Aug 28, 2013

O Ministério Público erra. Mais uma vez

A briga entre vascainos e corinthianos, no último domingo em Brasilia, esta produzindo péssimo resultado.

Como qualquer criança sabe, as torcidas organizadas não querem o fim dos espaços reservados para elas nos estádios brasileiros. Com a chegada da Copa do Mundo e as novas arenas a Fifa ordenou a adoção de medidas consagradas na Europa toda.

Duas são as medidas importantes da Fifa: venda de ingresso pela internet com torcedor identificado e lugar marcado para cada torcedor .

Com isso chega ao fim a “reserva de lugar” que as torcidas organizadas conquistaram com apoio da policia e das autoridades do Estado.

Esta é a luta ( e briga) das torcidas para não aplicaram as norma da Fifa. Querem continuar com “região dominada” no estádio.

E as organizadas tem grandes aliados na administração civil, militar e na direção dos clubes.

O Ministério Público de São Paulo anunciou, no dia de ontem, com grande barulho mais uma medida inútil : vai pedir o “fechamento” da torcida Gaviões da Fiel  pois os briguentos são desta torcida.

O que é isso ?

Nada. Rigorosamente nada. O Ministério Público já fez isso várias vezes e ele sabe que a Justiça julgará contra. O promotor Roberto Senise Lisboa, que dirige as investigações do Ministério Público, anunciou severas medidas contra as organizadas que provocam brigas.

Sobre a questão da “reserva de espaço para as organizadas” não falou nada.

Mas outro membro do Ministério Público, Thales de Oliveira, foi mais corajoso e defendeu – abertamente- a garantia de espaço próprio para as organizadas.

” Eu não levo o meu filho de 6 anos ao estádio que não tem divisão de torcidas ” disse o promotor.

Defesa mais aberta das organizadas  e seus espaço nos estádio não é possível.

O Ministério Público está errado. Muito errado.

Deveria defender as regras da Fifa que hoje são consagradas no mundo civilizado todo: ingresso vendido pela Internet ( com identificação do comprador) e lugar marcado no estádio.

Isso quer a Fifa, na Copa,  e seria uma revolução no Brasil.

Mas para isso o Ministério Público, a Policia e a mídia precisam ter coragem de duas coisas: desagradar os dirigentes dos clubes ( venda pela Internet) e lugar marcado e numerado (sem reserva de espaço para grupos privilegiados).

É Bolívia ou Europa.

Até agora o Ministério Público esta com a Bolívia.

1 Comment

  • Ministério Público gosta mais de aparecer na mídia do que qualquer outra coisa. Ajuíza Ações que sabe qual é o precedente, mas ainda assim o faz. Poderia economizar energia, tempo e dinheiro com demandas que valessem a pena.

Leave a comment