May 8, 2014

A homenagem do Corinthians ao Torino

Formação: (Da esquerda para a direita): Em pé: Hélio, Noronha, Edélcio, Baltazar, Servílio e Colombo; Agachados: Rubens, Touguinha, Bino, Belacosa e Belfare.

Em 8 de maio de 1949 (há  65 anos), o Corinthians realizava uma das mais significativas homenagem que a emoção do mundo do futebol produz.

No eterno Pacaembu, o Corinthians, deixa seu tradicional uniforme branco e preto e entra em campo com uma camisa grená, para enfrentar a Portuguesa.

Era uma homenagem ao time do do Torino que -quatro dias antes- havia sofrido um terrível desastre de avião onde morreram todos seus grandes jogadores.

O Torino era a base da seleção italiana com grande admiradores pelo mundo, inclusive no Brasil.  Era um esquadrão com Mazzola, Rigamonti, Operto Ossola e muitos outros grandes jogadores. Eles voltavam de Lisboa onde haviam enfrentado o Benfica. O avião chocou-se com a torre da Basílica de Superga e, naquele momento, o grande time da Europa perdia seus craques.

A comoção tomou conta do mundo inteiro. O enterro dos ídolos do Torino produziram imagens comoventes de choro e desespero.

No ano anterior -em 1948- o time italiano havia realizado uma excursão ao Brasil  e colhera uma única derrota: para o Corinthians, por 2 x 1 .

No Brasil -especialmente em São Paulo, com sua grande colonia italiana- o impacto  do desastre foi enorme.

Coube ao Corinthians, quatro dias após, fazer esta singular homenagem. Jogou de grená contra a Portuguesa em um Pacaembu em lágrimas.

Solidario com a equipe italiana, os corinthianos doaram a renda às famílias dos jogadores vítimas da tragédia.

Antes de iniciar-se o jogo, naquele ambiente de grande comoção, o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians  Dr. Maximiliano Ximenes  (creio que avó do atual diretor de futebol Ronaldo Ximenes) proferiu um belíssimo discurso que levou o estádio às lágrimas.

Anos depois, já em 2011, o Corinthians voltou a jogar com a camisa grená, lembrando aquele magnifico momento do futebol.

Nós nunca vamos esquecer daquele 8 de maio de 1949 e o belo gesto do Corinthians .

1 Comment

  • Muito bacana. Sabem dizer se há mais relatos sobre o episódio, do tipo, a repercussão no clube italiano, ou algo assim?

Leave a comment