Jun 23, 2013

A Copa vai virar mico ?

Quando foi anunciado que a Copa do Mundo de 2014 seria realizada no Brasil, houve aplausos por todo lado. Quase geral. No meio da festa- que reunia cartolas e políticos- foi anunciado ( pelo ex-presidente da CBF) que a Copa seria um evento ” basicamente privado”. O Estado brasileiro deveria apenas ficar preocupado com aeroportos, metrô etc. O resto seria bancado pela iniciativa privada.

Nada disso era verdade. Quem conhecia a história das Copas sabia que quem bancaria “quase tudo” seria os cofres públicos. E a Fifa passou a despejar um monte de exigências para o governos ( isenções de todo tipo) que a canja começou a ficar salgada.

Para agravar viu-se que quase todos os estádios (exceto dois) seria financiados pelo cofres público. Os empréstimos do BNDES- quando feito a um Estado, como Minas, Rio, Bahia etc – vira dívida pública e é pago por impostos. Se todos os estádios fossem privados, isto não seria problema pois, ao final, o BNDES, recebe o que emprestou. E o pagador não pega grana do Tesouro público para pagar.

A FIFA continuou com suas exigências, algumas delas, perfeitamente normais e saudáveis. Estacionamento, acessos modernos, cadeiras etc tudo era razoável e perfeitamente adequado. Mas, como informou o Juca, começaram a fazer cobranças de obras que não são -exatamente- necessária. Extensas àreas VIPs e VeryVIPs , que elevam os gastos da obra, e são apenas regalias para os seus “parceiros” comerciais. Além disso, até hoje, não está bem explicada esta imunidade fiscal recebida.

Com o aparecimento de manifestações de rua pelo Brasil todo ( e a Copa das Confederações chegando) era claro que o “Padrão Fifa” virou um dos pontos de destaques das passeatas. Agrave-se que os slogans dos manifestantes são dos mais amplos. Praticamente tudo é gritado pelas ruas e no meio deles a Copa entrou.

Como é um evento em período determinado os protesto contra a Copa de 2014 tende a firmar-se como o “mais gritado” , já que ninguem acredita muito nas propostas do MPL ( sem catracas e sem tarifas).

Neste ritmo , a Copa de 14 , que deveria ser um grande evento para promover o Brasil pode tornar-se em um pesadelo. Principalmente para o governo que vai as eleições sendo atacado por todo lado. Muito do que já foi feito errado será dificil de consertar ( como a Arena de Manaus). Mas bem que a “Fifa” poderia assumir aqueles gastos adicionais que obrigou o Brasil a realizar aumentando os custos dos estádios. Pelo menos seria um gestão de inteligência dos cartolas da Fifa.

1 Comment

  • Pior disso tudo é saber que o Pan deu prejuízo, e pouco legado. A copa também está sendo uma sangria de dinheiro público. E as Olimpíadas ainda estão por vir…

Leave a comment