Apr 30, 2012

Mi Buenos Aires Querido

Sempre gosto de retornar à Buenos Aires. É uma bela cidade, cosmopolita como São Paulo, e com uma noite de fazer inveja. Bons restaurante – e incrivelmente baratos, se considerarmos os de São Paulo – teatros, livrarias e o tango que dá um sabor forte aos portenhos. Está invadida por brasileiros. Por todo lado só se ouve o português e conversas sobre “reais”. Nas lojas, restaurantes e na rua é uma capital “tomada” por brasileiros. Os paulistas são maiorias e chegam com aquela vontade de fazer compras que deixa todo mundo doido. Compra tudo, em pacotes e poucos discutem os preços. Sabe que está barato e vão naquela arrogância consumista que já virou a marca dos brasileiros. Os gaúchos são minorias .mas não menos indelicados. Tudo que aparece é comparado com algo do Rio Grande. O churrasco ( ou parrilla) o “melhor” é o de Porto Alegre; o caneloni “não tem igual” ao do Rio Grande”; o café da manhã não é igual “ao café colonial” da Serra; e por ai adiante em comparações que só mostra o provincianismo gaúcho. Não chegaram ainda a dizer que o vinho do Rio Grande é melhor que o argentino, mas está perto.

Fui ao Teatro Colón ver a ópera “A Força do Destino”, de Verdi. Bons cantores, boa orquestra, mas uma montagem muito conservadora. Pesada, como gostam os argentinos. Com muita gente no palco (um coral imenso, que poderia ser menor) que faz a produção  perder o impacto que esta obra traz. Mas enfim uma bela montagem num Teatro que os argentinos (com justa razão) amam. É o maior e o melhor teatro de ópera da América, que me perdoem os gaúchos. Uma pena que a crise econômica tenha reduzido o número de produções e também comprometido a qualidade dos elencos.

Os argentinos são muito simpáticos nesta invasão de brasileiros. Quando a discussão é futebol volta sempre o papo de Maradona e Pelé. Isso é uma bobagem. Pelé não participa desta disputa. Esta acima dos deuses do futebol. Sempre gostei do futebol argentino. Considero que o mundo tem duas grandes escolas de futebol: Brasil e Argentina. Acho que somos melhor que eles, pois temos o que falta na Argentina: a presença de jogadores negros. Eles fazem a diferença à favor do Brasil.

Os clubes estão em crise e a seleção também. Faltam craques, dizem eles, que tem o Messi. A fragilidade financeira dos clubes leva a venda de jogadores cada vez mais jovens para o exterior. E a seleção perde. Uma situação que lembra a nossa. Como o Brasil, também estão apreensivos com o desempenho na próxima Copa. Mas acham que farão um bom papel. Vamos ver.

A Copa de 2014 no Brasil é motivo de esperança para os argentinos. Acham que muita gente irá para Buenos Aires – que teria melhor infraestrutura- fugindo de ficar no Brasil. Não acredito. O Aeroporto de Buenos Aires consegue ser mais atrapalhado do que o de São Paulo e a rede hoteleira não é das mais modernas. A banda larga (ou lenta) deles é tão ruim quanto a nossa. Mas a verdade é que eles acreditam que terão um “naco” de vantagens com a Copa. É sonho.

18 Comments

  • hahahaha!!!!!! Essa da “humildade” gaucha foi ótima!!!rsrsrsrsrsr

  • Meu deus, estes gauchos são um pé no saco mesmo… aqui em Floripa está infestado deles e como vc bem disse, tudo no rio grande do sul, para eles é melhor… chega a ser patético!!! Mais comico é quando eles se fantasiam e saem para trabalhar vestidos com roupas típicas na semana farropilha. Acham que essa é a data mais importante do ano…

    Outro estado dos mais bairristas que já visitei é pernambuco, acho que a briga pra saber quem é melhor (gauchos ou pernambucanos) deve ser grande. Certa vez em jaboatão dos guararapes me deparei com um placa que dizia ” Aqui Nasceu a Pátria”. Ué, pensei que o Brasil tinha sido descoberto na Bahia e a primeira cidade fundada tinha sido São Vicent\SP, mas o taxista me disse que lá foi fundado o exercito brasileiro e um país sem exercito não é uma pátrica!!! rs Nem preciso dizer que comecei a rir na cara do taxista né!!! Em outra oportunidade um guia disse que em determinada cidade de pernambuco existia a primeira igreja do Brasil… questionei ele se a primeira igreja não seria nas imediações de porto seguro (local do descobrimento), mas ele disse que não, que lá ficava a primeira capela, mas a primeira IGREJA era em pernambuco… bem, dai por diante passei a ter uma grande antipatia pelo estado!!!

    Enfim, cada um valoriza as suas raizes, mas dai a ser bairrista ao extremo como eles são é tem uma grande diferença!!!

    Já os ermanos, são outro povo que invadiu Floripa, mas estes são tão mal educados, que saber que brasileiros demonstram um certa arrogancia na argentina não é nenhum pecado, eu diria apenas reciprocidade, pois aqui eles não fazem por menos!!!

    • Não sou contra defender sua aldeia. O problema é quando vc acha que sua aldeia é a única coisa do mundo.

  • Vou para Buenos Aires em Setembro assistir o show da Banda de Rock Alemã “Die Toten Hosen”. Tá bom, já sei, ninguém conhece…rs. Abraços.

    • Vá mesmo. É uma bela viagem.

  • Por via das dúvidas, coloquem a Argentina para jogar na sede de Manaus, com jogos ao meio-dia e com times africanos. Só por via das dúvidas. Vai que esse tal de Messi chegue aqui a fim de fazer história.

  • Morei no RS por 3 anos e duas coisas são absolutamente verdade. O povo que acha que tudo de lá é melhor; e que a grande mídia só vê o que ocorre no RJ e em SP. Também é a mais pura verdade. O que ocorre nos outros estados é totalmente ignorado pela mídia (leia-se as grandes redes de TV, como Globo, Record, Band e SBT).

    Uma história divertida que tenho é de um vizinho meu do tempo que morei por lá. Um dia ele soltou pela milésima vez que o RS era o melhor lugar para se viver no mundo. Já sem paciência, eu perguntei: E quantos lugares do mundo vc já conhece para dizer isto? Ele, percebendo a besteira que dizia, falou rindo: Só conheço até SC e Uruguai… Que povo bairrista!

  • Eu confesso! Eu confesso!

    Eu tinha resistência ao povo argentino, bem como àquele país por completo. Mudou quando fui lá e vi que, na verdade, eles são apenas nossos vizinhos que precisamos conhecer melhor, e que, sim, podem ser muito simpáticos.

    Triste é ver o rosto triste de muitos deles por lá, por conta da crise que segura o país.

    • Isso acontece com todos. Após conhecer os “hermanos” a coisa muda.

  • A rivalidade existente é muito mais por conta dos brasileiros, incentivados pelo populismo Galvanesco da Globo.

    Também concordo com o Citadini quando cita os negros como fator de desequilíbrio. No entanto, hoje, considero a safra argentina melhor. Eles possuem atletas de nível um pouco superior ao nosso – nada assustador – mas isso é fato.

    Hoje, exceto Neymar, não temos um único jogador que nos dê um pouco de esperança para a Copa.

    • Essa campanha da mídia contra a Argentina e os argentinos é uma bruta bobagem.

  • Por muita felicidade, de 3 anos para cá, tive a felicidade de conhecer 6 países, entre eles a Argentina…posso dizer, pelas experiências que tive que o nosso povo dá show no exterior!!!!
    Show de arrogância, falta de educação, provincianismo, malandragem, consumismo desenfreado e pobreza cultural…é triste!
    Os argentinos, apesar da crise longa, ainda me parecem ter mais educação e cultura do que o nosso povo…mas não sei até quando vão aguentar…
    Sobre a influência do negro no nosso futebol, me parece que está acabando…antes todos os clubes tinham dribladores..agora só há o Neymar…o resto corre com a cabeça baixa…
    Em tempo: Na Africa do Sul, o brasileiro tem fama de arrogante e insuportável.

  • Trabalhei com um gaúcho que vivia dizendo que “lá” que era bom…um dia me enchi e respondi: “é…mas faz 20 anos que é aqui que você come…”
    Ele nunca mais tocou no assunto.

  • sinceramente,entendo ate o paulista ser arrogante devido a ser o estado mais rico do pais,e ate natural isso,mas nao entendo porq o gaucho e arrogante,arrogante por q??essa arrogancia nao se traduz em desenvolvimento economico e quando viajei para o RS vi muitas mazelas tb(aquelas favelas na beira do guaiba sao horriveis infelizmente!).o gaucho e arrogante por causa de suas tradiçoes??e isso?ou porq demonstra mais amor ao seu estado do q o resto dos brasileiros??e isso?por sua vez essa arrogancia toda durantes esses anos todos ate hoje nao foram capazes de transformar o RS em uma potencia economica nacional,pelo contrario o estado esta quase falindo.nao sou carioca,mas ate o RJ esta se desenvolvendo e tentando reverter a decadencia economica sofrida desde a decada de 70.leia essa materia aqui: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/total-de-investimentos-no-rio-ate-2020-sera-4-vezes-superior-ao-pib-do-estado-em-2010-20150405.html .mesmo q SP continue crescendo,o RJ chegara perto de SP e ja em 2017 tera um pib de 1 trilhao de reais! q tal vcs gauchos usarem essa “sua arrogancia” para melhorar “o pais de vcs” ?

  • O João Ricardo, também vou ver o Toten Hosen de quebra o CJ Ramone, ….

    se vemos lá….

  • Senhor Luis Fontes Queria prestar ao mesmo alguns esco
    esclarecimentos: o Senhor não levar ao pé da letra o
    comentários feito por um
    homem simples ´

Leave a comment