Nov 24, 2013

Corrida para mudanças

 

Corinthians fará ampla mudança de jogadores em 2014

 Time enfrenta Flamengo em meio a projeto de reformulação que visa ainda comissão técnica e diretoria

ALEX SABINO DE SÃO PAULO

 

O Corinthians joga as três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro antes de mergulhar na incerteza. A equipe que enfrenta o Flamengo hoje, às 17h, no Maracanã, está prestes a ser reformulada.

Será um dos processos mais radicais desde a queda para a Série B, em 2007. O clube também vai trocar a comissão técnica e parte da diretoria de futebol.

Nomes importantes do elenco que conquistou o título mundial, há quase um ano, não estão nos planos. É o caso do atacante Emerson. E está longe de ser o único.

“No futebol, tem momento para tudo. Há o instante para agir, outro para ter flexibilidade. Sabemos quando se deve fazer as coisas”, diz o presidente Mário Gobbi.

Com a provável chegada do técnico Mano Menezes, o grupo de jogadores deve passar por mudanças significativas. Entre os titulares de Tite, Danilo foi liberado para procurar outra equipe.

Paulo André recebeu sondagens do futebol do Qatar. Douglas está disponível, assim como Ibson.

O capitão Alessandro avisou que, se não receber oferta de renovação, vai se aposentar. Seu vínculo termina em 31 de dezembro. Maldonado jogou apenas oito partidas em 2013.

“Sabemos quais são as necessidades do elenco. O planejamento está feito para 2014”, garante Edu Gaspar, gerente de futebol.

As mudanças vão dar trabalho porque o clube não pretende pagar para rescindir nenhum acordo. Quer incluir os atletas em negociações por reforços. Há alguns que vão demandar maior atenção.

Nos planos do Corinthians, Alexandre Pato está no mercado. Qualquer oferta que se aproxime dos R$ 40 milhões, valor pago pelo clube brasileiro ao Milan, da Itália, tem boas chances de ser aceita.

RALF

A diretoria quer manter Ralf, mas a necessidade de fazer caixa e os milhões de alguma equipe europeia podem mudar rapidamente o cenário.

Há também os que não costumam ser escalados por Tite e estão livres para encontrar um novo time.

São os casos do goleiro Júlio César, do lateral Guilherme Andrade, do volante Jocinei e do atacante Douglas. O vínculo do chinês Zizao não será renovado.

Além disso, os principais nomes da comissão técnica estão de saída. Tite, o auxiliar Cleber Xavier e o preparador físico Fábio Mahseredjian serão substituídos. Uma exceção será o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, contratado em 2009 a pedido de Ronaldo.

Não bastasse tudo isso, Gobbi será obrigado a mudar a diretoria de futebol. De olho na eleição para presidente, em 2015, o diretor de futebol Roberto de Andrade vai se dedicar à própria candidatura.

O diretor adjunto Duílio Monteiro Alves pode trilhar o mesmo caminho. Alega problema de saúde para deixar o dia a dia do Corinthians.

www.folha.com

2 Comments

  • É preciso renovação, com certeza. Mas Ralf têm que ficar.

  • Aos 25 minutos do 1º tempo no jogo de hoje, levantei da poltrana e fui fazer coisa melhor. Tinha a certeza absoluta que mais nada aconteceria. E isso, porque os jogadores estão jogando pelo Tite. Imaginem se não estivessem…

Leave a comment