Jun 3, 2014

A Copa é importante para o Brasil

Conselheiro do TCE SP é um dos maiores defensores da Copa do Mundo no Brasil

Ex-vice-presidente do Corinthians, Roque Citadini acha que o governo não tem defendido adequadamente o Mundial

Gilberto Nascimentogilberto.nascimento@brasileconomico.com.br
“Há 64 anos o Brasil não faz uma Copa. Nem por isso tivemos todos os problemas de educação, transporte e saúde resolvidos”, diz o conselheiro do TCE (SP) Roque Citadini

Foto:  Murillo Constantino/Agência O Dia

 

Alheio à organização da Copa, mas com poder de fiscalização sobre um dos governos envolvidos nos preparativos, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Antonio Roque Citadini tornou-se um dos maiores defensores do Mundial. Figura polêmica e irreverente no meio do futebol – é conselheiro vitalício do Corinthians e foi vice-presidente do clube entre 2001 e 2004 -, Citadini enumera argumentos em favor da Copa e critica o Governo Federal por não saber, em sua avaliação, defender adequadamente o evento. “E não é só o governo federal que não tem sabido defender a Copa, mas o governo estadual (de São Paulo) também, que gastou com obras para a realização dos jogos, e a gestão municipal. Ninguém tem defendido”, observa.

“Há 64 anos o Brasil não faz uma Copa. Nem por isso tivemos todos os problemas de educação, transporte e saúde resolvidos. Achar que temos esses problemas por causa da Copa é uma desonestidade intelectual”, diz. Ele defende, inclusive, a arena de Manaus. “O Brasil propagandeia ao mundo ter a Amazônia. Como seria possível fazer uma Copa e deixar a Amazônia fora? O que achariam os estrangeiros? A Amazônia é nossa e temos compromisso com ela, precisamos levar melhorias. E onde surgem estádios modernos, o futebol se fortalece. Cruzeiro e o Atlético não eram quase nada até aparecer o Mineirão”, avalia. A Copa também não exige tanto investimento em aeroportos, afirma. “O que importa são Cumbica e Viracopos. As delegações e turistas virão direto para os dois locais. No dia do jogo, Portugal sairá de Viracopos em voo fretado para Manaus”.

‘Até a Globo critica’

Segundo Citadini, faz 12 anos que o governo da Alemanha tenta concluir o aeroporto de Berlim e, recentemente, anunciou que ele só ficará pronto em 2017.  “E já gastaram 12 vezes o orçamento”, observa. “Aqui, até a Globo fala mal da Copa. E a Copa é um produto Globo”, reclama.

www.brasileconomico.ig.com.br

14 Comments

  • Menos Citadini… fazer esse tipo de comparação soa cinismo… se em 64 anos que ficamos sem receber a copa os problemas com a saúde e educação não foram resolvidos e pior que isso, chegaram ao ponto lastimável em que se encontram, significa que priorizar copa do mundo gastando os tubos de dinheiro enquanto neguinho e branquinho morrem no corredor de hospital, é um absurdo sem tamanho…

    Receber um evento esportivo não tem nada de mais, agora financiar com bilhões de reais dos cofres públicos obras caríssimas que só serão usadas durante poucos dias, e fingir que esse dinheiro não fará falta em outras áreas prioritárias para milhares de brasileiros que não tem condições mínimas de sobreviver com dignidade, e nem mesmo acesso a direitos básicos e essenciais como saúde e educação não tem justificativa.

    Para você que possui um bom grau de instrução, tem uma condição financeira acima da média a copa é uma diversão, para quem não tem nem mesmo banheiro em casa, a copa é um tapa na cara, é como se o síndico do seu prédio que por problemas estruturais está sem rede de esgoto, sem elevadores em funcionamento, sem zelador e porteiro e sem pessoal de limpeza pegar boa parte da grana que está em caixa e bancar uma festa para integração para condôminos com tudo do bom e do melhor… totalmente sem propósito, assim como é sem propósito alguém em plena consciência, ainda mais vc, defender uma copa do mundo nos termos em que ela está sendo realizada e com este grau de investimentos desproporcionais a nossa realidade…

    Mas tomara que vc do seu lugar vip no centro do gramado da Arena Corinthians, curta a estréia da seleção… faça bom proveito!!!!!

    • Sr. Luiz, segundo o seu conceito, (também parece ser inteligente, deveria também ser coerente), o pais deveria parar de gastar dinheiro publico todos os anos com carnaval?
      Afinal, porque financiar festa, se tem “neguinho e branquinho” morrendo em hospital, não é?
      E esses são gastos todos os anos. Já fez a conta quantos hospitais dariam para ser construídos com 64 anos de gastos com carnaval?
      Qual esporte ou apito o sr. toca afinal?
      Não vai tentar responder que o carnaval é festa do povo, certo?
      E que tal, cortarmos todos os subsídios públicos as atividades culturais, afinal, gastar dinheiro com teatros, onde os assentos Vips são ocupados semanalmente por moradores “diferenciados”, talvez de Higienópolis. Não são um tanto cínicas e discriminatórias criticas somente olhando-se apenas o viés oportunista?

      • Sou totalmente a favor de cortar tudo isso… quem deve organizar carnaval é liga das escolas de samba, assim como quem organiza o brasileiro é a cbf… e por ai vai… simples assim… o papel do estado deve na minha concepção ser limitado a proporcionar saúde, moradia, educação, segurança e infra estrutura adequada para que cidadãos possam viver dignamente…

        Se o país já tivesse esse tipo de estrutura adequada a necessidade da sua população, fazer uma copa do mundo nesses padrões seria totalmente aceitável…

        Agora tente responder porque todo líder político nas esferas municipais, estaduais e federais tem extrema capacidade em arrumar dinheiro ou financiamento para fazer obras???

        Seja lá qual for a situação dos cofres públicos, sempre se arruma uma forma de conseguir mais grana e fazer mais obras… as obras viárias são as preferidas….

        Porque essa capacidade não é a mesma para prover os direitos básicos de cada cidadão… Carro no engarrafamento é um problemão para ser resolvido com novas obras viárias em época de campanha… Mães tendo filho no chão da recepção do hospital com o parto sendo feito por recepcionista não é problema???? Será que é poque paciente morrendo por falta de médico não é problema, ou melhor não é problema lucrativo, já fazer estrada e estádio para copa é!!!

        Aqui não me refiro a nenhuma ideologia política/partidária e sim apenas a prioridade… enquanto um evento particular torra bilhões em verbas públicas, o público que realmente precisa desse recurso morre de fome, morre em hospitais, morre por falta de segurança, morre por descaso do estado, tão somente isso… prioridade de direitos prevista em constituição federal… há, mais esta coitada, já foi deixada de lado a tempos… não serve nem mais “para inglês ver….”

        • O senhor deveria olhar também para o que representam obras e investimentos. Só até a copa das confederações, haviam sido gerados mais de 150.000 empregos, diretos e indiretos. Não são gastos, são investimentos, postos de trabalho. O senhor nem tem ideia do que está sendo gerado. Sua crítica é tão simplista que nem se dá conta que a empreiteira que construi um estádio, é a mesma que constroi pontes, hospitais, escolas, estradas.
          E o senhor é contra o Carnaval, porque desconhece a quantidade de pessoas e familias que vivem desse evento popular.
          E, de fato são necessários, hospitais e escolas sim, porém se for para atender doentes por não terem empregos, o senhor ficaria muito mais indignado ainda do que está.
          O senhor vê nessas criticas a copa, oportunismos? Está vendo faixas e cartazes “EXIGIMOS MAIS EMPREGOS”. ?
          Não certo? Pois o senhor vai se indignar muito mais quando elas forem erguidas.
          Um absurdo rejeitar um evento como a copa do Mundo.
          Acho que os contrários a copa deveriam alertar Alemanha, Inglaterra, Japão, Coreia, e outros paises que estão se matando para sediar um edição.
          Ignorantes não? Onde já se viu desejarem essa “porcaria”.
          Um evento que atraiu 210.000 candidatos a voluntários, está sendo boicotado por interesses outros, com toda certeza, só não vê quem não quer enxergar.
          Por favor, descarte a questão política.

          • José Henrique….alemanhã, japão, e outros tantos países que sediaram a copa do mundo, não isentaram a FIFA de pagar seus impostos… o Brasil foi o primeiro e único país que fez isso… a copa no Brasil é a mais cara de todos os tempos… para gerar empregos, bastava o governo federal investir a mesma quantia em infra estrutura de saneamento básico, como uma força tarefa com objetivo de criar redes de coleta e tratamento de esgoto em todo país, pois é comprovado que a falta dela causa milhares de mortes de crianças e adultos todos os anos….

            O emprego seria gerado e vidas seriam poupadas… isso é só um exemplo… nada contra a copa, como já disse aqui, mas da forma com que ela está sendo feita, é INACEITÁVEL… O Citadini não publicou um post que compara em valores totais os gastos das copas da alemanhã e coréia/japão X brasil… estamos gastando 3 vezes mais que estas duas anteriores, a FIFA irá velar limpo, sem pagar nenhum imposto, 15 bilhões de reais, e o Brasil irá gastar 30 bilhões de reais com esse evento…

            Hora, se com 30 bilhões não é possível prover obras de infra estrutura básica que nos falta aos montes e que causa tantas mortes, e de quebra gerar empregos com estas obras, então o melhor a fazer, se é que não já está sendo feito, é “alugar o brasil…”

            Sobre o carnaval, ninguém disse que é contra, leia direito, sou contra ele ser bancado com grana pública… eu acredito que esse evento deveria ser bancado e organizado pela liga das escolas de samba, o que da mesma maneira, continuaria a gerar empregos e renda para todas as famílias que vc citou…

        • Sr. Luiz. É tão ridícula essa discussão de valores, e boicote a copa, quando o brasileiro gasta 2 bilhões de dolares, (não são reais), em um único mês passeando na disney, e em outros lugares.
          Aeroportos lotados, de fato, o país precisa mesmo de muita coisa.
          http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/03/gasto-de-brasileiros-no-exterior-bate-recorde-para-meses-de-fevereiro.html
          Muita hipocrísia culpar a copa por todas as mazelas de décadas. Me desculpe.

          • Essa é a sua opinião, a minha é que ridículo é fazer copa com grana pública sendo que tem tanto brasileiro morrendo por omissão do estado…

            Sobre brasileiros irem para a disney, o que cada cidadão faz com o seu dinheiro não é problema meu… agora o que o governo faz com o meu dinheiro esse sim é da minha conta!

            Sobre as compra no exterior, só uma informação, o brasileiro vai cada vez mais ao exterior para fazer compras, por pura incapacidade adm do governo, que de tanta burocracia, falta de infra estrutura e uma das cargas tributárias mais altas do mundo, faz com que os preços dos da maioria dos produtos no mercado interno seja absurdamente mais caro do que em diversos países do mundo…

        • De vez enquanto, seria bom algumas pessoas abrirem as janelas e ver a realidade, e deixar de se basear em alguns formadores de “opiniões”, mais preocupados em desinformar.
          Na frente do PC, conseguem desenhar um pais pior que o pior dos paises do planeta.
          E, de tanto repetirem, até alguns acabam acreditando.
          Nome dessa espécie, que “aprende” com a repetição?:
          “Papagaio de pirata”.

          • E nome da espécie que vive no país das maravilhas é “Alice”, ou o ceguinho da esquina…

            Vai em um hospital público (HC de SP não serve) para ver o que é bom… quando um filho seu precisar desse tipo de atendimento, vc vai ver qual é a verdadeira realidade do país… (tomara que nunca passe por isso)

        • Vamos rezar então né sr. Luiz. Vamos rezar para sairmos desse “Haiti” que estão pintando o país.
          E depois de vermos as cores das bandeiras, das máscaras, e das “entidades” manifestantes queimando ônibus, e quebrando bancas, bancos e concessionárias, ainda tem gente que acredita que é o “povo” protestando contra a copa.
          Qual bicho que podemos adjetivar como “ingênuo”? O bicho homem, com certeza.

          • Não, não apoio estas manifestações, o fato de eu ser contra a copa não significa que eu seja a favor deste tipo de manifestação… ingenuidade também é achar que a grana da copa não faz falta para a população… ando pelo país todo visitando distribuidores de bebidas que em geral ficam nas regiões mais periféricas das cidades e lhe asseguro, a realidade do país nem de longe é essa que o governo prega… não tem nada de ingenuidade é a realidade mesmo….

  • Eu nunca quis a Copa no Brasil. Aliás, nem gosto desse clima de copa. O que eu acho estranho, é que quando conversamos com as pessoas, todos dizem o mesmo, mas quando chega os dias de jogo, todo mundo só fala em churrasco, reunião para ver jogos, etc. Quem ganha com isso é dono de açougue e mercado. Parece que todo mundo esquece as opiniões.

  • Dr. Citadini : seria muito bom você endereçar essa matéria aos seus “Amigos” da ESPN, principalmente aos Kfouri ( Pai e Filho), que vivem para criticar tudo da Copa de modo
    geral ) e tudo do Corinthians (em particular) ! Alegações dos Imbecis da ESPN: o Itaquerão (não a Arena Corinthians) está sendo construido com verbas públicas, vai
    ultrapassar (em centenas de milhões de reais) os custos projetados, o Corinthians
    não vai pagar porque vai quebrar, e por aí afora! Aqueles idiotas pensam que o Bra-
    sil e São Paulo são regiões do Quarto Mundo, O Brasil e São Paulo recebem não
    milhares mas sim MILHÕES de Turistas anualmente ( Turismo de Negóciosl em SP,
    e de Lazer para o resto do Brasil)! Não serão uns 300.000 turistas a mais que es-
    tourarão a infraestrutura que já existia e a que foi construída para a Copa! Mas os
    jornalistas (?!) da ESPN, SPORTV, FOXSPORTS, etc, estão sempre procurando pêlo em
    ôvo para DENEGRIR a COPA e o TIMÃO! Já foi comprovado que os gastos totais com os Estádios ( em tôrno de R$ 8,5 bilhões ) são inferiores aos gastos de apenas um mês com Educação ( em tôrno de R$- 9,3 bilhões )! Más, mesmo assim, a crítica continúa pesada!
    Por favor, use sua indiscutível influência ( de Juiz, Jornalista, Cidadão, et.) para combater
    êsses pseudos jornalistas, que vivem posando de Cidadãos Patriotas ! Só DEUS sabe …

  • O problema do Brasil!!!! Sao os brasileiros!!!! Como esse Luiz!!!!! Parabens Citadini!!!!

Leave a comment