May 1, 2012

Mudar ou Morrer

A fórmula de disputa do Campeonato Paulista não agrada (quase) ninguém. Um número grande de clubes, numa primeira fase sem jogos de retorno e uma fase de mata-mata que é só mata, levaram ao descrédito do evento. Há muitos que defendem- pura e simplesmente- o fim da competição. Acho difícil. Muitos interesses seriam feridos e -no atual quadro do futebol- seria improvável.

Há muitos ( e relevantes) motivos que sustentam a manutenção dos campeonatos regionais. O mais fraco é o que se baseia na questão histórica. Campeonatos nascem e morrem. São importantes, perdem a importância e desaparecem.

Mas o Brasil é um pais de dimensões continentais e uma competição regional atende as rivalidades dos locais. Os críticos lembram que na Europa só existe campeonato nacional e não da Catalunha, do Lázio, da Toscana etc. É verdade. Mas são todos países menores que os Estados brasileiros. No campeonato italiano- apenas para citar o mais famoso- as equipes viajam de trem ou ônibus para qualquer partida. Até mesmo no dia do jogo,  uma vez que , as distâncias são pequenas. Apenas um ou outro jogo ultrapassa a quilometragem de São Paulo- Ribeirão Preto.

Mas até os que são pela extinção dos Campeonatos Estaduais defendem alguma mudança na fórmula de disputa. O melhor caminho seria fazer o que foi feito em 2002  com alguns Torneios por regiões do país. Teríamos o Rio- São Paulo e as Copas do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. Foi um sucesso a disputa naquele ano. O Timão- como já é marca do time- venceu a competição na sua primeira edição. Lamentavelmente a tv- por problemas pontuais – resolveu implodir o Rio- São Paulo. E voltamos para a velha fórmula do campeonato por Estados. Foi um lamentável retrocesso na organização do nosso futebol. Se aquele modelo tivesse sido mantido (como fez a Fifa com o Mundial de clubes que começou em 2000), hoje estaríamos numa situação muito melhor.

Um Torneio Rio- São Paulo é sempre atrativo para o público e para a tv. Mas ela não entendeu assim e voltamos para um passado com fórmula vencida. Não acho que as Federações aceitem mudar o campeonato. Isso é obra para os clubes grandes. E eles estão para lá de domados( todos) pelas cúpulas das Federações.

No fígado

A eliminação do São Paulo pelo Santos, dirigido por Muricy Ramalho, deve ter doído muito lá pelos lados do Morumbi. Como sempre leio o blog do Birner ( muito bem informado-pela mesma fonte- sobre o São Paulo e Corinthians)  recordo-me da campanha terrível que fazia um dirigente tricolor contra o técnico. O atual treinador santista sabe de tudo. Nome , posto, profissão etc. Mas esta tática de dirigente tentar derrubar técnico já é antiga por lá. Recordo-me que todas as vezes que tentei falar com Parreira sobre sua passagem pelo Morumbi ele- elegantemente- desconversava. Na época tinha sido -recentemente- campeão do mundo (94) e seu prestígio era imenso. Mas, mesmo com a recusa de Parreira, bem informados do futebol contaram-me como foi a queda do técnico no Morumbi. Os dirigentes fizeram um churrasco com os jogadores e tramaram a derrubada do técnico. E a equipe começou a jogar um futebolzinho vagabundo. Era a trama direção e jogadores. Não tinham coragem de demitir o técnico- educado, cordial e competente- geraram uma crise no futebol para desculpar-se.  Por ai dá para conhecer a conduta deste pessoal. E o técnico Muricy sabe tudo. Nos mínimos detalhes.

30 Comments

  • Vocês são engraçados. Quem não tem telhado de vidro no mundo do futebol?
    o futebol é feito de conquista de títulos. O SPFC incomodou demais quando de seus Títulos, um atrás do outro. E vocês não conseguem suportar a idéia de que o tricolor mesmo não ganhando, ainda é o melhor time do país, o mais representativo lá fora, o que tem mais títulos internacionais. Isso em vocês é praticamente inaceitável até porque nunca ganharam nada fora do país.
    Parem de ficar falando bobagens do SPFC, vocês também cometeram inúmeros erros, é um timinho caseiro, se valem de ter uma torcida grande para ficar fazendo comparações das quais sem fundamento.

    Qual time não cometeu erros das quais vieram se arrepender depois?
    A saída do Muricy Ramalho foi uma burrice tremenda do SPFC, eu concordo plenamente e depois disso o São Paulo não se encontrou mais.

    Mas vocês falam como se tivessem com seus problemas todos resolvidos ai no timinho da zona leste. Cuide dos problemas daí, que não sou poucos. Não fiquem preocupados com a arena tricolor e seu time. Acho que vocês do Curintia falam demais dos outros mas deixam a desejar quando de vocês mesmos…

    • Só falei do problema do Muricy porque a mídia não fala nada. E a saída do Parreira também. Na muda.

    • Ao que me consta, quem gosta de falar mal do Corinthians, mesmo quando os times não estão na mesma competição são vc´s… aliás, no Corinthians ninguem esconde os problemas que existem sim la na zona leste, já pelos lados do JD Leonor é tudo jogado para baixo do tapete e ficam se fazendo de organizados… sobre o time ser caseiro, isso é só pra quem é ignorante e não conhece a história do clube, que aliás, por mais que fosse caseiro mesmo, ainda assim seria mais representativo que o spfw, pois o timão é o clube do povo, clube da massa trabalhadora e mesmo com os “3 milhões de títulos intergalaticos” do seu clube, é o Timão que mobiliza e sustenta a mídia esportiva, a audiencia do futebol. É o Corinthians que possui os maiores contratos de publicidade, e tudo construido com a paixão da classe operaria… já vc´s sem o governo militar e as esmolas do timão hj nem existiriam!!!

      • Trate-os com grande tolerância. A fase deles está prá lá de ruim.

  • Acho que os clube deveriam ter um período maior de pré-temporada e, quem sabe, um período para excursões internacionais. Mesmo o Rio-SP deveria ter uma duração reduzida, de uns 2 meses.
    Quanto ao São Paulo, Leão será o próximo? O Blog do Birner é frequentado, em sua grande maioria, por internautas são-paulinos. Por que será?

    • O Glod do Birner tem boas fontes no São Paulo e no Corinthians.E são pessoas da mesma turma.

  • Não existe coisa mais chata que campeonato estadual, já foi bom, mas como vc mesmo disse, já foi o tempo… o campeonato atrapalha a pré temporada, é longo, de péssimo nivel técnico e não agrega em nada, ao menos aos grandes clubes…

    Na minha opinião, melhor seria uma Copa do Brasil começando mais no inicio do ano, e o brasileirão com 16 times apenas iniciando no segundo semestre. Teriamos jogos mais disputados, uma série B mais forte, com ao menos 2 “grandes clubes” e mais tempo para a pré temporada…. o paulista poderia ficar somente para equipes de segunda divisão e times do interior… mas infelizmente sem jogo não existe dinheiro de tv e sem dinheiro de tv os clubes não se sustentam, e sendo assim, o paulistinha terá um longa e próspera vida, para a nossa infelicidade (ou ao menos para a minha)

    • É idéia interessante. Mas o problema será a resistência das federações.

  • Sobre o Campeonato Paulista: ESTAPAFÚRDIA !!!. Tem de mudar para sobreviver. Fazer 2 chaves de 10, com um quadrangular final seria mais interessante, não acha ?
    Sobre “AS MENINAS” ou (BAMBIS) : Por fora, bela viola, por dentro pão bolorento !
    Sobre domingo passado: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Abraços

    • Esta é uma proposta que faz sobreviver o campeonato.

  • Primeiro, sobre o SPFC. Sabe o que eu acho engraçado nesse clube? É que acontece tanta sacanagem por lá (como essa história que vc contou do Parreira), e a mídia simplesmente silencia a respeito. Que mídia ignorante…

    • Tenha certeza. Nunca irão explicar como e porque o Parreira saiu de lá.

  • E sobre o fim dos estaduais, vocês que moram em capital tinham que viver aqui no interior um pouco, para descobrir com é a realidade daqui. Por exemplo, aqui em Maringá-PR, temos 2 times da 2ª divisão do estadual. Após anos de roubalheira, time quebrando, etc, a cidade está tentando novamente trazer o futebol de volta. Repito, na 2ª divisão do Parananese. Sabe o que aconteceria se não houvesse estadual? Simplesmente acabaria com qualquer chance de voltar a ter time aqui em Maringá…

    • Está ai um dos motivos porque os estaduais continuam.

  • O campeonato estadual atrapalha a vida dos times grandes, já que a pré-temporada fica reduzida, e com isso os atletas ficam sujeitos a lesões. Além disso, o estadual gera uma pressão desnecessária para os clubes que não o conquistam, podendo assim os atrapalhar em outras competições (nesse primeiro semestre) mais importantes, como a Copa do Brasil e a Libertadores.

    Mudando de assunto 1. Hoje completam-se 18 anos da morte de Ayrton Senna. Um brasileiro ( e corintiano) exemplar, que nos encheu de orgulho pelas suas conquistas e que sempre elevou ao máximo o nome do seu país. Infelizmente os domingos de manhã nunca mais foram os mesmos após sua morte.

    Mudando de assunto 2. Chegamos ao mês de Maio e até agora a diretoria atual do CORINTHIANS não anunciou o seu novo patrocinador master. O contrato com a Hiper Marcas iria até o fim de Abril, e hoje eu não vi nenhuma noticia que dava conta de um acerto do CORINTHIANS com um novo patrocinador… É ai que a coisa começa a ficar estranha, pois parte da mídia dava como certa a informação de que o clube de Parque São Jorge seria bancado por uma montadora coreana, mas agora ninguém fala mais nada! Inclusive, há a informação de que o TIMÃO jogará a partida de volta contra o Emelec sem o patrocínio master… A verdade é que alguém mentiu nessa história. Quem, só o tempo dirá.

    • O melhor é aguardar.Em silêncio.

  • é..no corinthians nao acontece nada disso né..la nunca aconteceu de treinador ser derrubado..nunca aconteceu motim de um grupo pra derrubar determinado jogador… la sim é exemplo… e é o time q mais revela craque tbm.. dentinho..lulinha.gil..todos com vasta experiencia ..o gil ainda é melhor q o kaka

    • Tem problemas, sim. Mas no nosso caso a mídia não esconde.

  • O descrédito do Campeonato Paulista decorre da falta de visão estratégica dos dirigentes.
    Penso ser perfeitamente possível realizar um campeonato competitivo, com emoção e rentável.
    Mas o modelo deve ser diferente.
    A começar pela redução do número de equipes participantes. Isso, inclusive, tem que ser tomado como ponto de partida, em qualquer modelo.
    Com 16 equipes pode ser realizado um execelente campeonato.
    Em 12 datas, apenas.
    Com 4 grupos, cada um com 4 equipes. Turno e retorno nos grupos. Com 6 partidas no total. Seria possível pensar inclusiveem sedes e sub-sedes de cada grupo, em cidades do interior. Faria muito bem ao futebol do interior. E, creio, para a TV.
    Classificados os 2 primeiros de cada grupo. Por sorteio, define-se as quartas-de-final. E assim, semifinais e, depois, finais.
    E isso não impede que se reviva os regionais.

    • Reduzir o número de equipes. Ai é que mora o problema.

      • Certamente. E O papel dos dirigentes consiste em desenvolver um modelo atrativo para as dezenas de equipes que pretendem disputar o campeonato paulista. Um torneio no primeiro semestre, bem organizado, que classifique, por exemplo 4 equipes, para o paulista do ano seguinte parece perfeitamente viável. Se a premiação for bem interessante, fica ainda mais viável.

        • É uma proposta .Mas não sei,não.

          • Matar ou morrer.
            Eis uma proposta, para não morrer.

  • hahahah la no SCCP teve ate bandidão iraniano mandando..o SPFC nao..la é tudo às claras..la é exemplo.lá todo mundo se destaca.tem estrutura..o CT Laudo natel é de outro mundo..ganha ate do barça e do real

    • Calma! Muita calma.

    • Se você já visitou Barcelona, só pode estar delirando…caso contrário, a gente perdoa.

  • Que o Paulistão deve mudar, não há dúvida. Mas eu entendo que entre o Paulista e o Rio-SP, eu prefiro o Paulista. É um torneio centenário, diferentemente do Rio-SP que já veio e foi embora várias vezes. Os cariocas podemos enfrentar no brasileiro. O Paulista só tem algum charme pela rivalidade. E rivalidade mesmo é regional.

    A questão é que a fórmula deveria ser alterada e o número de times diminuído para pelo menos 16. Os 4 grandes poderiam entrar em uma fase posterior, por exemplo. Mas, se os times do interior estivessem pelo menos um pouco mais fortes, poderíamos ter um bom campeonato, com pelo menos uns 10 fortes times (4 de sp, 2 de campinas, 1 de santos, 1 de ribeirão e mais um ou outro ocasional, como Bragantino, mogi, Ituano etc)

    • Diminuir o número de clubes é que é o problema.

  • A melhor definição do SPFW foi dada por você mesmo…
    Um Banco Central Boliviano com complexo de Federal Reserve…rsrsrs

    • Nem lembrava. Mais está certa.

Leave a comment