Jun 26, 2013

A Copa e a crítica. Todos disputam a Copa

A realização de uma Copa do mundo de seleções é sempre um acontecimento marcante. Todos os países lutam para organiza-la. Promove o pais, promove o futebol e tudo mais. Obriga as nações, que organizam, atualizar suas instalações ( estádios, aeroporto, comunicações, hoteis etc)

Mas a Copa é também um grande negócio. Primeiro da Fifa e ,em seguida, das empresas patrocinadoras. E que dá grandes lucros.

O principal problema que ela traz- e que está no fundo destas manifestações- é o do maior peso de sua organização cair sobre os cofres do Estado. Como regra, estes eventos, jogam tudo na conta do Erário.

Não deveria ser assim. Não vamos acreditar na história que levantou o ex-presidente da CBF (quando do anuncio da Copa ) que ela seria um evento ” basicamente privada”, mas muitos itens das despesas poderia correr por conta da Fifa e das empresas patrocinadora. Isenção de imposto, por exemplo, não deveria ocorrer. Obras para construção de espaços VIPs e SuperVIPs – que tanto oneram as construções de estádio- deveriam ser – inteiramente- bancada pela Fifa e empresas.

A verdade é que o Brasil não pensou nisso tudo quando consegui a Copa. E agora terá que arcar com as consequência de seus erros. Inclusive com as manifestações de rua.

Leave a comment