traumático a derrota para a Ponte por ser ela da primeira divisão!!! diz o texto: A derrota do corinthians para a Ponte Preta foi tida como inaceitável, embora o time campineiro seja da Primeira Divisão!!!! hahahahaha

  • Pereira, qualquer derrota do Palmeiras, seja qual for o adversário, é sempre menos traumática porque sempre esperada. Por isto que não dá para discutir futebol mais com palmeirenses! É como aqueles chatos sem time que vem querer discutir conosco quando nossos times perdem: não tem como revidar! Afinal não torcem para ninguém!

    • Eles vivem um momento muito ruim.

Leave a comment