Oct 9, 2013

Hora de reagir

Tite muda defesa do Timão e escala Cléber no lugar de Paulo André

Após estreia com gol, zagueiro contratado da Ponte Preta ganha oportunidade entre os titulares contra o Atlético-PR

Por Diego RibeiroSão Paulo

O Corinthians terá uma mudança no setor defensivo para o confronto com o Atlético-PR, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim. Após agradar ao técnico Tite na estreia, Cléber jogará no lugar de Paulo André, ao lado de Gil, recordista em partidas do Timão nesta temporada. A alteração foi definida em atividade tática feita no palco da partida, nesta terça.

Assim como já havia feito antes da vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, há uma semana, também no Romildão, Tite separou apenas o sistema defensivo para uma parte considerável do treino. O objetivo era justamente dar maior entrosamento a Cléber e Gil, que nunca atuaram juntos no Corinthians – a estreia do zagueiro ex-Ponte Preta foi ao lado de Felipe, já que a dupla titular da defesa alvinegra estava suspensa.

– O Paulo fica fora porque é mais de posicionamento, qualidade técnica, e com essa defesa ganho mais força. O gramado não ajuda muito, então preferi essa formação. No domingo ele volta – explicou Tite.

Cleber Corinthians Gil (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Cleber formará dupla com Gil na zaga do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

O primeiro jogo de Cléber com a camisa do Corinthians foi o melhor possível. Além de arrancar gritos animados da torcida por abusar dos chutões quando necessário para “limpar” contra-ataques adversários, ele marcou o segundo gol do Timão no triunfo sobre os baianos, que encerrou uma série de oito jogos sem vitória da equipe.

Tite definiu sua equipe com a seguinte escalação: Cássio; Edenílson, Cléber, Gil e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho, Douglas e Danilo; Emerson Sheik. Como não conta com Paolo Guerrero, referência dentro da área, por conta de uma fratura no pé direito, o técnico improvisará Emerson na função. O sistema tático está mantido no 4-2-3-1. Pato é desfalque por estar com a seleção brasileira para amistosos na Ásia.

O gramado não ajuda muito, então preferi essa formação. No domingo ele (Paulo André) volta”
Tite

No meio-campo, após sacar Danilo da equipe e testar Ibson em função mais avançada no empate sem gols com o Atlético-MG, no último domingo, Tite decidiu retomar o “tradicional”: utilizará o veterano ao lado de Douglas, centralizado, e com Romarinho aberto pela outra ponta.

A preocupação do técnico com as bolas paradas foi evidente no treino desta terça. A segunda metade da atividade foi dedicada justamente ao fundamento. Vale lembrar que os dois gols marcados pelo Timão na vitória em Mogi Mirim, há uma semana, saíram em cobranças de escanteio feitas por Emerson. Guerrero converteu a primeira, enquanto Cléber balançou as redes na segunda oportunidade.

Atualmente na nona colocação do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, o Corinthians enfrentará uma das “sensações” da competição nesta quarta. Terceiro colocado, o Atlético-PR é uma das equipes mais regulares, e se mantém na cola do vice-líder Grêmio: tem 44 pontos, contra 48 dos gaúchos. No primeiro turno, em Curitiba, deu empate: 1 a 1.

www.g1.com.br

Leave a comment