May 9, 2012

Vai, Corinthians!

 

(Giotto, “Lamentação”)  (Reprodução)

O Corinthians enfrenta hoje o Emelec pela Libertadores.
Lembrei-me de dois gigantes que muito fizeram pelo Timão: Alexandre Magnani, segundo Presidente do Clube (na verdade o primeiro,  porque Miguel Bataglia ficara apenas 15 dias no cargo), que levou o Alvinegro da várzea até a conquista de seu primeiro título, em 1914. Magnani era motorista de tílburi (uma carroça, usada como táxi) e os adversários logo usaram isto para escolher o primeiro apelido para os corinthianos: Time de carroceiros. Magnani foi um heroi do Timão e a ele devemos a consolidação daquele Clube de operários,  que nascia e rompia com o domínio do futebol pela elite. Sempre que temos um jogo importante, lembro-me dele e vivo sua luta decisiva no Torneio, que escolheu um novo membro do Campeonato Paulista. Naquele período, o Corinthians que nascia venceu o Minas Gerais (1×0) e o São Paulo (4×0), chegando a desafio do então maior campeonato do esporte, envolvido em muita luta e dificuldades.
Outro nome de quem sempre me lembro nestes jogos decisivos é Guido Giacominelli, Presidente do Clube no tricampeonato de 1922/1923/1924.
Giacominelli era um imigrante italiano, determinado, briguento e defensor intransigente do Timão. O Clube deve muito a este, que foi o oitavo Presidente alvinegro e que tanto contribuiu para a grandeza do Corinthians. Hoje, no Pacaembu, vamos torcer para que o espírito de luta destes dois herois esteja presente. E vamos vencer.
Vai, Corinthians!

Sem rodeios

O Presidente da CBF, José Maria Marin,  trabalha sem qualquer preocupação de ser delicado.
Ao dizer que não gostou de alguns nomes nas últimas convocações do técnico Mano Menezes, praticamente “chutou o balde”. Como ao explicar que não entendia  de convocações de jogadores, que estavam em times do Leste Europeu  e dos quais “ele nunca havia visto falar”. Ao dizer, como disse, que eram convocações “estranhas”, o Presidente da CBF desqualificou o Técnico. E suas declarações não tem nada de improvisadas.

“Já vi listas que eu mesmo tinha dificuldade para saber quem era determinado jogador”, disse ao Estado, de terça. E completou “Não adianta dizer que tal ou tal jogador está estourando num campeonato totalmente desconhecido. Conheço todos os truques”. Não citou jogadores e campeonatos, mas, convenhamos, não precisava.

Isto é grave. Gravíssimo! Pois são  declarações – sem meias palavras – do Presidente da CBF. Não se trata da opinião de um jornalista, radialista ou de um blogueiro qualquer.

O pior é que  o Sr. Marin fala em todos os lugares o mesmo discurso e para qualquer jornalista. E sem nenhum compromisso de cordialidade com um subordinado. O técnico Mano Menezes, que não é nenhum principiante, já deve ter entendido os constantes recados de Marin.
E não poderá adiar por muito tempo um questionamento da mídia sobre as palavras e atos do Presidente.

28 Comments

  • Está na cara que Mano não vai durar e não entendo como ele se submete a esse tipo de crítica sem se manifestar. Incrível também como, de repente, um político jurássico ligado à ditadura militar e já pouco lembrado (a não ser pelo “embolsamento” da medalha na Taça SP de Juniores) assume o cargo mais alto do futebol brasileiro. Mesmo com a saída de Ricardo Teixeira, acho que andamos para trás.

    • Alguma coisa mudou.Prá que lado não sei.

  • o comentário hj resume-se a um “VAI CORINTHIANS!”.

  • O Mano deve ter muito interesse por trás deste cargo. Fosse eu um funcionário que tivesse um chefe que fizesse tais referências à minha conduta, eu pediria demissão no ato. E olha que eu não devo ganhar nem um décimo do que o Mano ganha. Isso é muita humilhação! Ele já tem a situação financeira definida e não precisa passar por um vexame destes.
    Sinceramente, isto me faz crer que o Mano não é honesto mesmo.

    • Quando ocorreu a saída de Ricardo Teixeira achei que deveriam sair.O Mano e o Andrés.

      • Verdade seja dita, o Mano também brinca com coisa séria. Esse meia que o São Paulo comprou e que estava no Leste Europeu (nem me recordo o nome dele) é ruim com violência! Ele não seria titular nem das divisões de base do São Paulo, mas o Mano o chamou e o colocou como titular. Isso também me faz acreditar que no SPFW há corrupção, e das brabas. Nesse ponto o Marin tem razão ao querer a lista antes (mas também não precisa expor o técnico à mídia).
        No entanto, sou obrigado a acreditar que ele, Marin, quer mesmo é se aproveitar da posição de presidente da CBF pra fazer o que o Mano e o Andres faziam. Afinal, esperar boas intenções de um sujeito que rouba medalha de moleques seria estúpido da minha parte.

        • O pior é não ter um time base.

  • Esse negocio de jogo decisivo no Corinthians se torna um furacão… hj o que mais se fala é sobre fantasma da eliminação da libertadores, a maldição das oitavas de finais, entrevistas com ex jogadores do timão falando de seus traumas e bla, bla, bla… cade ao clube, comissão técnica, elenco e torcida, a não entrar mais nesta pilha… o time tem todas as condições de passar para as quartas, mas como em qualquer campeonato, pode perder e sair da cometição… só espero que em qualquer uma das hipoteses não tomem consequencias acima das normais, pois este é só mais um campeonato, e mais nada!!!

    Sobre o Marim, ele realmente deve saber oque diz, afinal de contas ele é farinha do mesmo tipo da do mano, andres e ricardo teixeira, apenas pertence a outro saco, o do j.j. , alem do mais, sua experiencia como ladrão de medalhas não nega seu carater!

    • Hoje, o importante é vencer. E pronto.

  • hahahahaha
    O Quadro de Giotto e muito própria para o final do dia de hoje ” LAMENTAÇÃO”!!!!!!!!!!!!! rsrrsrsrsrsrsr
    Quanto a convocação de jogadores desconhecidos!!!! Isso só pode ser coisa de Empresário!!! Ta certo o Dr. Marin!!!!!
    Finalizando!!!! VIA CORINTHIA!!!! Pro inferno!!!!hehehehehe

    • Não tem jogo de seu time?

  • O Mano e o Andres deveriam sair urgente da Casa Bandida do Futebol! Quando mais não for, pelo menos para tirar o nome do Timão (mesmo o Mano é associado ao Timão quando criticado, e não ao Grêmio) da pauta da imprensa chinfrin que domina o país!

    • Isso eu ja falei no primeiro dia da gestão Marin.

  • Depois das (justíssimas) declarações do raramente lúcido presidente Gobbi, o Corinthians que tome cuidado redobrado com tudo que acontecer ou puder acontecer no jogo de hoje e nos próximos, caso passe pelos equatorianos.
    Ficou bastante clara a indignação dos veículos de comunicação detentores dos direitos de transmissão da competição, como vimos pela manifestação de seus prepostos (jornalistas), e certamente os dirigentes da Confederação, em Assunção, receberam com ainda mais contrariedade os legítimos protestos do presidente, do técnico e dos jogadores do clube.
    Fosse outra equipe brasileira e a mídia se “irmanaria” nas reclamações de roubalheira, de hostilidade, e manifestaria sua indignação contra os atos de violência à lógica praticados pelo apito, bem como pelos atos de violência física perpetrados dentro e fora de campo, lá em Guayaquil.
    Mas trata-se do SCCP, e por isso as reclamações, na visão do grosso da mídia, foram desqualificadas como mera choradeira e exagero.
    O Corinthians que se cuide.

    • É preciso jogar bem. Isso revolve.

  • Esse comportamento incivilizado só é tolerado – e mesmo fomentado – por seu forte teor anti-Corinthiano. Voltamos ao normal, o Corinthians nada tinha que se meter na CBF

    • Será? Acho que não. Quer ocupar os postos de direção.

  • Boa tarde Citadini. Enfim, chegou o dia! Este é um dos jogos mais aguardados do CORINTHIANS nessa temporada. Como bom corintiano que sou, já estou contando os segundos, minutos e horas para o início da partida. Tenho certeza que a vitória virá! O nosso time é muito bom, sem mencionar que atletas e comissão técnica possuem bastante experiência em relação a jogos decisivos. Acredito que a equipe do Emelec jogará na retranca, da mesma forma que a Ponte Preta fez naquele fatídico jogo das quartas de final do campeonato paulista. O TIMÃO terá que tomar cuidado com os contra-ataques dos equatorianos. Eu espero que os jogadores do ALVINEGRO tenham aprendido a lição de que é inútil discutir com o arbitro, e que eles não entrem na pilha do adversário.

    Como já sabemos, hoje metade do Brasil será corintiana e a outra metade Emelec. Portando, à noite vamos nos unir e torcer pelo CORINTHIANS, e pela classificação para próxima fase do torneio.

    Abraços, e Vai CORINTHIANS!!!…

    • Vamos pra frente e venceremos.

  • Puxa, quando a gente lê uma história dessas, em relação ao dois primeiros presidentes, fico imaginando como essas pessoas ficariam felizes em ver o quanto esse clube cresceu, e hoje poussui 30 milhoes de torcedores. Citadini, e os descendentes deles? Há notícias? Deveriam ser homenageados…

    • Alguns são conhecidos. Poucos, lamentavelmente.

  • VAI CORINTHIANS!!! Sobre o presidente da CBF: Pelo menos ele está mostrando um lado bom, né?? Não vai compactuar (pelo menos aparentemente) com aquele monte de jogadores desconhecidos de times desconhecidos.

    • Sera?

      • Normalmente só são desconhecidos para quem não acompanha futebol…

        • Em alguns casos precisa conhecer muito.

  • O Corinthians fez um jogo mediano, atuando de forma irregular.
    Mas o suficiente para ganhar, com folga, do fraco Emelec. Sem a altitude, esse time equatoriano esta no nível da nossa Serie C.
    Gostei de cruzar com o Vasco. Um freguês histórico.

  • Eu já penso diferente. Se o homem que assumiu a CBF, for macho, demite, e não fica mandando recadinhos pela imprensa.

    Isso é papel de pessoas covardes, que não tem coragem de tomar as atitudes que julga corretas.

    Se eu fosse Presidente da CBF, e suspeitasse que convocações fossem desonestas, minha atitude seria demitir, e explicar o motivo.

    O papel desse Marin, está mais parecendo aquilo que você contoy, Citadini, sobre os metodos do SPFC, para demitir técnicos, inclusive pediu para perguntarem ao Murici.

    Pessoas que agem dessa forma, são covardes e pior, não são homens para comandar nem prédio do condominio onde moram.

    São capazes de falar mal do zelador para seus vizinhos, mas não olham nos olhos para demitir.

    Acho que Mano, deveria ficar, e aguentar a barra. Demitir-se seria aceitar que é desonesto.

    E jogar o jogo. Convocar quem ele quiser, entregar a lista com 48 horas antes, e depois, caso o “homem” com H minusculo não gostar, revelar que cortou fulano por ordem do Presidente.

    Vamos ver se é macho de cortar jogador.

    • É uma atitude não recomendável. Mas é o que esta ocorrendo.

Leave a comment