Jul 11, 2013

A Copa do Mundo os protestos e o goleiro adiantadinho do Atlético.

O  jornalista Juca Kfouri, em entrevista publicada em seu blog, diz de forma clara : ” Se não houver resposta, manifestações serão maiores em 2014″.

Esta certo o Juca. A Copa foi um projeto para o qual o Brasil lutou muito mas, incrivelmente, tem hoje poucos defensores.

Quando a Fifa indicou o Brasil como sede da Copa de 2014 o ex-presidente da CBF disse que ela seria um evento ,”basicamente”, privado. Repetia o que fêz Nusman quando da realização do Pan no Rio de Janeiro. Mas tanto um , como outro, não falaram a verdade.

Diziam que ao Estado caberia , apenas, as questões de mobilidade urbana. Estádios e demais despesas seriam da “iniciativa privada”.

Nada disso ocorreu. A conta caiu, quase toda, nas costa do setor público.  Isenções tributárias foram dadas a FIFA, e exigências começaram cair em cascatas. Só a obrigação de construir estádio, com enormes espaços para Vips da Fifa ( na maioria ligados a empresas patrocinadoras), jogou o preço nas nuvens. E algumas Arenas ( como Manaus) não tem qualquer justificativa razoável.

Das Arenas construidas ( ou em construção) apenas duas ficarão o ônus para setores fora do Estado.  Arena do Corinthians e do Inter. As demais é tudo dinheiro público sem qualquer retorno que os Estados e Municipios bancarão.

Quando as manifestações começaram a cobrança aos gastos da Copa apareceu na primeira linha. E , praticamente , não houve defesa dos gastos ou da importância da realização da Copa.

Os dirigentes de futebol não falam nada. Fingem que nada é com eles. O ex-presidente, que falou que o Estado nada gastaria, vive em Miami. O atual presidente da CBF está mais ocupado em desmentir declarações que fez no período militar do que defender a Copa. Mesmo no governo, exceto uma ou outra voz isolada, os dirigentes procuram fugir das vaias e arrumar um lugarzinho para assistir os jogos. Enfim, a Copa ficou sem pai e mãe.

Tem razão o Juca. Neste ritmo 2014 será pior do que foi a Copa das Confederações.

Adiantadinho 

Não tenho nada com o Atlético Mineiro e sua classificação para o final da Libertadores. Mas o que adiantou o goleiro atleticano, no último penalti, foi de lembrar um goleiro brasileiro , famoso nesta jogada e em tomar gols do Timão.

5 Comments

  • Como diria aquele nosso amigo: o Victor “Rogérioceneou”

  • Eu pensei a mesma coisa na hora, ou seja, que o Victor adiantou. Porém, ninguém ainda não dá para comparar com o goleiro que mais levou gols do Corinthians até hoje, porque aquele é mestre em adiantadas. Falando nisso, a rodada de ontem foi adiantada para eles, e ainda assim teve reclamação do goleiro…rs

  • Juca sempre foi a favor do Morumbi, mesmo sabendo, quando esse estádio era o indicado para a abertura da copa, que receberia empréstimos do BNDES, e a construtora gozaria das isenções de impostos decretada pelo Governo Federal para a copa, e, do projeto de mais de 3 bilhões para obras de mobilidade e estacionamento para viabilizar esse golpe.
    Nunca lí uma critica sequer a esses investimentos, aliás, fala-se em 28 bilhões de gastos para a copa, entre estádios e obras de infra-estrutura, e só essa obra, (que aliás nem mais servirá para a copa) representa mais de 12% de todos esses investimentos públicos.
    E, pior, ignora que os Cids na verdade são provenientes de incentivos (e não uso de recursos públicos) para investimentos em Itaquera.
    Um simples raciocínio de que, se o estádio não for construído, ou seja não ocorra investimentos, não existirão receitas do erário a serem consideradas.
    Uma pena, um jornalista de renome, tomar uma posição absolutamente injusta, contra um sonho de todo torcedor (ele é) corinthiano.

  • vergonhoso foi o tempo técnico travestido de apagão. já imaginaram se fosse no pacaembu, com mando do SCCP? manchetes durante meses!

    lembro que o mesmo ocorreu na semi-final contra os sardinhas no ano passado e o castigo veio rapidamente.

    que ocorra o mesmo com o galo. os que querem um país melhor não podem concordar com isso.

  • assisti a semi-final atlético x new old boys , e me senti enojado, quando começaram os refletores a se apagarem e o narrador da fox sports em um arroubo de brasilidade enaltecia a “ajuda divida” do kallil”. me lembrou aquela final em porto alegre corinthians x internacional , em que o jogo terminou 0x0 no primeiro tempo e os jogadores do corinthians no vestiarios encontraram forte cheiro de inseticida e todos passaram mal inclusive a comissão técnica.
    só para constar o inter ganhou o jogo de 2×0 . e o corinthians rogou uma praga que o inter não ganharia um brasileião nos próximos 100 anos. já fazem 37 anos que não ganha só faltam 63.

Leave a comment