Jul 10, 2013

O Timão, a mídia e a Libertadores.

Não há  dia em que, torcedor adversário do Corinthians, não reclame do “apoio” que o alvinegro teria da mídia, especialmente da TV. É uma ladainha que não termina nunca. Para os adversários  o Corinthians seria grande porque é “muito mostrado” na TV.

Nada mais equivocado. Os jornalistas e radialistas tem enorme má vontade com o Timão. Tudo é assunto para criticar o clube: é o estádio, a torcida, são os jogadores, é o técnico etc. Tudo é assunto para críticas. Lembro que vários jornalistas repetiam o tempo todo que o Corinthians “lutava há 100 anos para conquistar uma Libertadores” numa grosseira impostura. Mas esta é a regra. Contra o Timão vale tudo.

E então, como um clube tão atacado, está o tempo todo na TV, rádio, jornais e blog ? Simples. Nestas décadas toda o clube construiu uma grande ( enorme) presença na sociedade. Em todo lugar, canto, casa ou na rua você encontra corinthiano. Dizia um tio, palestrino raivoso, que era como uma praga: “pardal, guanchuma e corinthiano tem em todo lugar”. É verdade.

Mas volto a este assunto por causa da Taça Libertadores. Com o Corinthians fora da disputa ( naquele partida com árbitro mandrake ) a tal importante Taça desapareceu do noticiário. Virou assunto de canto de página. A TV Globo saiu de campo. Mas a competição não é importante? É. Mas sua importância é outra quando o Corinthians está nela. Da Libertadores a Série B tudo é diferente quando o Corinthians entra em campo.

O mercado da bola

Boa parte dos negócios de compra e venda de jogadores de futebol, na Europa,  pouco tem de racionalidade econômica. Clubes quase falidos realizam grandes investimentos  quase tudo sem nenhuma arquitetura econômica que sustente o negócio. A Europa esta caindo pelas tabelas e realizando grandes operações que assustam qualquer pessoa. Isso ainda dará problemas por lá.

 

3 Comments

  • Corinthians e Mídia? Pára. O Corinthians sempre é alvo da mídia quando se tenta levar em frente notícias negativas, conflitos políticos internos, etc. Já do lado do SPFC é o contrário. A mídia tenta esconder o que há de errado pelos lados de lá, embora ontem o Terra (por incrível que pareça) soltou uma notícia da Folha de São Paulo informando que o SPFC comprometeu quase toda granda da venda do Luca para pagar juros. Mas só o Terra também… ninguém mais repercutiu.

  • A verdade é que o TIMÃO sustenta e mantém o emprego dessa cambada de papagaios. Acompanho o Corinthians desde o final dos anos 1960 e sempre fomos os primeiros em audiência.Quando a GLOBO descobriu a “galinha dos ovos de ouro” tratou de mantê-la como estrela maior na sua grade de programação. Deduz-se então que a estória é exatamente o contrário, o Corinthians é quem alavanca o IBOPE da emissora.
    A propósito, quando vivíamos a crise da MSI, todos os dias a mídia alardeava nossa dívida de 100 milhões. Agora, as dívidas do Palmeiras (300 milhões) e do S.Paulo (que pagou só de juros ao BMG 150 milhões), parece normal e ninguém fala nada.
    Abraços

  • Citadini e amigos, já pensou o que a imprensa e os antis falariam se o Corinthians apagasse a luz do Pacaembu aos 30 min do segundo tempo para acalmar e acertar o time?? Outra coisa, a tal copa sem o Corinthians vira o que ela é mesmo: uma copa cucaracha.

Leave a comment