Jun 24, 2013

Na linha de tiro. Quem defenderá a Copa ?

Quando a Fifa anunciou que a Copa do Mundo de futebol de 2014 foi um grande aplauso. Apenas um ou outro registrou sua preocupação mas, como regra, foi bem recebida. Até porque o ex-presidente da CBF garantia que o evento seria “fundamentalmente privado”. O Estado cuidaria sómente de aeroportos, metro etc. Os estádios seriam bancados pela “iniciativa privada”. O ex- dirigente da CBF repetia assim o roteiro de Carlos Nuzman, quando anunciou os Jogos Panamericano do Rio e disse que os principais gastos seriam ” das empresas privadas”.

Nada disso ocorreu. Quem foi chamado para bancar os gastos foram os governos .Da União, dos Estados e dos Municipios. Os estádio ( exceto 3) são todos bancados pelos cofres público. Dinheiro privado mesmo só o que as empresas pagam para a Fifa pelo evento.

Com as manifestações ocorridas nos últimos dias – em todo o Brasil- os temas dos que protestam variam de acordocom o gostodo grupo e estão muitos distantes da questão de passe livre. Com a Copa das Confederações em andamento os maiores protesto concentram-se nos gastos da Copa, Criticam a Fifa, cobrança que dinheiro não vá pra Copa mas para a saúde, educação etc.

De todos os gritos dos que protestam ( até alguns sofisticados ,como a PEC37) as críticas aos gastos da Copa tende a tornar-se predominante. Primeiro, porque o povão identifica o assunto.Segundo, porque foram feitos gastos de dificil defesa( Arena de Manaus , é um exemplo). Por último a Copa tem data marcada, jogos e uma presença da midia internacional como o país nunca teve.

E onde estão os defensores da Copa para mostrarem o outro lado ?  Os dirigentes da CBF não tem grande credibilidade. Os da Fifa só querem seus contratos. Os governos e politicos estão assustados. Neste ritmo a Copa fica como um filho sem pai sobre o tiro de todo mundo.

Há muita coisa dificil de defender ( como as Arenas inviáveis) mas há muito o que falar em defesa da Copa.  Com todo mundo mudo a Copa tende a tornar fator unificador das manifestações e virar um pesadelo. Para a Fifa, a CBF, os governos e tudo mais.

3 Comments

  • A questão é toda essa grana poderia ser investida na saúde…

  • Existem muitas coisas a se defender com a vinda da Copa do Mundo ao Brasil. O Brasil estará em evidência (espera-se) e, com exceção aos estádios, todo o dinheiro gasto com mobilidade urbana não vai para o ralo. Quanto dinheiro em impostos que o Brasil não poderia conseguir a mais nos próximos anos justamente pelo incremento do setor de turismo? Isso ninguém fala. Quanto de dinheiro que todos esses turistas não movimentarão na economia em 2014? Isso gera impostos.
    Certo mesmo é que não dá pra defender nenhum estádio em Manaus, Brasilia e outros. Isso é injustificável. Também são injustificáveis os montantes investidos em itens de megaluxo nas arenas.
    O fato é que o Brasil, em querendo assumir seu papel de liderança regional, não deve olhar só os lados negativos que a Copa apresenta.

  • http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,milhares-de-corintianos-vao-a–itaquera-para-proteger-estadio-,1045456,0.htm

    http://globoesporte.globo.com/sp/blog-resenha/platb/2013/06/24/uniformizadas-do-timao-se-unem-para-proteger-arena-de-vandalismo/

    =========================================================

    http://www.gavioes.com.br/noticia/posicionamento_sobre_os_protestos_em_nosso_estadio_264

    Os Gaviões da Fiel desde os primeiros protestos se posicionaram a favor dos verdadeiros movimentos que reivindicam mudanças absolutamente necessárias para o bem do nosso país. Não poderia ser de outra forma, esta é uma marca da nossa agremiação desde a sua fundação. Porém, desde a última semana circulavam alguns boatos e notas via internet que haveria protestos relacionados à construção do Estádio em Itaquera, logo, entramos em contato com vários movimentos e nenhum deles se posicionou como organizadores do ato. Sendo assim não apenas os Gaviões, como as outras organizadas do Sport Club Corinthians Paulista se mobilizaram para ir ao estádio com a preocupação de possíveis ações oportunistas.

    Neste domingo dia 23/06 alguns movimentos (dos quais preservaremos suas posições) entraram em contato conosco e passaram uma posição sobre possíveis manifestos na região da Zona Leste de São Paulo, dialogamos e chegamos num consenso a respeito da região do Estádio. Isso não quer dizer que no futuro próximo algum grupo sem uma posição oficial, diferente de tais movimentos organizados, não possa agir por conta própria, ou até mesmo outros grupos oportunistas. Mas estaremos de olho.

    Mais uma vez deixamos bem claro que o Estádio em Itaquera é propriedade particular do Sport Club Corinthians Paulista, não entraremos em questões desnecessárias, pois sabemos que o clubismo de rivais fala mais alto do que o bom senso. Os Gaviões jamais aceitaria que ações que prejudicassem a população do nosso país fossem necessárias para alcançar um patrimônio do qual a sua falta nunca influenciou em nossas conquistas e glórias.

    Temos a consciência que juntamente com a construtora o Corinthians pagará o valor do financiamento, já que no dia 4 de junho de 2013, o Conselho Deliberativo do Corinthians aprovou o Parque São Jorge como garantia financeira para o banco Caixa Econômica solicitar o empréstimo ao BNDS. A mesma instituição financeira realizou o levantamento e constatou que o terreno oferecido como garantia vale em torno de R$ 1,2 bi. A outra parte do valor da obra será pago através de certificados de Incentivo ao desenvolvimento emitido pela Prefeitura de São Paulo. A emissão de certificados de Incentivo ao desenvolvimento para a construção do estádio corresponde a uma lei municipal de incentivo ao desenvolvimento que é aplicada a qualquer investimento na Zona Leste da cidade de São Paulo, e não consiste em dinheiro que o governo irá pagar diretamente. Junto a isto, contará com patrocínios. Portanto não aceitaremos de forma alguma que o nosso futuro estádio possa ser alvo de possíveis atos sem preocupações éticas.

    Com relação à Copa do Mundo e outros seguimentos, os Gaviões continuarão apoiando toda e qualquer forma de protestos que contribuam verdadeiramente para o bem do povo Brasileiro, e contribuirá para que a sujeira que toma conta do nosso país seja limpa e que o nosso futuro realmente espelhe a nossa grandeza.

    Gaviões da Fiel Torcida
    uma Família que Defende o Coringão

Leave a comment