Jun 25, 2013

Esta defesa da Copa está muito fraca.

A defesa da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, ainda está fraca. Fraquíssima. Ontem, o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo e o Secretário da Fifa Jerôme Valcke, falaram sobre o importante evento no Brasil. Foi uma defesa formal, quase burocrática, sem a contundência que o momento exige.

O que foi feito é pouco. Com os gastos da Copa sendo contestados na rua a defesa precisa de maiores esclarecimentos de forma mais direta. Os manifestantes estão dizendo que os gastos da Copa foram alto e feito de forma ruim. Com a questão dos transportes entrando em discussão(na União, Estados e Municípios) a Copa fica como o ponto que une os que protestam. E o que ocorrerá nos próximos jogos pode agravar. E lembremos que a Copa do Mundo será daqui um ano tempo grande para consolidar a vocação de protestos aos gastos.

A presidente Dilma lavou as mãos na questão da Copa. Ontem, na sua proposta de “ouvir as ruas”, falou sobre quase tudo. Até uma Constituinte chegou a propor. Mas sobre a Copa não houve uma palavra. Nem uma menção.

Sem que o núcleo do governo saia em defesa da Copa o quadro não vai mudar. E os partidos de oposição ( mesmo com governadores e prefeitos envolvido) querem atender os manifestantes no caso dos gastos e sugerem uma auditoria ou uma CPI para verificar a correção( ou não) dos gastos. Se o governo ficar parado esta cobrança só vai aumentar.

Para a defesa da Copa o melhor que faria o governo é admitir alguns erros (como a Arena de Manaus) e trazer o ex-presidente da CBF para que ele explique o que queria dizer que a Copa do Mundo seria um evento “essencialmente privado”.

A defesa apareceu. É fraca e precisa envolver todo o governo. Federal, estadual e municipal.

2 Comments

  • Fiquem calmos, as olimpíadas logo chegarão também…

  • Mudando de assunto, eu vi um comentário interessante. Corinthians gastou uma fortuna para trazer Pato, Gil e Renato Augusto. Daí quando vai contratar jogador que pode ser promessa futura de venda e lucro, compra com ajuda investidores. Há algo errado nisso tudo, muito errado…

Leave a comment