Nov 20, 2013

Cortando cabeça

No dia de ontem, um jornalista que sempre defende a atual diretoria corinthiana ( quando acerta ou erra), apresentou curiosas razões para  a troca de treinadores no Corinthians.

Disse ele que a direção chegou a conclusão de que o elenco necessita de “profundas” reformas. Com Tite no comando isso seria impossível. Foi com este elenco que o clube tanto venceu e o treinador sentiria “sempre” em débito com aqueles que tanto ajudaram nas conquistas.

Seria, portanto, o treinador Tite um obstáculo a renovação do elenco. Com ele não daria para fazer o que quer a diretoria: “cortar cabeças”.

Neste quadro, cairia como uma luva o treinador Mano Menezes. Não teria “compromissos” com o elenco e é muito próximo da direção do clube. Poderia comandar uma mudança brusca com saídas de vários e contratações de outros.

Não acho que seja tudo isso. Primeiro porque Tite é um profissional do maior respeito e trabalha preocupado com os objetivos maiores do clube. Por outro lado este problema de ser “amigo” em excesso dos jogadores, no Corinthians, é mais de diretores do que de técnico.

Mas há um outro dado pouco lembrado. Os jogadores sempre citados para “sairem” são  atletas com contratos de longo prazo e salários  grandes. Com o agravante de que -quase todos os atletas – tem os chamados contratos de “parceria” ou “participativo” sobre os “direitos econômicos” ( quer dizer, passe)do jogador. Nestes acordos- a margem da lei e proibido pela Fifa- os direitos economicos são divididos: uma parte pro jogador, pro empresário, pro pai do jogador etc e tal e um percentual pequeno para o clube .

Dispensar um atleta com esse tipo de  contrato dá um barulho danado. E um enorme prejuízo, para todos.

6 Comments

  • Eu nao acho que a saida do Tite foi uma decisao só do Corinthians, havia um desgaste visivel por parte do treinador, o Tite tava querendo respirar novos ares, pra mim foi feito de comum acordo entre as partes, foi inteligente da parte do Tite, ele ja nao conseguia mais fazer o time render tbm pq o esquema ja estava saturado, marcar saida de bola, daqui pra frente ia ser só cobranças nas costas dele, esse segundo semestre foi sofrivel, cheguei a desligar a tv nos ultimos jogos, coisa q nunca fiz na minha vida.

  • Acredito que pode ter sido melhor para o próprio Tite ter saído agora. Por quais motivos tenham sido sua permanência pós-Tolima o fato é que ele e a diretoria ganharam muito com isso! E nós torcedores mais ainda. E ainda a cultura do futebol brasileiro (pelo menos um pouco). Um eventual fracasso no paulistão 2014 levaria entretanto a uma demissão traumática. É claro que o sucesso o levaria à gloria absoluta. Enfim, futurologia é um exercício bom de se fazer e impossível de se verificar!

  • Há várias coisas pouco esclarecidas dispensa… Li no blog do tal Cosme Rímole, e por incrível que pareça faz sentido, que o senhor Carlos Leite será o maior beneficiado na volta do Mano. Não gosto desse jornalista, mas o pior é que ele pode ter razão. Já com relação ao caso dos jogadores com contratos longos, isso realmente será um problema, especialmente do Emerson, que renovou contrato até meados de 2015.

    • esse jornalista que voce leu , realmente é um vendido, e se vende barato. o sr carlos leite é um empresario e negociante, o corinthians antes de mais nada tambem é negocio.
      não vejo maldade, no empresario em ter um jogador e negociar com o corinthians, a maldade se for supervalorizar e dividir entre o empresario e digamos um diretor.
      acho o sr mano menezes umas das pessoas mais íntegras no futebol e se ele é amigo do empresario é porque tambem é uma boa pessoa.
      sou a favor de uma limpa geral no time do corinthians. fazem umas 20 semanas que sento na frente da tv ansioso para ver uma partida do corinthians e vejo isso ai . empate , empate sem gols, time faz um gol e recua para não tomar.

  • Sr. Citadini, recebi um pedido (via Facebook) de um jovem queniano apaixonado pelo Timão para que o ajudasse a realizar o sonho de jogar por nosso time! Imagino que esse tipo de pedido deva acontecer muito, sobretudo com pessoas que fazem parte da administração. Embora impotente para ajudar o garoto de qualquer forma que fosse me perguntei se o Timão tem algum canal para descoberta de valores fora do país. Acredito que não, mas talvez devesse! Abraços
    Desconheço.

  • A palavra jornalista deveria estar entre aspas. Esse senhor é qualquer coisa, menos jornalista.

Leave a comment