Oct 21, 2013

Culpa por ter cão, culpa por não ter cão.

Quando o Corinthians perdeu para o Tolima houve uma forte campanha para a demissão do técnico  Tite. Quase todos os grupos do Corinthians pressionaram pela saída do treinador. Na situação quase todos e na oposição os desavisados de sempre.

Mas havia um problema no caminho:o técnico não pediria demissão e caberia ao clube dispensá-lo. Havia um problema maior : a multa que o clube pagaria. Feita as contas o clube decidiu- corretamente- manter o treinador e não entrar numa onerosa multa.

A imprensa se apressou em elogiar o presidente à època Andres Sanchez pela medida, embora o proprio dirigente tenha dito, para todo mundo, que a multa impedia a demissão. Como a vontade de elogiar da mídia não tem fim começaram a desfilar aplausos: profissionalismo, maturidade etc e tal. A multa não recebeu nenhum elogio.

A medida foi acertada pois Tite é um profissional de grande valor e outro igual não é fácil encontrar por ai. Relembro que quando da contratação Tite estava no exterior e foi contratado em situação de desespero. Muitos na diretoria torceram o nariz à época.

A crise da semana passada voltou a trazer a história da demissão do técnico. Muitos jornalista- bem informados, como sempre- cravaram a demissão a partir de conversas com ex-dirigentes. Novamente, o clube decidiu, acertadamente, manter o técnico. A mídia, que havia divulgado a demissão,  passou a divulgar divergências entre os ex-presidente Andrés ( que queria a demissão) e o atual presidente Gobbi ( que defendia a permanência). Não sei se foi exatamente isso mas a mídia voltou a elogiar a continuidade do técnico.

Ficamos assim. Quando mantém(mesmo com multa) a mídia elogia. Quando defende a demissão (mesmo há poucas semanas de encerrar o contrato)  a mídia , também, elogia.

Na fase anti-Millor  vale tudo.

 

5 Comments

  • O Tite têm que ficar até o fim do ano. Mudar de técnico agora é loucura. Para o ano que vêm, vejo o seguinte. Se o Tite ficar, e acho correto, têm que reformular todo o elenco, exceção a 4 ou 5 jogadores. De resto, têm que mudar tudo, pois esse elenco, em minha em opinião, não dá mais, mesmo que seja campeão da copa do brasil.

  • Podem existir divergências entre o atual e o ex- presidente.

    Mas numa coisa tenho certeza que os dois concordam: é que no momento em que um jogador atinge o ápice técnico-financeiro deve ser vendido, pois afinal o futebol é “ciclico” (kkk kkk).

    Ou seja, reduzem o Corinthians a um time revelador de talentos para times da Europa. Mesmo que seja para times medianos/pequenos como o Totenham ou algum russo ou croata.

    Liberam Paulinho, Elias, Christian, Willian (chelsea), Marquinhos (psg) mas mantém jogadores veteranos em final de carreira. Esses sim deveriam ou trabalhar no clube em algum cargo ou serem negociados.

    O Corinthians é um gigante que não consegue manter seus jovens craques. Alguem poderia me explicar o porquê??

    Só não vale dizer as obviedades ingênuas para enganar a torcida:

    (1) que é o jogador quem quer sair para enriquecer-se da cultura européia (kkk kkk)

    e/ou

    (2) que o Corinthians não consegue cobrir o salário dos jogadores

    (isto seria uma declaração de incompetência e/ou corrupção da diretoria, visto que o Corinthians tem mais de 30 milhões de torcedores fiéis, 2/3 da população da Espanha!)

  • João Ricardo: na minha opinião, o Tite deveria ter seu contrato renovado por pelo menos mais 2 anos.

    Nunca se ouviu dizer que ele envolve em transações de jogadores. Nem que ele escala pressionado por empresarios (lembra-se porque ele foi demitido na era da MSI?).

    Abraços!

  • Na minha opinião o grande culpado pela situação do Corinthians em 2013 é o Sr. Adenor. Senão vejamos: 1) A renovação foi pequena em 2013, mas do elenco atual fez questão de utilizar poucos jogadores, utilizando basicamente os veteranos que conquistaram a Libertadores e o Mundial; 2) Ou o Igor poderá ser jogador do Corinthians ou dispensa o jovem. Na prática o que ocorreu – o Fábio Santos desgastado não produziu nada esse ano, mas o Igor teve mínimas oportunidades e quando teve foi bem. Ocorre que o Tite culpou o garoto pela derrota contra a Lusa e aí “promoveu” o Alessandro para a lateral esquerda. Outro equivoco. Esse garoto tem futuro e só dar oportunidade. 3) O caso Marquinhos, qual as oportunidades que teve com o Tite? Foi para a Europa e detonou. O que o Sr. Tite fez para segura-lo: nada. Enfim para prestigiar os veteranos não deu oportunidade para ninguém: contratados ou da base. E com isso o Sr. Adenor, o Tite fez um desserviço para a classe de treinadores no Brasil, pois tranquilamente poderia no Corinthians estabelecido um ciclo de mais de 10 anos no cargo. Aqueles que são defensores do Tite, quero lembrar do título perdido de 2010, quando jogamos por empate contra o Vitória e fomos ultrapassado pelo Fluminense campeão aquele ano nas últimas rodadas. Em 2011 fomos campeões do brasileiro depois de uma grande pressão (me incluo nela), pois depois de 10 rodadas espetaculares no segundo turno foi uma sequencia de empates, que só foi possível pelo empate do Vasco contra o Flamengo. Também não esqueço da grande vitória do Grêmio do Tite contra o Corinthians do Luxemburgo na Copa do Brasil em 2001 no Morumbi. Aquele Tite foi infelizmente para nós sensacional. Na minha modesta opinião o grande culpado do ano horroroso do time, foi primeiramente a diretoria e seu estafe e depois o Tite. Em 2014 não gostaria de ver o Mano, pois foi o primeiro técnico a jogar a toalha covardemente, mas um técnico com gana de vencer, e não ser somente retranqueiro. E compromisso de utilizar também a base, ou se não utilizar explicar para a diretoria. Nós torcida corinthiana merecemos o respeito dos nossos dirigentes e também do nosso treinador. Covardia não faz parte do nosso dicionário, Esperança sempre.

    • Olá Yglesias! Concordo em parte com as suas afirmações.

      Quando você diz:

      “… O caso Marquinhos, qual as oportunidades que teve com o Tite? Foi para a Europa…”

      gostaria de acrescentar que ouvi uma entrevista do Tite na radio Bandeirantes em que ele afirmou que

      “… Marquinhos é um jogador excepcional… Tem a visão, a técnica e colocação do Gamarra… Tudo isso com 18 anos… ”

      Não foi Tite, o responsável pela venda do Marquinhos. Tenho certeza. Assim como não foi o PC Carpegiani o responsavel pela venda do Willian.

      Qualquer um que entendesse o mínimo sabia q Marquinhos é fora-de-série. Idem para o Willian (chelsea).

      Marquinhos foi vendido a preço de banana (3 mi euros) para a roma, que 1 ano depois o revendeu por 30 mi euros para o psg. Um descalabro!!

      Por muito menos, qualquer executivo de uma empresa idônea teria que explicar muito esse “negócio” e muito provavelmente teria sido posto no olho da rua com um processo nas costas para apurar sua culpa por perdas e danos.

      Mas no Corinthians a unica explicação a respeito é que o “futebol é cíclico”.
      Mas no Corinthians, parece que há muita gente puxando dinheiro a rodo.

Leave a comment