Nov 28, 2013

Triste ocorrência.

Guindaste tomba, mata 2 e suspende obras

Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirma estar ‘chocado’; entidade não tem um ‘plano B’

DE SÃO PAULO”Eu vi a peça parada no ar, erguida pelo guindaste. De repente, ela começou a balançar e bateu no estádio. E caiu tudo por cima. Ouvi um estrondo muito alto, como se fosse um prédio caindo”, disse o gari Elifaz dos Santos, 43.

Ele estava próximo do Itaquerão, estádio que está sendo construído na zona leste de São Paulo.

Por volta de 12h50 de ontem, um guindaste que sustentava o último módulo a ser instalado na cobertura metálica do estádio –uma peça de 420 toneladas– tombou, matando dois operários.

Morreram Fábio Luiz Pereira, 41, motorista e operador de guindaste, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, montador, que trabalhavam para empresas terceirizadas.

O acidente levou à suspensão das obras da arena, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Com uma torre de 114 m de altura e considerado “o maior do Brasil”, o guindaste tem capacidade para 1.500 toneladas. A peça que içava seria levantada a uma altura superior a 40 metros.

O tombamento pode ter sido causado pelo afundamento do solo, que estava molhado e parcialmente coberto com cascalho, segundo alguns operários. Eles disseram que esperavam há três dias o término das chuvas.

De acordo com a construtora Odebrecht, responsável pela obra do estádio, a estrutura da arquibancada não foi comprometida.

O acidente ocorreu um dia antes de BNDES e Corinthians assinarem a liberação de um empréstimo de R$ 400 milhões para o estádio.

“CHOCADO”

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse estar “extremamente chocado”.

Folha apurou que a entidade não tem um “plano B” para a abertura da Copa, em 12 de junho. Mais cinco jogos estão previstos para a arena.

Com o acidente de ontem, chega a quatro o número de operários mortos em obras de arenas da Copa: antes, havia ocorrido uma morte na Fonte Nova (Salvador) e outra no Mané Garrincha (Brasília).

A Fifa informou que a segurança dos trabalhadores nas obras de estádios é uma das prioridades da entidade.

Irão investigar o acidente a Polícia Civil, o Ministério Público paulista e o Ministério Público do Trabalho –este último diz que vistorias feitas desde o início da obra “não constataram irregularidades cuja gravidade pudessem comprometer a segurança e saúde de trabalhadores”.

O órgão, no entanto, fará hoje uma nova inspeção.

“Queremos que a obra seja embargada imediatamente até que tudo seja apurado”, disse Antônio Dekeredjmiam, diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Indústria de Construção Pesada. A Defesa Civil municipal interditou cerca de 30% do canteiro.

Andres Sanchez, ex-presidente do Corinthians e responsável do clube pela obra, estava no Itaquerão no momento do acidente. Ele negou que tenha havido erro de procedimento, mas disse que vai esperar um laudo técnico. (ALEX SABINO, ANDRÉ CARAMANTE, BERNARDO ITRI, DANIEL VASQUES, EDUARDO OHATA, FABRICIO LOBEL, MARCEL RIZZO E PAULO ROBERTO CONDE)

www.uol.com.br

8 Comments

  • Dúvida: por que as aspas em “chocado”?

    ““Queremos que a obra seja embargada imediatamente até que tudo seja apurado”, disse Antônio Dekeredjmiam, diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Indústria de Construção Pesada. ”
    Mais um que se junta a uma das maiores campanhas contra que já vi. Contra o estádio do Corinthians, desde o inicio, uniram-se as mais diversas tribos, motivadas por um sentimento em comum, a INVEJA.

  • Realmente foi uma triste ocorrência. Mais triste ainda foi ver que torcedores rivais fizeram piada num caso envolvendo a morte de dois trabalhadores. Essas pessoas certamente têm aquilo que merecem para si, ou seja, a vida particular delas deve ser um tremendo lixo. Mas como essas pessoas não merecem importância, devemos agora prestar nossos sentimentos às famílias das vítimas, que são os que mais sofrem.

  • Para variar o UOL no ultimo parágrafo usando o apelido que seus chefes criaram para nosso Estádio.
    Corinthianos de valor, deveriam cancelar seus cadastros naquele portal.
    Eu não tenho, nunca tive e nunca terei, com muita honra.
    Não consulto, não leio, porque não tenho tendências masoquistas.
    Não me conformo como jornalistas Corinthianos, submetem sua consciência a troco de empregos ou salários no UOLIXO, e utilizam na maior cara de pau, o apelido, apesar dos pedidos do clube.
    Só está faltando choro ao vivo de “jornalistas” na TV.

  • Sobre a agressão a jornalistas…nada a comentar???

    Eita coitadini….

    Lendária frase: Gil é melhor que Kaká!

  • Sou assinante do UOL e tenho reclamado sempre do tratamento dado ao nosso estádio e a insistência para fazer colar o apelido criado por eles. A ombudsman já me respondeu (informada pela editoria de espoirtes) que não seria nenhuma campanha contra o Timão, mas apenas um apelido que pegara e que seria usada por todos. O que não se sustenta, por exemplo, no Google. Uma estatística mostra que o número de pessoas que pesquisa sobre o estádio usando apelido é menor – e vem caindo – do que aqueles que usam “Arena Corinthians” ou outros. Quanto à suposta agressão do Andres, a ser apurada. O que ninguém comenta é que o fotógrafo invadira área restrita (segundo Andres). Ora, sabemos que fotógrafos estão sempre em busca de fotos inéditas. Devem assumir os riscos ao fazerem isso. Digo isso sem compactuar com agressões.

  • Meus pêsames aos familiares, pois com isso não se brinca!!!!!!! Eu sei!!! Nos já passamos por isso!!! Lembram???? Mas, mudando de assunto, acho que agora poderíamos chamar o Itaquerão de Remedão!!!!!!!!!!!! kkkkk E que esse remendo fique bom, caso contrario, poderemos ter mais vitimas no futuro, e, isso não pode acontecer nunca, independentemente da rivalidade que possa existir entre nos “co-irmão”!!!!!!!

    • Na verdade, Pereira, tirando o fato das mortes que realmente é de se entristecer e lamentar – pois toda vida humana que se perde é uma grande e uma grande e irreparável perda – os dois episódios de desabamento nas arenas de Palmeiras e Corinthians foram e estão sendo superfaturados pela Mídia chegando ao absurdo de ofuscarem a morte de Nilton Santos, por exemplo. Na realidade, a imprensa identificada com o time do Morumbi ainda não engoliu a ida da abertura da Copa para o estádio do Corinthians e quer de toda a forma tirar esta abertura da cidade de São Paulo. Ou, na pior das hipóteses, ressuscitar o Morumbi. Não contavam porém com outros 11 estádios muito mais modernos no Brasil que podem sediar a abertura; evidentemente, talvez apenas Brasilia, Rio, Belo Horizonte e Salvador tenham estrutura para tal.

      Não vou me surpreender se hoje ou amanhã algum jornalista de radio, TV ou Internet disser algo como: “Se o Morumbi fosse desde o começo o estádio da Copa, isso nunca teria acontecido!”. Podem esperar, vai surgir alguém falando isso…

      Quanto ao fato de sermos Irmãos, Corinthians e Palmeiras, só se formos “Irmãos Karamazov”… Rsrrsr

      • O ódio que tem do corinthians, está matando essa gente aos poucos.
        E não percebem. Azar deles.
        Tem ódio do Sanchez, debocharam Dualibi, escracham Gobby.
        Tolos, pensam que o corinthians se resume a uma pessoa física.
        Continuem nessa, e apelem mais para o prozac.
        Agora, depois do caso Kevin, o que mais usufruem são de cadáveres.
        Urubus são mais uteis para a humanidade, com toda certeza.

Leave a comment