Dec 21, 2013

O grande Gilmar

 

De rejeitado a ídolo, goleiro Gylmar foi atacante na várzea

 

Papo de Várzea

 

Ainda hoje, muitos jogadores profissionais admitem que sua formação aconteceu nos campinhos de terra. Não é preciso pensar muito para lembrar de Leandro Damião, Elias ou David Luiz, que nasceram no futebol de várzea e hoje brilham no futebol do Brasil e no mundo.

Antigamente, quando as escolinhas de futebol não existiam, a várzea era o celeiro de craques mais conhecido pelos grandes clubes. Na década de 1950, o Jabaquara contratou, quase que sem querer, um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro: Gylmar dos Santos Neves.

No início, Gylmar atuava pelo Vila Hayden, time amador da cidade de Santos, onde o futuro ídolo nasceu. Mas se pensa que o eterno camisa 1 começou embaixo das traves, engana-se. Usando o chute forte como uma de suas habilidades, Gylmar era atacante, atuando pela ponta esquerda. Teimoso, insistia atuar no campo ofensivo, mesmo com tantos amigos dizendo que ele era muito melhor como goleiro.

A estreia de Gylmar no Jabaquara, porém, foi desastrosa. O arqueiro titular do time santista, o grande Mauro (que tinha o apelido de “Fortaleza Voadora”),  se machucou e era a chance de vida de Gylmar contra o poderoso São Paulo, em pleno estádio do Pacaembu. Placar final, 5 a 1 para o Tricolor. Sim, um dos maiores goleiros que o Brasil já teve estreou no profissional deixando cinco bolas passar.

Foram seis meses para ser contratado pelo Corinthians. Mas não pelo talento. O time da capital queria mesmo era contratar o meia Ciciá. O time santista, no entanto, só aceitou negociar com uma condição: que levassem embora o “frangueiro” Gylmar. Deu no que deu.

Nascido na várzea e rejeitado na sua primeira chance nos gramados. Nada mal para quem se tornou bicampeão mundial pela Seleção Brasileira (1958 e 1962), conquistou diversos campeonatos paulistas por Corinthians (atuou de 1951 a 1961) e Santos (atuou de 1962 a 1969) e ainda levantou uma série de troféus nacionais. Além, claro, das inesquecíveis conquistas da Libertadores e do Mundial (1962 e 1963) ao lado de Pelé & Cia. no eterno elenco da Vila Belmiro.

Gylmar dos Santos Neves deixou os campos da vida em 25 de agosto de 2013, aos 83 anos, em consequência de complicações causadas por um AVC.

Por Diego Viñas

www.uol.com.br

 

 

 

Leave a comment