May 3, 2012

É quarta.

Edvard Munch (1863-1944) , “O Grito” (1893) (Reprodução)

Em torneio mata-mata, empatar fora é vitória, diz nossa mídia.
Com isso, deveríamos comemorar o empate de ontem, 2/5,  do Corinthians, no Equador. Mas nosso técnico já disse que empatar fora, sem fazer gols, é ruim. Pelo sim ou pelo não, a decisão fica aberta para o próximo jogo no Pacaembu, onde o Timão tem plenas condições de vencer, e pronto.

No jogo de ontem, o ponto alto do Corinthians, foi a organização do time, especialmente da defesa.
O goleiro, que já havia atuado com precisão em jogo do Paulista no Pacaembu, saiu-se bem. E isso é bom, porque transmite tranquilidade a todo o grupo. O juiz foi caseiro, marca registrada dos torneios sul-americanos. Puxa a sardinha para a equipe da casa. Como os jogadores do Corinthians já sabem disso é de se esperar um comportamento equilibrado, mesmo quando o árbitro erra. E alguns jogadores mostraram problemas, dentre eles Emerson, Castan e Jorge Henrique. Reclamações em demasia levam a mais  exageros da arbitragem. E eles não são assim novinhos para que não saibam disso. Com calma, cabeça fria, vamos para a vitória no Pacaembu.

E os lordes, que papelão

O Blog do Birner diz hoje que o jogador Paulo Miranda “foi tirado da concentração” por ordem do Presidente do SPFC.
Viram como é bom ler o Blog do Birner! Além de atualizar-se sobre decisões judiciais, ter informações sobre o Corinthians etc,  ficamos sabendo do que ocorre no Tricolor. Ele não esclarece como o jogador foi tirado. Pelo colarinho? Pode ser. Numa viatura do Clube? Não sei.

Isso que é um Clube moderno, bem organizado. Um exemplo para a humanidade. E pelo que diz o blog , o técnico, não concordava com a Direção. Como lembra um leitor deste blog: o São Paulo é um Banco Central da Bolívia com mania de se achar ser o  Federal Reserve. Nem lembrava desta frase , dita há nos. Mas é atual.

Justa revolta

O presidente Mário Gobbi ficou uma arara com a arbitragem e com as condições do jogo de ontem no Equador.
Disse que a Libertadores é pior que a várzea. Está certo, e é daí para pior. Só não deveria ter dito “isso aqui é povico”, numa crítica aos organizadores locais. Retirada do contexto em que foi dita, pode ser vista como uma crítica  (um tanto pejorativa) ao povo de lá.

História mal contada

A mídia diz no dia de hoje que o ex-delegado Cláudio Guerra  revela  num livro que será lançado atos de barbárie dos tempos da ditadura militar (1964-85).
Diz que muitos presos políticos (dados como desaparecidos) foram assassinados e incinerados em usina de açúcar no Rio de Janeiro. Ele cita que alguns dos dirigentes do PCB (Partido Comunista Brasileiro) foram eliminados desta forma bárbara. Dentre eles cita David Capistrano (velho combatente da Guerra Civil Espanhola (1936-39)), pai do meu amigo David Capistrano, ex-prefeito de Santos, já falecido. Está mais do que na hora das Forças Armadas admitirem seus erros durante a repressão política. Como sabemos, o PCB era dissidente do regime, mas não fazia luta armada. Pelo contrário, combatia a extrema esquerda,  que tinha alguns integrantes na  luta armada. O Partidão dizia que era uma aventura irresponsável. E, o mais curioso, é ler esta notícia e lembrar que os grupos de luta armada classificavam seus adversários (como o PCB) de “traidores da classe operária e da revolução”.
E eles, que defendiam a luta pacífica para a mudança do regime, estavam sendo perseguidos e assassinados como nos revela o livro de Guerra.

34 Comments

  • É incrível. Parece até que o Corinthians perdeu ontem no Equador. A arbitragem foi ruim mesmo, mas na várzea é assim. Paciência. Lembrando que o Santos perdeu do Bolivar e o São Paulo perdeu da Ponte, mas parece que foi o Corinthians que perdeu! O Corinthians não jogou bem, mas o resultado foi bom. Agora é ter cabeça fria e ir para cima deles no Pacaembu.
    O Blog do Birner deu mais uma nota sobre o caso Oscar. Dessa vez, o sogro do ministro que deu liminar a favor do Oscar tem relação com o Internacional. Mas não entendo: agora o São Paulo tem relação direta com a CBF e ele não diz nada? E por que quando a Justiça impediu Oscar de jogar a CBF agiu rapidamente e agora está tão morosa? Nem uma linha sobre isso? Que coisa…

    • Vamos ganhar na quarta e pronto.

  • Sua mente é complicada.. é cheia de oba oba e pirotecnia… vamos lá.. o tal paulo miranda chegou esse ano jogou mto mal 90% dos jogos(juro,ele é pessimo)..do outro lado tem um treinador q pouco sabe de tática( adora dar bobinho,manda fazer pé de chinelo) insiste com o paulo miranda.é o queridinho dele..dai faz vistas grossas pros erros,finge q nao ve…coube a diretoria tomar as rédeas…ainda acho q foi pouco,,o mais ideal era mandar o leão embora..ja ta bem ultrapassado..portanto se isso ocorrresse no seu time, VC acharia correto..e se vc fosse dirigente faria o mesmo..nao vem não.. e qualquer torcedor aprovaria…
    e o julio cesar nao foi afastado tbm né??? ahh ele ta tirando férias só…sei viu..

    e doq o m gobbi reclama?? nos classicos os adversarios do sccp tem jogador expulso

    • Vc está certo. Pede para o presidente treinar o time, escalar e ficar no banco no dia do jogo. Prá que existe a comissão técnica ? Se ela não vai bem demiti. Agora, invadir concentração pra tirar jogador é coisa da várzea.

  • Citadini vou ser curto no comentário: o seu blog deve ser lido por todos os corinthianos e por aqueles amantes da verdade factual, como diz o Mino Carta.. Tenho a mesma opinião sob o blog do Sr. Birner. Que os corinthianos ajudem a divulgar o “nosso” blog. Pena que é uma postagem por dia. Compreendo! Um forte abraço. Parabéns novamente”.

  • Boa tarde Citadini. O que aconteceu no jogo entre Emelec x CORINTHIANS foi algo absurdo, lamentável, um verdadeiro “assalto a mão armada”. A arbitragem como sempre a favor do time da casa, distribuiu vários cartões amarelos aos jogadores corintianos. O presidente Mario Gobbi, o técnico Tite e os atletas têm todo o direito de reclamarem. Infelizmente, as criticas feita ao arbitro não surtirão efeito algum, já que a Commebol não dá a minima para os clubes brasileiros.

    Apesar das inúmeras falhas cometidas pelo homem do apito, alguns jogadores não deveriam ter se exaltado daquela maneira. O TIMÃO ficou com dez homens em campo, um fato que não pode se repetir, pois tal situação compromete o desempenho do time, pondo em risco a classificação para a próxima fase da competição. Na minha opinião, o CORINTHIANS deveria fornecer assistência psicológica a seus atletas.

    Em relação ao 5ão paul0, eu fico impressionado como a mídia trata a equipe do Jardim Leonor de maneira diferente dos demais. Se fosse o CORINTHIANS que tivesse perdido ontem, ou mesmo o palmeiras. A crônica esportiva já estaria anunciando uma suposta crise no Parque São Jorge, ou Antártica.

    • A mídia pega leve com o mais querido dela.

  • Citadini, vc é diretor do Corinthians ou do São Paulo? Ou ta querendo ser diretor do São Paulo, sei lá. Pq vc só fala do São Paulo? Qual o seu problema com o São Paulo? Alguem de la também lhe botou um par de chifres? Pq todo esse recalque com o São Paulo? Cuida mais dos assuntos do São paulo que do Corinthians. Ta sabendo mais do que eu ate. Vai se tratar cara, isso é paranoia ja.

    • É proibido criticar os “deuses”.

    • Que a gente saiba, todos os seus de lá, s
      ao os que ostentam chifrinhos como o personagem da Disney!
      Não queiram nos transferir anomalias. Somos gambás, não é isso que vocês dizem?

      • Tenhamos tolerância. A situação lá esta complicada.

  • Sabe o que eu acho que engraçado nessa história da Diretoria dar ordens no treinador? É que nas poucas vezes que a mídia (quando não têm outra alterantiva) critica o SPFC, vêm sempre a história: “é, o SPFC não é mais o mesmo” ou coisas do tipo. Como se nunca houvesse esse tipo de sacanagem por lá….Isso é mais comum do que se imagina naquele clube….

    • Por fora bela viola ….por dentro pão bolorento.

  • O fim da picada são os nossos atletas e comissão técnica entrarem na onda do juiz… esse tipo de irresponsabilidade deveria ser punida pela diretoria. Jogador tem que jogar bola e se controlar, isso é obrigação e eles são bem pagos para isso. Ou não sabem como funciona esse tipo de torneio com equipes sulamericanos…

    Sobre o spfw, só as alices torcedoras do time do jd leonor para acreditarem que o clube vive no país das maravilhas… ao menos o J.C. foi afastado pelo tite e não pela diretoria, isso é que é clube organizado, o resto é balela!

    • É preciso ter calma. E não entrar nas provocações. Nem reclamar tanto do juiz.

  • Um escândalo.

    Não há registro, em tempos recentes, de um árbitro com tamanho despudor no sentido de prejudicar uma equipe e de fabricar um resultado.

    O Corinthians continua como única equipe invicta da Libertadores porque tem um dos melhores sistemas defensivos do mundo.

    A equipe dirigida pelo técnico Tite foi brilhante, ao não dar oportunidade de um árbitro tão descaradamente tendencioso decretar a vitória do Emelec (inventando um pênalti, por exemplo). Depois da expulsão de Jorge Henrique, o Corinthians passou a jogar e a se defender “com a ponta dos dedos”, enquanto que o time equatoriano, desde o início da partida, impunemente, “rasgava” todas as jogadas.

    O Corinthians não perdeu, também, porque encontrou um grande (em todos os sentidos) goleiro: Cássio – esse é o nome para, inclusive, defender a meta brasileira na Copa do Mundo de 2014.

    O Corinthians está de parabéns.

    Mas o corinthiano não deve se iludir: é quase impossível o seu time se sagrar campeão dessa Libertadores. Nicolás Leoz não quer. E o sinistro dirigente paraguaio (que ostenta “grande amizade” com o SPFC e laços familiares com o seu ex-presidente Eduardo Mesquita Pimenta – bicampeão da Libertadores) determina tudo o que pode e o que não pode acontecer em sua desacreditada Conmebol.

    • É preciso vencer no campo. E pronto.

  • Eu não entendo essa história de que 0x0 lá no Equador é mau resultado. Não entendo pq o Tite fala isso, nem pq a imprensa fala isso. O Corinthians foi lá no campo deles, ficou com um a menos o segundo tempo inteiro, empatou! Isso é um baita resultado. Vamos meter 3 nos caras aqui para eles saírem com o rabinho entre as pernas.. inclusive a imprensa sãopaulina… Agora, assim como outros disseram aqui, é uma baita burrice ficar reclamando da arbitragem dentro do campo. Dentro do campo tem que jogar bola e pronto, é assim que se ganha um campeonato. Deixa o presidente e o técnico reclamar da arbitragem.

    • É isso. Vamos jogar bola. E o resultado virá.

  • e o julio cesar? nao foi afastado?????ahhh ele pediu pra antecipar féria né..
    podem ate dizer q o tite q tirou.tudo bem..mas a diretoria(ou parte dela) pressionou para isso..se o tite nao tivesse sacado o presidente ia la e tirava.. futebol é assim..qm paga o salario é o presidente..qm manda é o presidente..

    qto ao tal fernando, ele bebeu todas ao dizer q a midia é sao paulina…e cheirou meia… 80% da midia é gambá declarada

    • Vamos entender. É um ato sem defesa.

  • Voce precisa voltar à linha de frente do futebol, faz muita falta.
    Sobre o jogo, oTimão foi bem sem a bola, com ela, achei afoito demais,
    falta um pensador.

    • É preciso calma.

  • Bão, bão… O que me irrita mais nesta história do resultado ter sido ruim hoje é ler comentários em blogs de corintianos dando corda pra tamanha bobagem. Como se o resultado de derrota com gols marcados fosse melhor! Se o Timão tivesse perdido de 2×1 teria que ganhar o jogo de todo jeito! Cheguei a ler a opinião de uma corintiana desconsolada que tudo estava perdido, pois de 4 resultados possíveis 3 nos seriam desfavoráveis!? Não entendi nada! Enfim, uma derrota, um empate sem gols, um empate com gols ou uma vitória! Bom, se não pudermos ganhar do Emelec em São Paulo realmente deveríamos fechar nossas portas! Não que uma derrota não seja possível! É claro que não! Mas a probabilidade, convenhamos, não é nada alta!

    • Estou contigo.

  • Tem que joga bola e ultrapassar os obstáculos !

  • Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…

    O Corinthians acabou se enervando com a catimba pré-jogo e, principalmente, com a atuação delinquente do árbitro.

    Mas, com excessão do Jorge Henrique, os jogadores lidaram muito bem com o comportamento absurdo do árbitro, tanto é assim que nenhum mais foi expulso e nnão deram nenhuma chance de se inventar um pênalti ou se arranjar um gol para o time equatoriano.

    E o Gobbi e o Tite fizeram muito bem de gritar bem alto.

    Se alguém está te batendo a carteira, você tem que gritar, e não ficar quietinho.

    Ademais, a hora de reclamar é agora, com o time ainda invicto e não eliminado.

    Porque, se consumada a eliminação, mesmo que devida a uma arbitragem tão criminosa como a de ontem, o discurso anticorinthiana será o de que o Corinthians está com o chororô típico dos maus perdedores…

    • Acho que também o Emerson e Castan estava muito nervosos. E isso irrita um juiz caseiro como aquele.

  • Gosto do Birner. Ele é um jornalista sério e não-demagogo (como o Juca Kfouri).
    Sobre a “celeuma” lá no SPFW, eu sei perfeitamente o que aconteceu. O Juju “Cachaça”
    deve ter tomado uma garrafa de “scotch” e ficado “loooooooouca”; ui
    Abraços

    • Calma. Sua comparação é equivocada.

  • O Casagrande torce para o SPFC ?! Caraca, ee já desfilou até na Gaviões ?! Confira o time de cada jornalista

    http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2012/05/04/revista-vip-entrega-times-do-coracao-de-narradores-reporteres-e-comentaristas-de-futebol/

  • Sobre Emelec 0 x 0 Corinthians:

    1) No primeiro tempo não jogamos mal, tivemos a iniciativa da partida… apesar de mais um erro de escalação do Tite (JH-Wiliam-Emerson);

    2) Sim, o juizão foi mais que caseiro! Essa de amarelar todos do time e inverter falta é a mais velha das estratégias dos ratos do apito…

    3) JH já sabia disso desde o início e ainda deu o que ele queria… a expulsão! A partir daí paramos de jogar… e ficamos apenas apreciando nossa capacidade de se defender.

    4) Não sou daqueles que acham uma vergonha se defender, acho que faz parte do futebol e sendo bem feito é bonito de se ver. Ontem a dupla de zaga foi muito bem, Chicão em especial! Mas apenas um chute a gol foi muito pouco, mesmo com a lambança do JH.

    5) E Cássio foi a boa notícia do dia! Tomara que do ano! Garantiu nosso empate, não deu a mínima para a fogueira que entrou e nos matou a saudade de ver um goleiro corinthiano saindo do gol com segurança, com boa reposição de bola… enfim, que impõe respeito!
    Falar nisso, já vi sem noção na TV criticando o cara pela bola na trave na falta, não precisava estar no Equador para ver o quanto Cássio esgoelava pedindo 3 na barreira e os jogadores de linha fingiram que não ouviram, engraçado que se sai o gol vão culpar o goleiro… é brincadeira!!!

    Mais sobre Cássio e goleiros da Liberta: http://espalma.wordpress.com/2012/05/03/cassio-garante-empate-corinthiano-na-libertadores/

    Abs!

Leave a comment