Nov 19, 2013

O bom senso está chegando ao Bom Senso FC

Parece que caiu a ficha dos jogadores que organizam o movimento Bom Senso FC. As idéias iniciais ( com aplauso quase geral pela mídia) levavam ao nada. Ou melhor, com uma casca de revolução, mantinha todos os problemas que temos.

As bandeiras iniciais foram  ( ou eram) : férias dos atletas;tempo para pré-temporada;alteração no calendário com diminuição de jogos; flair-play financeiro (isto é pagar os salários) e presença de jogadores nos órgãos esportivos. Algumas são de inteira justiça (salários, férias, pagamento etc) mas outras são totalmente equivocadas . A principal bandeira era a diminuição de jogos dos clubes. Um erro só.

O problema da maior parte dos clubes brasileiros é ausência de jogos não excesso de jogos.

A mídia, de hoje, publica uma grande mudança na “plataforma” do BSFC. Diz um atleta para a UOL : “aumentar os jogos dos pequenos e diminuir dos grandes” Viva ! Assim começamos a melhorar. Centenas de clubes brasileiros estão fechando, um atrás de outro, por falta de competição.  Aumentar o número de jogos será a salvação deste clube.

“Diminuir os jogos dos grandes ” é bandeira para meia dúzia de clube. E não sei se estes clubes querem isso.

De qualquer forma, é muito positivo que um movimento para mudar ( de verdade) pense na maioria dos clubes que estão morrendo por ai.  O número de jogos mínimo citado ( 36) por equipe é reduzido. Precisaria aumentar mas já é um bom começo.

Eventos futebolisticos o ano todo, para todos os clubes, seria ótimo mas custa caro. A maioria de competições precisam de subsidios. Mas é ai que o BSFC mostrará que quer mudar ou fingir de mudar.

Muitos pontos estão faltando nesta discussão mas a entrada de número mínimos de jogos já é um grande avanço.

Esperemos que os atletas discutam ( no item flair-play financeiro) as “parcerias” em seus contratos e não aceitem participar desta ilegalidade generalizada.  E neste caso não é preciso de muito coisa. Só concordar com as normas da FIFA que restringe a relação no futebol entre o clube e o jogador. É querer muito. Pode ser.

2 Comments

  • E quando você diz que muitos times pequenos estão fechando as portas, lembre-se de que se acabarem com os Estaduais, como muitos querem, pode ter certeza que o interior do Brasil ficará com muito pouco futebol.

  • Se esse jornalista for quem eu estou pensando, a palavra jornalista poderia estar entre aspas.

Leave a comment