Apr 25, 2014

A Copa do Mundo, São Paulo e o Estádio – Parte I

Artigo publicado- neste blog- no dia 30/08/2007.

“Pro Brasilia fiant eximia”

(*) Pelo Brasil façam-se grandes coisas

O anúncio feito no dia de ontem, 29/08, de que o Morumbi reformado será a praça paulista para a Copa do Mundo representa, entre outras coisas, um grave apequenamento da cidade.

Seria natural que uma metrópole como São Paulo, que tantas iniciativas pioneiras e audaciosas já tomou, se preparasse para a Copa do Mundo de 2014 com o mesmo espírito de grandeza e audácia que fizera do vilarejo colonial de Piratininga, fundado por Jesuítas, a maior e mais importante metrópole da América do Sul.

O projeto de reforma do Morumbi para a Copa não representa nada disso. Um estádio velho, absolutamente superado, sem qualquer perspectiva de remodelação minimamente aceitável para uma abertura ou encerramento de Copa do Mundo, é apresentado como se não houvesse mais audácia, arrojo, para se buscar a construção de uma arena moderna, grande, que projetasse a cidade nos próximos 50 anos.

Agrava tudo isso que o projeto apresentado aos inspetores da FIFA é quase uma proposta de um PAN “II”, de segunda classe. Não há orçamento para nada. Pode custar um real, um milhão ou dez bilhões. É uma reforma com livro-caixa em aberto, e, repetindo o que fizeram Nuzman e seus amigos, o SPFC apareceu com a idéia e pede aos outros que venham com o dinheiro.

Fora a apresentação de multimídia, que pode ser confeccionada em qualquer lugar, tudo lá é interrogação. Não há orçamento; não existe definição de razoável projeto de engenharia. E tudo isso por que, se existissem, os valores seriam certamente altíssimos, incompatíveis para um estádio de Copa e para esse Morumbi.

É inegável que a cidade pode criar a alternativa de construir uma arena moderna, à altura de sua história. Caso prevaleça essa participação mambembe do Estado de São Paulo na Copa, uma primeira medida poderia ser mudar a legenda do brasão do Estado. E ao invés de “Pelo Brasil façam-se grandes coisas” (Pro Brasilia fiant eximia), alterem-na para “Pelo Brasil façam-se pequenas coisas”.

Não creio que esse projeto, claramente insustentável, possa receber o apoio da sociedade paulista. Passado o momento eufórico da festinha com a FIFA, quando se voltarem os olhos para a efetivação do projeto, tomar-se-á consciência do grave erro cometido e se buscará melhor alternativa.

Esperamos que não seja tarde!

9 Comments

  • O estádio é velho mesmo. Alguém tem dúvida disso?

  • saiu uma reportagem na veja de hj sobre corrupção nos tribunais de contas de alguns estadoS..No TCE ,da qual Roque Citadini é conselheiro , Robson Marinho, que é conselheiro vitalício e recebe por volta de 20000 mensais responde por corrupçao. É acusado de ter recebido 2,5 milhoes da alstom para favorecê-la na licitação de trens e metrô…e mesmo assim continua sentado na cadeira, de toga e tudo analisando gastos do governo afim de evitar mau gasto de dinheiro público e coibir possíveis ilicitações…Como explicar isso?
    Com a palavra Antonio Roque Citadini, conselheiro do TCE……

  • Olá Citadini! Falando de estádio, ontem houve uma reunião do conselho que aprovou o empréstimo de 350 milhões… Mas não consigo entender os detalhes desse empréstimo porque, como sempre, a imprensa não é clara… Lê-se de tudo… e não é possível chegar a uma conclusão. Seria interessante que você fizesse uma explanação sobre isso.

    • É fácil entender. Tudo que a mídia anda dizendo é lorota. O estádio esta pronto e o Corinthians pagará toda a dívida de cerca de 1 bilhão. É só.

  • Citadini, faço minhas as palavras do Haroldo, aliás procurei por um blog seu, justamente para verificar se achava alguma explicação desta questão do empréstimo, visto que na imprensa quase nada se esclarece. Veja, não se trata de ser a favor, contra, ou muito pelo contrário, apenas não entendi bem esta questão deste empréstimo.

  • Em tempo, este texto agosto de 2007 era uma verdadeira profecia !!!!!!!!!! Cumprida com exatidão, Embora o JuJu diga se refira ao estádio de “sacrosanto” , na verdade é um museu ex-tádio, o concerto é como o Rosemberg orientou, demolir e construir outro, por que senão nossos co-irmãos vão gastar, gastar e continuar a assistir jogo de longe.

  • O pessoal acima cobrando o Citadini sobre a aprovação do empréstimo…

    rsrsrsrsrs

    O citadini provavelmente foi um dos conselheiros que aprovou!

  • citadini,

    Vc tem um ódio mortal do SPFC, eu estou preocupado com vc, qualquer hora vai dar um infarte e morrer.
    Estava vendo seus textos e 90 % fala do SPFC acho que nem no site oficial tem tantas matérias do São Paulo, parabéns o maior do mundo incomoda mesmo.
    Realmente o maior rival do Curintha é o Porquinho, pena que a quantidades de materias dos porcos e a mesma da Lusa ou seja, zero.
    Abs e cuida do seu coração raivoso

    Alexandre

  • Por obséquio Citadini, não maltrate seus seguidores. Lembre-se que o freguês tem sempre razão.

Leave a comment