May 8, 2012

Gratidão

 

(Jacopo Tintoretto (1518-1594) – Il Furioso, “O festim das bodas”)

Está provocando uma bruta discussão a nova camisa do Corinthians, por conter referência ao mapa de São Paulo.
Os críticos mais ferozes são pessoas que torcem contra o Corinthians, dizendo que o Timão quer ter a maior torcida no Brasil, mas mantém um símbolo regional. Não acho nada disso.
O Corinthians é Paulista até no nome. Tem as cores da bandeira paulista  e apresenta um dado incomum no futebol: mesmo não tendo o nome de sua Cidade é a maior torcida, apesar de haver outro Clube com o nome de São Paulo. Isso não ocorre em quase parte nenhuma do mundo. Em geral, o Clube com o nome da Cidade costuma agregar a maior torcida.
Aqui, não.

Mas o que deveria mesmo a Cidade  fazer seria construir  um enorme monumento ao Corinthians, por ele tê-la salvo do que seria o maior mico de sua história.
Com a construção do seu Estádio, o Clube livrou a Cidade de um dos maiores vexames dos últimos 500 anos. Ficaria fora da Copa do Mundo em 2014, por não ter um local adequado para sediar a competição. Mesmo possuindo a cidade bons hoteis, grandes hospitais, acesso a voos internacionais etc, ficaria fora do evento por falta de estádio. Ainda que sofra todo tipo de crítica, até as mais malucas e absurdas, o Clube está livrando a Cidade do vexame. Daí decorrem expressões como “Estádio do Lula”, “dinheiro público”, “orçamento superfaturado”, “é de uma empresa, não do Corinthians” blá-blá-blá e vão por aí.
Enquanto isso, o estádio alvinegro vai sendo construído e o risco de vexame em 2014 fica cada dia mais longe.

Não devemos nos esquecer, porém, que o Corinthians está correndo todos os riscos para que a Cidade tenha um estádio digno, que faça a abertura da Copa do Mundo. Ficará com uma bruta dívida. E daí? Só um Clube grande e forte como o Corinthians poderia correr semelhante risco. Que a Cidade fica cada vez mais em débito com o Clube, não há dúvidas. E esta será uma dívida eterna.
Incalculável.

Caso Oscar

Quem está acompanhando o caso Oscar-SPFC-Inter-Giuliano Bertolucci deve ficar preparado para novos (e emocionantes lances).
Pelo que leio no Blog do Birner, vem mais briga por aí. Aliás, o Blog apresenta mais discussões jurídicas do que o sítio do Tribunais de Justiça. A Folha, pelo Painel FC, é todo apoio ao SPFC. Não sei o que dará esta briga, sem anjos, nem arcanjos.
Mas será muito interessante acompanhá-la.

33 Comments

  • Falou e disse. Aliás, o que percebo é que tem gente raivosa em relação à construção do estádio do Corinthians. Gente que espumava com a idéia de o Tmão, enfim, exercer toda a sua grandeza, com uma estrutura impecável e o estádio mais moderno do país. Mas, a bem da verdade, já devem estar conformados, ao menos eu percebo que a maioria dos cretinos que bradavam contra agora já “amansaram”, ao perceber o inevitável. Mas, Citadini, qual a relação da Folha e do UOL com o time do Jardim Leonor, hein? Eles nem se esforçam para esconder a predileção, coisa mais estranha!!! Afinal, contrariam a torcida que mais os lê e acessa (nós) a troco de quê? Os caras lá da Vila Sônia dão motivo para piada e passam ridículo frequentemente, mas o alvo das piadas infames naquela pretensa página de humor do caderno de esportes da Folha são sempre o Zizao, o Palmeiras, o Ronaldinho Gaúcho… Mas, “let it be”, certo? Eles que curtam a decadência tricolor por lá enquanto nós rumamos a uma natural hegemonia.

    • Sofrem juntos.

  • No auge da ditadura Vargas, todos os símbolos estaduais foram oficialmente extintos, em nome de um único estado brasileiro, forte e unido. Mas a “bandeira das treze listras”, da qual Guilherme de Almeida, o poeta da Revolução Constitucionalista de 1932, tanto se orgulhava, conseguiu sobreviver dentro do escudo corintiano. Na inauguração do Estádio do Pacaembu, em 28 de abril de 1940, o Corinthians também estava lá, goleando o Atlético Mineiro por 4 a 2, no jogo de fundo de uma rodada dupla que, antes, teve a vitória do Palestra Itália sobre o Coritiba por 6 a 2. Em 1954, quando São Paulo comemorou, orgulhosa, seu quarto centenário de fundação, com direito a inauguração de obras como o Parque do Ibirapuera e a Catedral da Sé, o Corinthians fechou os festejos. Em fevereiro de 1955, empatou com o Palmeiras (1 a 1) e ganhou o campeonato estadual referente ao ano anterior. Ao longo da década de 60, enquanto os últimos bondes eram retirados das ruas, um cartaz pendurado em diversas paredes de botecos anunciava: “Fiado, só quando o Corinthians for campeão”. E quando aquele dia prometido finalmente chegou, em 13 de outubro de 1977, a Fiel saiu às ruas para transformar a Avenida Paulista definitivamente no ponto de encontro das grandes comemorações paulistanas.

    • O Corinthians esta em tudo importante que ocorreu por aqui.

  • Concordo plenamente. A cidade tem uma dívida com o clube e não o contrário. Acredito ser impossível que a cidade conseguisse um vexame maior que esse. Seria de um desgaste político imenso. O principal, que ninguém diz, é que o estádio do SPFC ficou fora não por causa somente da briga que envolvia a diretoria com a CBF. Ficou de fora porque eles queriam botar a mão nos 400 milhões do BNDES fazendo apenas um puxadinho no estádio, que não oferece condições técnicas para o enquadramento às normas FIFA. Eles são os primeiros a esbravejar quando se comenta os 400 milhões EMPRESTADOS ao Corinthians quando na verdade eles mesmos estavam louquinho por este empréstimos. Basta uma pesquisa no Google para ver o quanto eles lutavam por este empréstimo.
    Outra coisa: ninguém fala, mas a estação de metrô que vai ao estádio do Morumbi só foi projetada e só está saindo do papel por causa da Copa. Ok, metrô é necessário, mas o quilômetro de linha custa quase 1 bilhão de reais. Se a prefeitura comprar 40 cavalos e 40 charretes pra levar o público ao estádio corinthiano durante a Copa, vão dizer que estamos metendo a mão nos cofres.

    • Uma divida impagavel.

  • Boa tarde Citadini. Não é apenas os que torcem contra o CORINTHIANS que criticaram essa alusão feita na nova camisa ao mapa de São Paulo. Eu sou corintiano, e penso que o SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA ( E DO BRASIL), deveria colocar o mapa nacional em seu manto.

    O TIMÃO possui torcida em todo o país, não apenas em São Paulo. Na minha opinião, limitar a FIEL TORCIDA ao território bandeirante é pensar pequeno, uma vez que, é importante para o clube aumentar o número de torcedores. Dessa forma, os vários produtos patenteados pela agremiação seriam consumidos por um público maior, gerando um aumento expressivo em suas receitas.

    A cada ano que passa a torcida corintiana vem crescendo em estados do Norte e Nordeste. Regiões do país as quais a mídia anti-corintiana e, principalmente a crônica esportiva do Rio de Janeiro, afirmam de forma tendenciosa e equivocada, que os clubes cariocas possuem certa soberania na preferencia do público. Essa situação ocorreu em um passado distante, em épocas as quais os times cariocas possuíam craques em seus elencos e conquistavam títulos importantes. Isso durou até os anos 1980. De 1990 até os dias atuais, a preferencia do publico que vive nessa região pelo futebol paulista vem crescendo, e o CORINTHIANS está inserido nesse contexto graças aos vários títulos nacionais conquistados, e ao INÉDITO MUNDIAL DE CLUBES – DA FIFA – DE 2000.

    PS: Talvez eu tenha fugido um pouco do tema o qual você apresenta no texto, mas a minha ideia é salientar a grandeza da FIEL TORCIDA. Somos mais de 30 milhões de loucos espalhados pelo Brasil, e não apenas em São Paulo. Abraços.

    • Acho que poderia fazer,igualmente, com o mapa do Brasil .

  • jkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nunca li tanto lixo num só texto. Monumento ao Corinthians? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E vcs vão fazer um monumento pro Kia no PSJ então..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkSalvaram a copa em São Paulo…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e o bolso do contribuinte, quem salva? o Corinthians..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Além de hipócrita deu pra ser comediante agora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Lamentável.

  • O caso Oscar logo será usado em um longa-metragem em Hollywood, naqueles filmes que tratam de longas e árduas causas disputadas em tribunais, tipo o filme Filadélfia.
    Quanto ao estádio, acho que poderíamos convidar Aurélio Miguel e Marco Aurélio Cunha para a inauguração. Vão ficar honrados e felizes.

  • Discordo!

    Estádio para a Copa deveria ser o Pacaembú, e não o “Itaquerão”….

    O Pacaembú sim é bem servido de rede hoteleira, de hospitais, de transporte público e com uma localização central.

    Tanto Morumbi quanto Itaquera são lugares praticamente inatingíveis, com acesso complicadíssimo e estrutura majoritariamente residencial.

    Dívida de gratidão? Desculpe-me Citadini, apesar de Corinthiano, não me sinto grato por isso…

    Abraços.

    • Acho que vc está equivocado. A cidade deve muito ao Corinthians por salva-la de um vexame sem precedente.

  • O legal é que os moralistas como o juquinha defendiam os 400 milhões nos cofres do são paulo para fazer o puxadinho no jd leonor… detalhe, o spfw não queira dar como garantia bancaria o proprio estadio. seria emprestimo a findo perdido. Agora quando o timão dá todas as garantias (inclusive o proprio bem, o estádio) e assume um risco enorme para ter sua casa e abrir a copa, ai somos os errados!!!!

    Sobre o Corinthians representar o estado, nada mais justo, já o São Paulo (o santo) deve se remoer de raiva por ter um clube tão sujo e corrupto com o seu santo nome!

    • A dívida da cidade é grande.

  • Menos, Menos, Menos!!!!! Parace que o corinthians é mais importante do que a cidade de SãoPaulo!!!!!!

  • Pois então; seria legal se a camisa do Timão apresentasse um mapa do Brasil com o estado de SP delineado dentro! Seria bem interessante. Mas é que o mapa do estado já se apresenta de um modo bem a caráter para figurar em uma camiseta quando geometricamente estilizado. Mas um bom designer resolveria facilmente isto. Como não tenho muita paciência para discussões jurídicas, embora adore uma polêmica de ideias, nesta questão do SP x Inter vou ficar esperando o filme… E torcendo para um empate no qual os dois percam pontos! Porque se de um lado torço contra os chorôlados por conta de nos terem levado o Neimar na mão grande, por outro nem preciso falar nada sobre quem nos levou Marcelinho-Lucas… Mas o melhor é que na bola os dois (chorôlado e sp) tem nos dado muitas alegrias! Mas não sei, do ponto de vista jurídica, analisar nenhum dos casos… O Birner que se divirta! Faça um curso rápido de Direito e divirta-se!!!

    • O curso vai bem.

  • Citadini, por causa do trabalho, hoje estou lendo o blog só a noite, mas quando leio as notícias que aconteceram no dia de que a CBF pôs em dúvida o registro do Oscar, sinal que vc estava certo: vêm novos lances por aí..

    • Será uma briga e tanto.

  • Achei estranha (para não dizer feia) essa nova camisa, com esse mapa do Estado de SP. Mas isso é questão de gosto.
    Quando o Corinthians tiver seu novo “patrocinador master” (êta expressaozinha da moda…), acho que vai ficar ainda mais estranho.
    Na verdade, um pequeno mapa (devidamente colorido) na manga ou no lado oposto ao símbolo já seria suficiente.
    Eu só espero que toda essa discussão não tenha sido criada para chamar mais a atenção do que outra coisa mais importante: a falta de patrocínio até o momento. Porque isso está enfeiando é o cofre do clube.
    Bem, particulamente, gostava daquela camisa “lisa” (toda branca, sem patrocinio). A última foi nos “áureos” tempos de MSI, em 2005.
    É lindo ver, por exemplo, fotos antigas do Dr. Sócrates, cabeça erguida, braço ao alto, e o Manto branco, lindo, reluzente, como que iluminando a Cidade paulistana-corinthiana!

    • Os tempos de camisa “lisa” foram de um período mais romântico.

  • Ao contrário doq mtos falam,pra mim a decisão do TST nao é tao objetiva assim..pra mim está mta vago..ele diz q o jogador tem direito de jogar onde quer,q nao é escravo..q nao sei oq..mas não explora a questão do contrato..validade..se tinha contrato com outra equipe ou não..
    portanto nao sei pq o internacional comemora…pra mim nao ta decidido nada

    • Teremos muitos “lances ” ainda.

  • Sera que essa gente nao percebe que a Nike paga uma fortuna de patrocinio e fornecimento de material, e tem que diversificar os modelos para vender camisas e ter retorno financeiro?

    • Acho que as pessoas entendem.

  • Por alguns segundos vi aquela porcaria de programa da ESPN (linha de passe) na última segunda-feira e quase vomitei. Dei o azar de ouvir o Juca Kfouri (paladino da moral, dos bons costumes), dizer aos brados “haja dinheiro público” referindo-se ao estádio do Corinthians. É nítida a intenção desse imbecil em satisfazer seu chefe (o outro idiota da mesa – Trajano – talvez para preservar o emprego) com esses comentários sem fundamento. Como pode, Citadini, você dizer que esse cara é sério ? Ele defende o “monstrengo” do Morumbi veementemente, e há muito tempo ! Na opinião de todos aqueles idiotas que compõe aquela mesa (na verdade , um circo de horrores), o Brasil não precisa de estádios. Haja demagogia !!!
    Abraços

    • Ele defende o que acredita. Não tem nenhum interesse, senão o jornalistico.

      • Neste caso em específico o que ele menos faz é jornalismo, pois jornalismo tem como função informar e não influenciar o público… alias, isso deveria ser princípio básico do jornalismo, não emitir opiniões pessoais, e sim apenas informar sobre os fatos ouvindo todas as partes!!!

        Sobre ele achar certo o Morumbi na copa, dá pra ver que tipo de referencias o juquinha possui!!!

        • Esquece isso Luis. Jornalismo nunca é imparcial.

  • Acho que deveria ser um mapa do Brasil, apesar de sermos o Corinthians Paulista, porém somos do Brasil o clube mais brasileiro…

Leave a comment