May 16, 2014

Estádios e estréias

O Corinthians já construiu e inaugurou vários estádios em mais de 100 anos de vida. O próximo domingo, no jogo contra o Figueirense, é mais uma dessas festas na vida corinthiana. Será inaugurado o estádio Arena Corinthians, o mais moderno palco do futebol construído para abrir a Copa do Mundo de 2014, no próximo mês. Será uma festa inesquecível que nos faz recordar todos os momentos em que o Timão inaugurou seus estádios.

Estádio da Ponte grande

Em março de 1918, o Corinthians inaugura campo próprio na Ponte Grande em amistoso contra o Palestra Itália. O evento foi palco de grande festa, inclusive com uma Taça oferecida pelos cronistas desportivos, e o pontapé inicial da partida  foi dado pelo presidente de honra do clube, o intelectual Alcântara Machado. O resultado foi um empate de 3 x3 com o artilheiro Neco – grande ídolo do Corinthians- marcando 2 gols. Um banquete oferecido pelo Corinthians  encerrou as festividades que marcam o primeiro estádio corinthiano.

Estádio da Fazendinha ( Parque São Jorge) 

O Corinthians comprou o Parque São jorge, em 1926 dos sirios Nagib Salem e Assad Abdala. Era um grande terreno com o Rio Tietê -então com águas límpidas propicia para regatas.

O estádio  que passaria a ser chamado Alfredo Schurig foi inaugurado em 22 de julho de 1928 em partida amistosa contra o América do Rio de Janeiro. O resultado foi um empate de 2×2 com um gol (dizem que o mais rápido do estádio) aos 29 segundos. Quem marcou foi o ponta-esquerda Alexandre De Maria. O time do Corinthians tinha o famoso trio: Tufy, Grané e Del Debbio. Neco, já em final de carreira, também jogou esta festiva partida.

Pacaembu

 

Embora fosse de propriedade da Prefeitura de São Paulo, o Pacaembu sempre foi uma casa para o Corinthians. O jogo de estréia do novo e moderno estádio da cidade foi entre Corinthians e Atlético de Minas. O Corinthians venceu por 4×2 com jogadores que fizeram história no alvinegro : o trio Jango Brandão e Dino; Servílio e Teleco, no ataque.

Arena Corinthians 

 

O novo estádio do Corinthians, que será oficialmente inaugurado no próximo domingo, é uma bela Arena que abrirá a Copa do Mundo. Um projeto audacioso, cheio de risco e ameaças, que dá a cidade de São Paulo a oportunidade de abrir o maior evento de futebol do mundo. Sem esta Arena a cidade ficaria fora da Copa. Com todos os sacrifícios – atuais e futuros- o clube abriu para São Paulo a possibilidade que livrou a cidade de um enorme vexame.

No próximo domingo -contra o Figueirense- pelo campeonato brasileiro, o Corinthians entrará em campo para inaugurar mais um estádio de sua vitoriosa vida centenária.

Viva! Parabéns ao mais valente clube da cidade. Parabéns a sua legião de torcedores que constituem seu maior patrimônio.

5 Comments

  • Eu ainda acho que essas questões históricas tinham que ser mais exaltadas. O blog do citadini contribui com isso. Mas o clube deveria buscar informações sobre os descendentes dessas pessoas que contribuíram tanto no início. Por exemplo. Citadini, você sabe dizer se os descendentes do 1º Presidente Miguel Bataglia possuem algum vínculo ou contato com o Corinthians?

  • Essa notícia (abaixo) só pode ser uma piada de mau gosto… me refiro ao seguinte. Porque para Londrina-PR o jogo será transmitido, e para Maringá, que fica à 90 km daquela cidade, não? Só pode ser brincadeira. Só faltava transmitir para Maringá o jogo do Atlético-PR, que será, inclusive, em Maringá.

    http://www.meutimao.com.br/noticia/146008/transmissao-corinthians_x_figueirense

  • Parabéns mesmo Citadini! 😀

    Confesso a você que tinha desistido de ver o Corinthians erguer estádio próprio, depois das inúmeras promessas de Matheus e Dualib.
    Finalmente teremos NOSSA PRÓPRIA CASA.

    Vai Corinthians!!! 🙂 🙂 🙂

  • Maravilhosa é a nossa ARENA. Estive lá durante as obras e emociona !
    Mas, neste dia (16/05) li uma noticia de morrer de rir. Seguinte: o governo pretende intervir no rateio de cotas de televisão. Acham que o Corinthians e o Flamengo não devem receber muito mais que os outros clubes no acordo com a Globo. Ora, governo tem mais é que cuidar dos vagabundos e corruptos do Congresso. Tem cabimento se meter em um assunto desses? É de matar !!!
    Abraços

    • Onde se lê “Governo”, leia-se, bancada da bola “collorida”.
      Porisso acho que temos que eleger o maior número de corinthianos, em todas as câmaras políticas.

Leave a comment