Mar 13, 2014

Mudar ou mudar.

Paulista tem 2º pior público em dez anos

FUTEBOL
Estadual deste ano supera por pouco a edição de 2010, a pior desde 2005

DE SÃO PAULONo ano em que o Brasil recebe a Copa do Mundo e constrói novas arenas para mais de 40 mil pessoas, a média de público do Paulista é compatível com o estádio da rua Javari, do Juventus, na Mooca, que atende 5.000 pagantes.

Após 13 rodadas completas, a média do Paulista é de 4.891 pagantes por jogo. É a segunda pior nos últimos dez anos, segundo o Datafolha.

Desde 2005, com 20 clubes na disputa como é hoje, a pior marca registrada após 13 rodadas foi na edição de 2010. A média daquele ano foi de 4.756 por jogo, só 135 pagantes a menos do que a atual.

Na opinião de especialistas em gestão esportiva e marketing esportivo consultados, os problemas no Estadual são os mesmos a cada ano, mas aumentam gradativamente.

Eles apontam a falta de qualidade dos estádios, o preço dos ingressos –o valor mínimo estipulado pela federação neste ano é R$ 40– e jogos pouco ou nada atrativos.

Para justificar a média atual, a Federação Paulista argumenta que houve mudança na fórmula de disputa. (RAFAEL VALENTE, GUILHERME YOSHIDA E EDUARDO OHATA)

www.folha.com.br

4 Comments

  • Tudo bem. Vocês que moram na capital só teriam a festejar com a mudança, né. E os do interior? Esse ano o Coritiba jogou aqui em Maringá pelo estadual. A torcida foi ao estádio (eu não pude ir, infelizmente), torceu, foi muito legal. Quero ver o que vai sobrar para o interior se os estaduais acabarem. Ah, mais uma coisa. O texto falou do preço dos ingressos. O valor alto nos últimos anos não pode ter afastado o torcedor do interior do estádio?

    • João Ricardo, não conheço a situação no Paraná, mas aqui em SP é o público do interior que deixou claríssimo não ter interesse nenhum no Paulistão.
      Pela lógica, seria de se esperar que fossem mais aos jogos que os da Capital, que podem assistir os do Brasileirão e da Libertadores, certo?
      Pois bem, até agora a média de público do Comercial (Ribeirão Preto é uma cidade riquíssima) é de 2800 pagantes. Abaixo dele estão mais OITO times com média menor ainda.
      Precisamos decidir se o futebol é profissional ou não.

  • Por que não acabar?

  • Nesta tarde, alguns milhares de são-paulinos se dirigirão ao anacrônico Morumbi e pagarão ingresso para incentivar os jogadores de seu time a perder o jogo. Ou seja, os são-paulinos estarão no estádio para torcer contra o próprio clube, como já o fizeram um par de vezes… E como já o fizeram, também, os palmeirenses… Em todos os casos considerados, o objetivo era prejudicar o Corinthians. Ou seja: para são-paulinos e palmeirenses, mais importante do que o bem do próprio clube é o mal do Corinthians. O amor que sentem pelo próprio clube é menor do que a inveja que sentem do Corinthians. É a prova inequívoca da grandeza incomparável do Time do Povo, do Timão da Fiel. Assim como as espetaculares invasões do Maracanã, em 1976, e ao Japão, em 2012, empreendidas pela Fiel, a ida de alguns milhares de são-paulinos e palmeirenses aos estádios para torcerem contra os próprios clubes atestam a unicidade e a importância do fenômeno Corinthians.

Leave a comment