Oct 25, 2013

O Corinthians, a Nike e o Pato

O fracasso da temporada de Alexandre Pato no Corinthians provoca todo tipo de discussão.

Pato veio para o Timão em uma operação onde a Nike era a que mais torcia para que ele viesse. Pertencente aos seus quadros de contratados e com o fracasso europeu do jogador gaúcho, a Nike ficou preocupada com o dinheirão investido no “craque”. Para se ter uma idéia do esforço da Nike, basta ir a loja da empresa, em Nova York, bem ao lado da Quinta Avenida. Há um cartaz cobrindo toda a parede só com Alexandre Pato e a camisa da seleção (da Nike).

Quando a situação ficou ruim na Europa (contusões contínuas e atuações fracas) o importante era uma “operação” que recuperasse o jogador. Especialmente queria a Nike que o craque voltasse à seleção brasileira. Ou então, a dinheirama gasta não teria retorno.

Foi neste clima que o jogador veio ao Corinthians. Foi mais uma operação de marketing para recuperar o investido do que uma preocupação com o clube.

Os números foram elevados e provocou todo tipo de polêmica. Inclusive com um grupo (da diretoria) acusando outro (também da diretoria) e abrindo atritos que continuam até hoje. A imprensa é testemunha silenciosa do que um falou do outro nesta contratação. Como conheço a praça não acreditei  em muita coisa dita pelos dois grupos. Só em parte.

Hoje muitos dizem que foram contra isso ou aquilo.

É uma posição fácil e oportunista.

Todos os corinthianos -mesmo não sabendo os termos ($) do negócio- passaram a acreditar  que o clube “recuperaria”  o craque . Seria bom para o Timão e ótimo para a Nike.

Mesmo sem grandes atuações e com contínuas contusões , o jogador foi levando e chegou a ser reconvocado a seleção -o grande objetivo da Nike.

No campo Alexandre Pato não produziu o suficiente para encher os olhos do torcedor. Mas apresentava uma gradativa melhoria na sua imagem.

Curioso que Pato é uma celebridade e não um “craque fora de série”. Está sempre na festa certa, com a namorada certa, com a camisa adequada, com a barba por fazer (como os grandes atores).  Mas para vencer no Corinthians precisa de algo mais: arrebentar no campo.

Toda a vida extra-campo do jogador pouco significa quando ele brilha com a bola nos pés.

Neste meses, Pato continuou “arrebentando” nos eventos, festas etc mas… jogando um futebol quase comum, sem o brilho necessário. Uma ou outra partida de destaque, mas nada “fantástico”.

Interessante que Alexandre Pato é uma celebridade construída só com a imagem. Quando chega perto do microfone, sua atuação é igual a dentro do campo: fala algumas frases comuns (preparadas por assessores). Exemplo: “estou animado para a partida”; “a torcida é o décimo segundo jogador”; “estou alegre por estar neste clube”. Após duas ou três frases (quando muito) começam os erros grosseiros de português e a dificuldade em falar algo é tão grande como acertar o gol.

Quando uma “celebridade” torna-se um ídolo num clube como o Corinthians? Quando joga muito. É ali -no tapete verde- como dizia  Fiori Gigliotti, que o jogador diz se é craque. E ali Pato não tem tido o mesmo desempenho que tem no mundo das celebridades.

Pode recuperar-se? Pode. Mas é difícil. Gilmar- o maior goleiro do Timão – conseguiu dar a “volta por cima”.

Pato tem esse desafio. Se não conseguir, a Nike pode começar a contabilizar o prejuízo. E o Corinthians, também!

Pagando o Pato

A temporada ruim desta ano não deve ser debitada apenas na conta do Alexandre Pato. Muitos outros fatores contribuíram para um ano ruim. Dirigentes, jogadores e torcedores tiveram um desempenho  desastrado nestes campeonatos.

E isso deve ser corrigido.

6 Comments

  • Citadini
    Se não me falha a memória este cidadão, quando veio para o CORINTHINAS, a negociação era de empréstimo com salários bancados pelo Milan. Ai decidiram comprar ele por 40 milhões, o que leva a crer que a comissão rolou solta para todos os lados. Vendeu o Paulinho, Willian, Leandro Castan, Marquinhos todos a preço de banana, e comprou este cidadão a preço de ouro. Administração simplesmente lamentável. A pergunta que fica e quando está administração sair o que vai sobrar do CORINTHIANS, a divida só aumenta, elenco caro para pouco futebol, possivelmente vindo Mano, e neste caso o time fecha para falência. Pode marcar este mensagem e o dia e depois me cobre lá na frente. O estádio e s´o para acorbertar as falcratuas que estão acontecendo PSJ.

  • Taí uma verdade dita pelo colega. O corinthians vendeu excelentes jogadores a preço de banana, e trouxe um jogador que não têm comprometimento, por uma fortuna. Aliás, olha que curioso. Jogadores que possuem investidores (Bruno Cesar, Willian, etc) tiveram ótimas vendas. Já os que eram só do corinthians, tipo marquinhos…

  • Citadini,
    normalmente concordo com suas opiniões sobre tudo o que se passa no Corinthians, mas dessa vez, não. Vejamos:
    – Pato não é um jogador comum tanto que é o artilheiro do time (quase sem jogar). O nosso problema é o “professor” TITE, incompetente até para mandar bater pênaltis sem cavadinha. Não teve treinos ?
    – Como pode o time jogar quase 30 partidas de forma defensiva e o “professor” não mudar o esquema ?
    – Como pode exigir-se de apenas 1 jogador, sendo que 90% do elenco estão jogando muito mal ?
    – E o Jorge Henrique ? Por quê mandaram embora um jogador digno de nossas tradições, sendo que ele poderia ter sido punido com multa ?

    Nosso problema é o Tite e não o Pato.
    Abraços

  • No alto de seu cabedal, o blogueiro cunhou a seguinte pérola: ” … o jogador gaúcho”.

    O indigitado atleta profissional nasceu em Pato Branco, interior do Estado do Paraná.

    Logo, um vacilo, no mínimo, imperdoável.

    Melhor seria dizer atleta milanês, já que seguramente este foi o clube pelo qual mais tempo esteve vinculado. Mas neste caso, usando aspas.

  • Muito interessante esse texto do blog do juca (e têm cheiro de furo de reportagem).

    Não importam aqui nem a minha nem a sua opinião sobre o trabalho de Tite no Corinthians.

    Eu, por exemplo, além de gostar, respeito e admiro.

    Como corintiano, mais, sou grato.

    As críticas, todos temos, e as minhas têm sido feitas, basta saber lê-las.

    Mas os fatos são os fatos e sobre eles ou se especula ou se ilumina.

    O papel do bom jornalismo é o segundo.

    Vamos a eles, direto da fonte, ou das fontes.

    Tite quis embora depois da derrota para a Portuguesa?

    Sim, quis.

    Emocional e verdadeiro como é, se demitiu para os jogadores, ainda no vestiário.

    Recebeu críticas por isso até de quem queria que ele permanecesse.

    Aceitou-as e se desculpou pelo gesto de sinceridade.

    Resolveu ficar até o fim do seu contrato, em dezembro.

    Suscitou inseguranças porque, além do nome óbvio de Mano Menezes, o de Abel Braga surgiu como a salvação da lavoura diante da ameaça de rebaixamento, cada vez mais distante.

    O que se pode dizer, praticamente sem medo de errar, é que, segundo deseja o próprio Tite, ele irá até o fim quando, então, se fará o balanço, preponderantemente positivo, de sua gestão de três anos.

    Abençoado por isso, e vitorioso, Tite seguirá seu caminho, agora como técnico de ponta, primeiríssimo nível.

    Doerá nos corintianos vê-lo, amanhã, no banco de um adversário.

    Como doeu nos são-paulinos ver Telê Santana como rival ou Muricy Ramalho, dois profissionais cuja grandeza Tite alcançou na história alvinegra.

    Caberá a Mano Menezes substituí-lo e fazer a renovação de que o time corintiano necessita.

    Quem viver, verá.

    Em tempo: e se o Corinthians, numa arrancada improvável, começar a ganhar sem parar e conquistar ainda uma vaga na Libertadores pelo caminho do Brasileirão?

    Bem, amigos, aí os fatos serão outros e sobre estes, para ser coerente, não se especulará.

    Porque, mais do que tema das dificuldades das previsões do jornalismo, estaremos diante da mágica da vida.

    Que muda. E como!

  • Embora o Pato está mais pra jogador do Morumbi do que pro time da marginal,acho que o Tite tem uma boa parcela de culpa do seu fraco futebol.
    Guardado suas devidas proporções,vejam o exemplo do Barça com o Neymar,começou no banco mais hj é titular,é pelo valo investido é obrigatoriedade do treinador escalar o cara de titular,mas foi ai que o Empatite perdeu a mão do time,teve muita gratidão pelos jogadores que ganharam tudo com ele,não vendo rendimento etc….O resultado é o que vemos hj.

Leave a comment