Um salto no futebol
Arena nova tem média europeia de público
FUTEBOL
Estádios recém-inaugurados atraem 27,7 mil por jogo, número inferior só aos da Alemanha, Inglaterra e Espanha
DE SÃO PAULOOs estádios inaugurados recentemente no Brasil, a maioria para a Copa-2014, estão recebendo público que se compara aos principais torneios de futebol da Europa.
Seis deles estão sendo utilizados na Série A do Brasileiro –juntos, têm até a 11ª rodada da competição uma média de 27,7 mil pagantes, segundo levantamento feito pela consultoria BDO Brazil.
Esse número é menor apenas do que os registrados na Bundesliga, na Alemanha (42 mil), na Premier League, na Inglaterra (35 mil), e no Campeonato Espanhol, com 28 mil –dados da temporada 2012/2013, de acordo com dados dos sites dessas ligas.
Os torcedores que têm pago para ver jogos nas novas arenas é bem superior ao público que tem ido às partidas em campos que já eram utilizados em anos anteriores, como Pacaembu, Morumbi e Serra Dourada, para citar os três maiores velhos estádios.
Esses locais têm média de pouco menos de 10 mil pessoas por partida no Nacional.
Comparando com outras edições do Brasileiro, o número de 27,7 mil pessoas por jogo nas novas arenas seria o maior da história do torneio, que, em seu melhor ano, 1983, atraiu quase 23 mil torcedores por partida.
A média geral de público deste ano, contando velhos e novos estádios, é de 14 mil por jogo, pouco maior que a do ano passado (13 mil). Desde 1987, ela não atinge 20 mil.
ESTRATÉGIA
Os quatro maiores públicos do Brasileiro até agora tiveram o Flamengo em ação — e todos em estádios novos.
O Mané Garrincha, em Brasília, teve mais de 63 mil pessoas no jogo entre o time do Rio e o Santos, ainda com Neymar –o confronto, em maio, acabou sem gol e marcou a despedida do jogador.
Reconstruído para a Copa das Confederações e para a Copa-2014, o Mané Garrincha também tem o segundo (Vasco 0 x 1 Flamengo, mais de 61 mil) e terceiro (Flamengo 2 x 2 Coritiba, mais de 52 mil) maiores públicos do torneio.
O time carioca mandar jogos em Brasília, onde tem grande torcida, faz parte do plano da CBF para tentar evitar que estádios de centros onde não há times com muita torcida fiquem às moscas.
A casa do Flamengo, porém, será o reformado Maracanã, que viu o quarto jogo com mais torcedores, o clássico do time contra o Botafogo, com quase 39 mil pessoas.
O quinto maior público foi registrado no final de semana passado no primeiro Gre-Nal da Arena Grêmio.
Único dos seis novos estádios que não terá jogos da Copa, a arena, que recebeu mais de 37 mil pessoas no domingo, tem atraído mais de 22 mil pagantes por jogo, a melhor média gremista desde 2008, quando mais de 31 mil por partida foram ao Olímpico, antigo estádio do clube.
A Arena Pernambuco, no Recife, que tem jogos do Náutico e recebeu o clássico Botafogo x Fluminense, o Mineirão, que tem o Cruzeiro mandando jogos, e a Fonte Nova, são as outras novas arenas.
www.uol.com.br
Blog do Citadini: Todos os paises que realização grandes eventos esportivos – como a Copa do Mundo de futebol- tem uma vantagem pouco divulgada: o aumento do público daqueles eventos. A Copa da Europa em Portugal mostrou um grande salto na presença de público nos estádios após o evento. Melhores estádio, com estacionamento, lugar marcado, serviços etc convidam os torcedores à comparecerem para assitirem o futebol in loco. É o que ocorrerá no Brasil. Melhores estádios, maiores público e maior arrecadação dos clube. É isso que esperamos.
4 Comments
Leave a comment
Postagens Recentes
Arquivo
- September 2023
- January 2023
- September 2022
- August 2022
- January 2022
- November 2021
- April 2020
- December 2019
- November 2019
- January 2019
- February 2018
- January 2018
- December 2017
- November 2017
- October 2017
- September 2017
- August 2017
- July 2017
- June 2017
- May 2017
- April 2017
- March 2017
- February 2017
- January 2017
- December 2016
- November 2016
- October 2016
- September 2016
- August 2016
- July 2016
- June 2016
- May 2016
- April 2016
- March 2016
- February 2016
- January 2016
- December 2015
- November 2015
- October 2015
- September 2015
- August 2015
- July 2015
- June 2015
- May 2015
- April 2015
- March 2015
- February 2015
- January 2015
- December 2014
- November 2014
- October 2014
- September 2014
- August 2014
- July 2014
- June 2014
- May 2014
- April 2014
- March 2014
- February 2014
- January 2014
- December 2013
- November 2013
- October 2013
- September 2013
- August 2013
- July 2013
- June 2013
- May 2013
- April 2013
- March 2013
- February 2013
- January 2013
- December 2012
- November 2012
- October 2012
- September 2012
- August 2012
- July 2012
- June 2012
- May 2012
- April 2012
- March 2012
- 0
Categorias
- 2000
- 2012
- 2013
- 2014
- 2016
- Audiência
- Campeonato Brasileiro
- Campeonato Paulista
- CBF
- COB
- Confrontos Históricos
- Copa
- Copa do Brasil
- Copinha
- Corinthians
- Cultura
- Discursos na história
- Educação
- Esportes Olímpicos
- FIFA
- Futebol
- Gestão pública
- Legislação do Esporte
- Libertadores
- Marketing
- Mercado da Bola
- Mídia
- Música
- Opera
- Pesquisas
- Seleção Brasileira
- Torcidas Organizadas
- TV
- Uncategorized
- Violência
Vou fazer uma previsão (pessimista) sobre nossa ARENA: Estará completamente lotada em 90% dos jogos e teremos muitas dificuldades em adquirir ingressos. O Corinthians é “MUNDIAL”, mas é na zona leste de S.P. que se concentra a maior parte de nossos torcedores.
Por isso acho que 48.000 assentos é pouco para nossa demanda. O certo seria manter os 20.000 (provisórios) a um preço mais acessível. Afinal, o CORINTHIANS nasceu do amor do povo por ele, como já foi narrado neste blog diversas vezes e não é justo deixar os mais humildes (POVÃO) sem possibilidade de ver os jogos.
Abraços
Ainda assim, a média de público desses times é inferior a 30 mil lugares. Não acho que compensa ter estádios com capacidade superior a 50 mil, pode trazer prejuízo.
Boa ou mal a profissionalização do futebol parece avançar cada vez mais. Fiquei até surpreso com essa notícia: o Timão pode estar preparando a cobrança das transmissões de seus jogos por rádio!
http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/2013/08/05/apos-cronistas-corinthians-quer-fechar-cerco-a-radios/
Parecia tão natural e de interesse dos clubes que fosse assim, transmissão aberta a todos! Mas a verdade é que não é. Mas outro aspecto desagradável dela (profissionalização) é o apontado pelo Luiz A Amaro: essa possível mudança do perfil do público! É claro que queremos a melhoria de tudo no país, o que inclui o perfil do torcedor de futebol presente nos estádios! Mas que isso se desse pela melhoria do perfil da população em geral, em matéria de educação, (capacidade de consumo também, por que não?), ou até cuidados estéticos com a aparência!!! Se for esse o fator responsável por essa aparente mudança, ótimo! Triste se descobrirmos que o futebol virou mesmo um esporte para a elite!
Alguns pitacos sobre isso;
– acredito que esse salto de público é provisório, apenas enquanto existe o oba,oba de ver jogos em estádios de padrão “primeiro mundo”… deve durar mais um ou 2 anos após a copa e zéfini… vorta tudo ao normal, ou ainda piora, pois os valores dos ingressos serão mais caros que os atuais!!!
– se a média é de 27 mil em estádios novos, estamos como sempre, MUITO bem na”fita”… não sei bem a nossa média no velho Paca, mas deve girar próximo a isso!!! Imaginem com a Arena Corinthians inaugurada!!!
– o Luiz Antônio levantou uma bela bola… apenas a população da ZL será o suficiente para lotar o nosso estádio durante uns 3 anos… O apelo que a mídia criou encima do fato do Corinthians não ter estádio foi sempre muito forte, então me parece que agora iremos colher os frutos que a podre mídia sãopaulina plantou, porem com o efeito contrário… Creio que devido a estes fatores, teremos casa lotada em todos os jogos por ao menos uns 7 ou 8 anos seguidos… isso se a diretoria não pisar na bola…