May 7, 2012

Dinheiro, futebol e crise

 

(Cícero Dias, “Sonhos” ) (Reprodução)

A enorme crise econômica que atinge a Europa e os Estados Unidos está batendo em cheio no mundo dos esportes.
Com o encerramento da temporada de futebol na  Europa, os Clubes começam a mostrar o  tamanho de seus  déficit. Praticamente todas as equipes estão no vermelho, e  seus acionistas, proprietários etc, terão que tirar dinheiro do bolso para tapar o buraco nas finanças. Mas, tudo fica pior quando olhamos a preparação para a próxima temporada. Muitas empresas estão puxando o freio nos investimentos em futebol. Itália, Espanha, França, Portugal e outros tantos já estão vivendo os perigos de uma nova temporada, com muito menos dinheiro. E os jogadores sabem disso. Ontem, 6/5, na RAI, pela manhã, na transmissão do campeonato, o que mais falavam é… tal jogador vai para o Quatar; outro, para a China… ou outro ainda, para um país árabe.
É o fim de contratos que os Clubes (e os jogadores também) sabem que não serão renovados.

Aqui, pelo Brasil, a mídia (desconectada do mundo) vive publicando balanços dos últimos anos, onde aparecem todos os Clubes com aumento de receitas.
Isto é passado. O mar em que estamos entrando é outro. Veja-se que um grande número de equipes está sem patrocínios em suas camisas. Até nosso Corinthians. E muitos arrumam anúncios apenas por um ou dois jogos. Há uma evidente mudança no mercado, indicando contratos menores com as principais empresas que investem no futebol. E não nos esqueçamos da grande contribuição que deu (nos anos passados) o ex-Presidente Lula, incentivando empresas e mais empresas a anunciarem no futebol. Quase todos os Clubes receberam um empurrão do ex-Presidente para conseguirem melhores patrocínios. Sem Lula na Presidência e com uma crise econômica, o trabalho de conseguir grandes contratos de publicidade ficou mais complicado.

Além de redução em valores dos contratos de publicidade, os Clubes terão de administrar a enxurrada de jogadores brasileiros que estão voltando da Europa.
As declarações de amor à camisa (de qualquer Clube), os discursos do desejo de viver na Pátria etc serão normais nas próximas semanas. E todos aceitarão ganhar um pouco menos. O que não quer dizer muita coisa, pois ganhavam muito nos Clubes europeus em que atuavam.

Estádio

Dirigentes do Corinthians (não sei porque a Folha não publicou seus nomes) desmentiram hoje, na coluna do Painel FC, os valores que a Veja diz serem do contrato de nome do novo estádio.
O Clube, segundo o  jornal, quer um valor equivalente ao contrato com o BNDES (400 milhões). Mas confirmam que as conversas com a cervejeira estão ocorrendo. Esta é uma informação que poderia trazer o nome de quem a deu. Afinal, nada há na matéria que indique necessidade de proteção à fonte.
Só se nada for verdadeiro.

O caso Oscar

O caso do jogador Oscar, com o São Paulo FC, o Inter e o empresário Giuliano Bertolucci (que quase não aparece na mídia) está a cada dia mais interessante.
Tenho acompanhado pelo Blog do Birner as excelente matérias sobre o desenrolar da lide. Recomendo-o, inclusive, aos estudantes de Direito, pois lá temos os detalhes de todo o caso. Agora, vejo que – segundo o blog –  foi um parente do Ministro quem deu a liminar última para Oscar, contra os interesses do Tricolor. Ou melhor, um advogado que trabalha no Escritório de Advocacia que defende o Inter é sogro do Ministro. É um caso complicado. Por todo o lado. Mas será interessante vermos como terminará. Uma coisa o SPFC já ganhou. Pela primeira vez um jogador, que rompe o contrato, não é tratado como um coitadinho, iludido por um Clube. Neste caso, onde está o SPFC, é – para parte da mídia – um ingrato, esperto e coisa e tal.

44 Comments

  • Citadini, dei uma olhada na coluna on-line do Lauro Jardim e ele já corrigiu a informação. O correto era R$400 milhões, mesmo. Tanto na revista quanto na internet tinham colocado um zero a menos. Para falar a verdade, nem fiquei preocupado quando li o valor de R$40 milhões, pois para mim ficou claro que se tratava de erro crasso e que a correção viria.

    • Agora é preciso corrigir na próxima edição da revista.

  • parem de atrapalhar o Corinthians!!!

    • Vc está certo. Muita gente atrapalha.

      • essas notas que a oposição estão soltando na imprensa só atrapalham.

        • Qual nota? Não vi nenhuma.

          • Conheço gente da situação que está falando isso. Não da oposição.

          • E o bobinho do Gobi não sabia da falta de caixa quando resolveu se candidatar né… rs cada uma, o fulano antes das eleições falava amem pra tudo dentro do clube, dai quando assume começam as desculpas e a empurrar a responsa pros outros… andres e gobi são farinha do mesmo saco!

          • Essa discussão está no campo da situação.

  • Citadini, não entendi sua insistência na necessidade de ser citada a fonte sobre o valor que o Timão pleiteia para o naming rights de nosso estádio, na coluna Painel. Esta história de fonte anônimas realmente deveriam ser discutido pela imprensa, em um momento em que vem a tona que a fonte da Veja em tantas matérias era o Cachoeira! Mas afinal não sabemos também qual a fonte sobre o suposto contrato veiculado pela Veja (terá sido o Cachoeira?). E cá entre nós, há muito tempo que esta revista não é mais confiável! Então entre a Veja e a FSP eu, como mero torcedor do Timão que não participa do clube, prefiro escolher a que ainda mantém, a meu ver, um mínimo de credibilidade… Mínimo mesmo!

    • No caso presente o dirigente que desmentiu -e fez bem- deveria ter dito o nome. Por que,não?

  • Pode estar havendo um equívoco quanto aos clubes brasileiros. Muitos deles esperam arrecadar muito mais do que as empresas podem ou querem pagar para tornarem-se patrocinadores masters das camisas. Veja o exemplo do Flamengo, que esperava obter esse tal de patrocinador ao trazer o Ronaldinho para o clube e deu no que deu. Ninguém se habilitou sequer a oferecer perto do valor pretendido pelo rubro negro. Outro que fez bobagem foi o SPFC ao dispensar a LG, patrocinador de longa data, na expectativa de obter um contrato melhor, mas desde aquela data até o presente momento, nenhuma empresa quis assumir um contrato duradouro com o clube. As grandes empresas acostumadas a investir valores altos em camisas de clubes do mundo (LG, Samsung, Pepsi, Motorola, Sony e por aí vai) estão com seus faturamentos cada vez menores em virtude das crises econômicas que assolam a Europa e Ásia. Portanto, imaginar que grandes contratos virão a curto prazo é um risco alto. Convém assinar um contrato menor (algo de 25 ou 30 milhões por ano já está bom para um clube grande) e esperar com paciência esse momento de turbulência passar para então tentar algo mais vantajoso. Melhor isso do que ficar com a camisa em branco sem receber nada.

    • O pessoal do futebol não acredita em nenhuma crise. Até a hora que falta dinheiro.

  • Vamos torcer para que o CORINTHIANS contrate um bom atacante nessa abertura de janela. Como o continente europeu está vivenciando um momento de crise, eu acredito que a situação será favorável aos clubes brasileiros. Em especial o TIMÃO, que precisa urgentemente de um bom centro-avante.

    A informação da revista Veja sobre o contrato para o nome do estádio do TIMÃO é no mínimo esquisita. Eu não consigo acreditar que uma arena, a qual receberá o jogo de abertura da copa do mundo conseguiria um valor pequeno de patrocínio.

    Sobre o “caso Oscar”, não entendo o por quê do 5ão paul0 insistir tanto no retorno desse atleta ao Morumbi, já que jogador não quer atuar no tricolor. Na minha opinião, os dirigentes do Jardim Leonor deveriam vender o atleta ao Internacional. Dessa forma, o 5ão paul0 ganharia uma boa quantia em dinheiro pela venda, o empresário e o jogador ficariam com uma porcentagem da negociação, e o clube gaúcho ficaria em definitivo com o jogador.

    • A nota sobre o estádio foi desmentida, conforme esta no Painel FC.

  • Sobre o caso Oscar. Lembra que eu escrevi outro dia que seria difícil o jogador ganhar do SPFC, mas gostaria de ver a cara do Juvenal Juvêncio em caso de invertida, por causa da soberba dele? Pois é, continuo achando que o SPFC ganha, porém, após o habeas corpus (que entendo correto diante da circunstância), e lendo o blog do juca, que pelo jeito andou se informando com especialistas, não duvido nada que o TST entenda que o valor da multa contratual é abusiva. Sim!, Afinal, como pode um jogador pagar cerca de 17 milhões, com salário muito inferior ?! Aguardem…

    • Podem perder o jogador e dinheiro.

  • O pior é que os caras (que não estão fazendo nenhum sucesso no exterior) vão voltar e a mídia vai encher a bola deles.. A maioria vai estar fora de forma, destes a metade vai vir quebrado. Tomara que desta vez não venha nenhum pro Corinthians, estou cansado de gordos quebrados aqui, tá na hora de contratarmos um jogador de verdade.

    • Este sempre é um perigo. Nenhum brasileiro está brilhando por lá.

      • Pois é. Ontem, a TV no permitiu essas constatação. No Campeonato inglês, City e NCastle faziam o jogo mais importante da rodada (valendo primeiro e terceiro lugares). Nenhum brasileiro em campo (embora existissem 5 argentinos). Depois, no jogo do United, nenhum brasileiro de destaque em campo. Ai, vamos para o Italiano. Jogo do Milan e… nenhum brasileiro sendo o jogar decisivo do time. Na Juve, campeã, idem. Ah, tem o Campeonato espanhol, onde os brasileiros “jogam mais fácil”. Pois não é que no Real o destaque brasileiro é um lateral esquerdo (que não é exatamente “indiscutível”) e Kaka é um simples terceiro reserva. O Barça, do futebol-arte atual, tem… dois laterais brasileiros, sendo um deles reserva. Bem, então passemos ao Campeonato alemão. O grande campeão, aquele time que tem até amarelo na camisa… nenhum brasileiro como destaque (embora um japonês seja uma das “estrelas” do time). E tem o Bayern, finalista da Champions, certo? Certo, joga um volante brasileiro que por aqui a maioria nunca ouviu falar… Enfim, a crise está fora dos gramados. E, para nós brasileiros, também dentro dele.

        • Um resumo que retrata bem a crise brasileira.

  • bom..aqui é engraçado..o citadini é corintiano mas metade das notícias aqui é sobre o sp..bom vamos lá;;
    a questão não q o oscar esta sendo tratado como vilão..e sim q ele possui contrato de trabalho com o spfc , recebeu luvas,aumento progressivo.( e teria mto mais)..dai o jogador deu um passa moleque no formador (com anuência de uma jurista incompetente).esquecendo se q tem contrato em vigor..nada mais q isso…respondendo ao joão ricardo, q é leigo no assunto e leigo no futebol,ja q nao entende nada..
    na epoca, a multa era uns 4 milhoes..mas acontece q ele foi tirado injustamente de lá..e já se passaram mais de 2 anos..e somar os juros e correções monetárias , dará cerca de 15 milhões..ate parece q o ministro vai fixar o valor baixo( menos q 8 milhões)

    • Isso já li tudo no blog do birner. Qual a novidade?

    • Essa é a tese de defesa do São Paulo.
      Que, neste momento, não está sendo suficiente para obrigar o atleta a retornar ao clube.
      Além disso, é fato que, após uma liminar de um Ministro do TST liberando o atleta para jogar pelo clube que deseja, queiram ou não os tricolores, é muito pouco provável que o jogador retorne ao São Paulo.
      Ao que tudo sugere, o contrato de trabalho será considerando encerrado, e a briga ficará concentrada – sendo iniciada na primeira instância – no valor da indenização a que o clube paulista poderá exigir.
      Não bastasse isso, considerada a proximidade dos jogos olímpicos e depois da fase final de preparação para a Copa/2012, tudo indica que a própria CBF dará sua contribuição – ainda que não oficialmente – para não ter um de seus importantes atletas fora de atividade.

      • É uma briga que não está próxima do fim.

    • Nossa, em dois anos o valor vai de 4 milhões para 15 milhões?? O que é isso? O passe do rapaz está sendo cotado na base dos juros do cartão de crédito e do cheque especial?
      Eu particularmente acho que o SPFC errou ao não aceitar a proposta do Inter de 8 milhões e mais um percentual em futura venda. Teria encerrado a briga, estaria com uma grana no bolso agora e mais uma grana futura.
      Da maneira que está correndo, vai acabar perdendo dinheiro na Justiça. Ficará sem o jogador, sem o valor oferecido agora, sem porcentagem nenhuma no futuro e mais uma derrota vexatória.

      • Vamos esperar.

  • É preocupante o Corinthians tentar vincular o valor na cessão do nome do estádio ao pagamento do financiamento do BNDES. É um risco.
    Espero que estejam bem desenvolvidos os planos “B”, “C” e “D”. Espero.

    • Vamos aguardar.

  • Segue uma breve “seleção” de atletas que em breve poderão estar batendo às portas de clubes brasileiros, após passagem pela Europa.
    Gomes
    Mariano
    Betão
    Andre Dias
    André Santos
    Cristian
    Felipe Melo
    Fabio Simplicio
    Giuliano
    Dentinho
    Robinho

    • Tenho impressão de que vc esqueceu de alguns.

      • Na verdade, fiz apenas uma seleção. Certamente, tem mais um monte. Talvez dê para montar, como em 1966, umas 3 seleções…

        • Sem muitos craques, é claro.

          • Certamente.
            A propósito, acha que Nilmar, do quase rebaixado Vilareal, volta agora ? Gostaria dele no Parque Sao Jorge ?

          • Pode voltar. Mas seria um desatino voltar ao Corinthians.

    • Destes ai Cristian e André Santos cairiam como uma luva no Timão, seriam muito bem vindos… claro, se for a valores coerentes e não for a preço de ouro…

  • Esta crise talvez permita que se retome a racionalidade no pagamento de salários de atletas e treinadores. A coisa hoje ficou fora de controle. Aqui e na Europa. Quem sabe. Na Espanha, por exemplo, imersa na crise, vamos ver ate onde o Poder Publico vai continuar bancando parte dos investimentos insanos dos seus maiores clubes.

    • Não vai dar. Não terão de onde tirar grana.

  • a maioria dos comentários aki estão relacionados com o blog do birner.. meu palpite eh q a justiça vai determinar o valor da multa e o inter será obrigado a pagar… acho q o valor chega nos 10 milhões facilmente… so o juca ” dono da verdade” kfouri acha q sera um valor irrisorio..
    a vontade dele será estabelecida,mas por um valor consideravel, q eh 10 milhoes

    • O Juca tem mantido uma posição coerente.E enfrentado a bronca dos tricolores.

  • e nao duvido nada se ,por debaixo dos panos, inter e sao paulo nao estejam negociando..o jogador quer pq quer ficar no inter..o sp sabe q essa situação cada vez mais se complica e fica longe da solução..

Leave a comment