Apr 30, 2014

Ouro para o bem do SPFC- 2

SÃO PAULO – Três clubes da capital paulista decidem acatar um apelo feito pelo rival. O fato, nos dias atuais, parece impossível de acontecer. Há 76 anos, porém, CorinthiansPalestra Itália e Portuguesa aceitaram um convite do São Paulo e disputaram um torneio quadrangular cujo objetivo era ajudar financeiramente a equipe são-paulina. O episódio, que ficou conhecido como “Jogo das Barricas”, foi lembrado pelo presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, nesta terça-feira, em resposta ao mandatário do São Paulo, Carlos Miguel Aidar.
No começo de julho de 1938, duas semanas depois do término da Copa do Mundo da França, uma crise financeira fez o São Paulo organizar a Taça Mündell Júnior (uma homenagem ao dirigente paulista Augusto  Mündell Júnior).

“O São Paulo F.C faz um apelo aos sócios do Palestra, Corinthians e Portuguesa, para que coadjuvem a atitude esportista dos diretores, que colocaram seu quadros à disposição do São Paulo”, diz um trecho da reportagem publicada pelo Estado no dia 1.º de julho de 1938.

A ideia do São Paulo, que havia sido fundado 31 meses antes, era que os torcedores dos times rivais pagassem meia-entrada para ter acesso ao Parque Antártica, local dos jogos – disputados todos no mesmo dia (domingo, 3 de julho).

Os espectadores tinham a opção de entrar sem pagar ingresso. Dessa forma, o apelo da diretoria do São Paulo tornou-se fundamental para a arrecadação. Os diretores do clube, segundo a reportagem, ficaram a postos em frente à entrada do estádio com “cartões de lembrança para todos que desejarem cooperar.”

Os planos do São Paulo deram certo, apesar de o time ser derrotado por 3 a 0 pela Portuguesa. Na edição do dia 5 de julho de 1938, dois dias depois do Torneio, o Estado afirmou que o “clube tricolor estava satisfeito com o êxito financeiro de seu festival”. De acordo com o texto, boa parte do estádio foi tomado pelos torcedores. A geral, por exemplo, estava lotada.

O sorteio dos confrontos ocorreu pouco antes das partidas. O Corinthians enfrentou o Palestra e passou à final pelo número de escanteios (2 a 0, após um empate sem gols). O time corintiano sagrou-se campeão após bater a Portuguesa por 2 a 1.

Nos meses seguintes, o São Paulo se reergueu e chegou ao vice-campeonato paulista daquele ano – o time ficou a dois pontos do Corinthians na tabela de classificação. Em abril de 1942, o São Paulo contratou Leônidas da Silva por 200 contos de réis, na transação mais cara do futebol sul-americano até então. O primeiro título estadual do clube seria conquistado no ano seguinte.

 

www.estadao.com.br

7 Comments

  • É verdade que esse novo presidente do SPFC foi também presidente da OAB? Como advogado, fico triste por não ser inscrito na OAB-SP, pois se fosse, teria votado no adversário dele.

  • vcs tem q agradecer tbm ao M1T00 Rogerio Ceni pelo q fez em 2011 contra o SCCP no ARENA BARUERI..so faltou fazer chover..e naquele dia vcs se tornaram maiores .. Ele fez o centésimo gol em cima de vcs .vcs representam mto nessa marca historica e inigualável

  • Que orgulho tenho da história do meu time!!! Esse sim criado e fortalecido pelo povo!!!

  • E ISSO AI AJUDAM MESMO
    DA-LHE TRICOLORRRRRRRR
    SOBERANOOOOO

  • Votou ou não votou para o novo empréstimo do Itaquerão???

    Quem cala consente….

    Fica criando noticias sobre o SPFC para desviar o foco do que os conselheiros bundoes do Curiquinha fazem

  • É triste ver no meio de torcedores do futebol aqueles que cada qual defendendo o time que torce e deixam com que a iguinorância toma lugar da inteligência, porque se prostam diante de asneiras que os jogadores impõe na mídia, pióres ainda os torcedores que vão além de idolatrar.
    fica aqui uma pequena sugestão calculem quantos, que muitos anos perdem seus tempos com o dinheiro suado gasto, e estes anos que se foram, teria sido investido em um curso, porque muitos estão na mda.e nem fazem conta disso.ok.

  • Como foi o causo em que a federação paulista pagou os amortecedores do privadao?

Leave a comment