Jul 9, 2013

A Copa que começou com vaia e terminou com aplausos.

Com o fim da Copa das Confederações todo mundo anda fazendo um balaço do evento. A Fifa diz que foi bom e ficou satisfeita com o que viu. O Ministério dos Esportes diz que a disputa foi “quase perfeita”. A imprensa disse tudo: foi ótima, foi ruim etc.

Independente dos balanços já feitos, o certo é que tivemos coisas boas e ruins. Boa para o futebol brasileiro foi a vitória ( especialmente na partida final contra a Espanha) que relança o futebol verde-amarelo na disputa para a Copa do Mundo do próximo ano. O técnico Felipão ( com o grande Parreira ao lado) conseguiu formar uma base boa que – evoluindo como esperamos- poderá apresentar um time competitivo em 2014.

Também deve ser motivo de comemoração as novas arenas para o futebol que o país está ganhando. Com a questão dos custo à margem, podemos ver modernos estádios que – após a Copa- muito ajudarão ao futebol brasileiro. Os clubes terão o fim dos improvisados estádios atuais que já estão superados.

Importante destacar, também- que foi a abertura da Copa que abriu a fase de manifestações de descontamento no país. A vaia que foi dada no presidente da Fifa e na presidente Dilma, correu o mundo afora. Diria que – mais do que os protestos de rua- o ocorrido na abertura da Copa das Confederações foi o que desencadeou  protestos por todo lado. A própria  realização das partidas – sempre precedidas de protestos- deu a Copa ( e seus gastos) o eixo central das manifestações . Coisas da Democracia.

O Deus Internet

As manifestações ocorridas nas últimas semanas provocou grande discussão na mídia para entender o que estava ocorrendo. Os mais apressados começaram a dizer que as passeatas eram frutos da Internet e que estava sendo descoberto um instrumento nunca usado. Os movimentos seriam à margem das organizações da sociedade ( partidos, sindicatos, entidades em geral).

É claro que a Internet ajuda muito nas mobilizações mas se não tivesse ocorrido aquela vaia na abertura da Copa das Confederações, as passeatas convocadas na Internet teriam o mesmo prestígios das que ocorrem há anos.

Diariamente vejo um número enorme de convocações pela Internet. A maioria não dá em nada. É preciso que haja uma conjugação de fatores e justeza de propósitos para ser sucesso. Há pouco convocaram uma manifestação contra o estádio do Corinthians . Deu em nada. Só prejuízo pros pipoqueiros. Assim como vi uma convocação – para o Masp- de um grupo que queria a “volta dos militares”. Mesmo com grande apoio na Internet  deu em nada.

Mesmo as manifestações do Movimento Passe Livre – cujos dirigentes são todos da USP e formados em colégios privados de preço elevado ( Equipe, Santa Cruz)- estes atos deram mais sucesso na Internet do que na rua. A principal manifestação teve “confirmados presença” na Internet mais de 400 mil pessoas , segundo o sitio do MPL.  Apenas 10% abandonaram o computador e foram as ruas.

A Internet ajuda. Mas é preciso mais que isso.

Paulinho

Ontem, quando falei do jogador Paulinho, que está deixando o clube, lembrei vários volantes de grande destaque que defenderam o Corinthians (Vampeta, Rincón, Cristian, Bellangero) mais esqueci de um grande jogador que vi jogar no Timão: Dino Sani  . Fazia – na época- a dupla com Rivellino que começava a carreira. Bom fica mais do que claro que Paulinho era um bom volante e que o Corinthians sempre teve grandes jogadores nesta posição.

Júlio César

O goleiro Julio Cesar vive uma nova fase em sua carreira. Já defendeu grandes equipes teve momentos de consagração.  Com uma falha na Copa passou a ser questionado e esquecido da seleção. Com sua volta agora – e com a vitória do Brasil na Copa das Confederações- seu nome é dado como certo para o evento de 2014.

Pelo que sei está deixando o clube inglês da segunda divisão onde jogava e poderia assinar com qualquer clube neste ano. Está ai uma boa alternativa para os clubes brasileiros que andam sofrendo com seus goleiros.

2 Comments

  • Opa !

    O Corinthians vai vir jogar aqui em Maringá pela Liga Nacional. Será no próximo dia 18/07. Bom, como Maringaense e Corinthiano, só me resta aplaudir cada gol de qualquer um dos times. Estarei lá. Semana que vêm eu faço “balanço do jogo” aqui blog…rs. Abraços

    Saiu a Tabela da Segunda Fase da Liga Futsal 2013.

    O Oppnus Maringá estreia dia 18/07 contra Corinthians as 21 horas.

    1ª rodada – Maringá x Corinthians; dia 18/07 às 09 da noite
    2ª rodada – Atlântico Erechim x Maringá*
    3ª rodada – Maringá x Carlos Barbosa*
    4ª rodada – Corinthians x Maringá*
    5ª rodada – Maringá x Atlântico Erechim*
    6ª rodada – Carlos Barbosa x Maringá*
    Obs* Datas a serem definidas

  • Um oportunismo canalha nessas manifestações, as referências ao estádio do Corinthians.
    Por falar em internet, nesse veículo, todos os corinthianos já estão cientes de quais veiculos de comunicação, jornalistas, tvs, programas esportivos, comentaristas, blogueiros de portais, são inimigos (inimigos é o termo correto), do Corinthians.
    Todos os que usam o apelido criado pelos mesmos, para prejudicar economica e financeiramente o SCCP, apesar dos pedidos da direção para não fazê-lo, estão definitivamente marcados pela fiel torcida.
    E vaia, será pouco, que receberão se tiverem a cara de pau de cobrir jogos do Corinthians em seu novo estádio.

Leave a comment