Mar 14, 2014

O futebol e a Ucrânia II

André (Edit) 14/03/2014 at 12:19 am

Fala Citadini, aqui um Corinthiano e grande fã de quando você era vice-presidente de nosso clube no começo dos anos 2000.
Infelizmente tenho de aturar Mario “faz tudo errado” Gobbi, sendo que ainda faltam UM ANO para as eleições! :(

Fazer o quê….

Mas isso é outro papo, o que interessa mesmo é que os próprios ucranianos contestam veêmentemente essa versão apresentada, caro Citadini.
Segundo os historiadores ucranianos somente alguns dos jogadores foram presos e não foi em decorrência do jogo em sí, mas porque foram denunciados como espiões do exército vermelho em 1942.

Por exemplo, uma das discrepâncias é que Korotkykh foi morto em decorrência de tortura após a Guestapo o prender, não porque tinha jogado o chamado “jogo da morte”, mas porque era realmente um espião soviético trabalhando na Ucrânia (os arquivos abertos da KBG após o fim da guerra-fria não confirmam o fato, apenas diz que ele era filiado ao PC russo e serviu no exército russo).

Komarov é outro, que não foi morto e sim se retirou com os alemães de Kiev quando estes abandonaram a Ucrânia, terminando a guerra em Berlim e depois mudando-se para o Canadá.
Nunca foi mencionado na propaganda soviética.

O que os ucranianos não gostam é que a história original foi alterada e romanceada pela extinta URSS como forma de propaganda.
Porém, nada disso apaga o significado desse jogo e dessas pessoas, reconheçamos isso.

Como diria Pi Patel, em “As Aventuras de Pi”, qual história então você prefere?

Abraços e sucesso

  • arcit (Edit) 14/03/2014 at 10:36 am

    Caro André,
    Há muitos pontos nesta história que ainda não foram adequadamente esclarecido. O fato principal é um acontecimento fantástico. Há, como vc diz , um monte de questões abertas. Por que as autoridade soviéticas não revelaram -imediatamente após a guerra- do ocorrido? Seria porque alguns atletas aderiram ao governo da Ucrânia pró-nazista? Haveria- de fato- um infiltrado e pró Alemanha? São muitas as questões ainda não respondida. Não gosto muito das versões atuais da Ucrânia. Estão comprometidas pelo rancor da guerra que parte da população tem dos soviéticos.Um abraço.

Leave a comment