May 18, 2012

Um atraso só

 

(Aldemir Martins) (Reprodução)

Quem viu, na noite de ontem, o jogo do Boca contra o Flu, pela TV daqui (ou ouviu pelas rádios brasileiras) deve ter ficado triste.
Triste e preocupado com o padrão em que se encontra nosso jornalismo esportivo. E isso é regra nas transmissões de jogos com os argentinos.

A mídia tupiniquim colocou na cabeça que os jogadores argentinos são eternamente desleais, catimbeiros, maldosos, brutos como uns animais.
E eles jogariam com objetivo de machucar o adversário, iludindo o juiz ou fraudando o resultado. É uma posição antiga e claramente preconceituosa com os hermanos. O tempo todo se  fala em lances violentos, quase nojentos dos platenses.

Tudo uma fraude! Os argentinos são sim bons jogadores, têm uma bela escola de futebol, somente inferior à nossa (nós temos atletas negros e eles não, e isso faz a diferença) e o resto é invenção.
Quando vivíamos na época do rádio, tudo bem.  A mentira era livre. E aí foi sendo construída esta imagem deturpada no futebol. Agora, com a TV, por mais que se queira manipular o discurso, não dá para sustentá-lo. Essa mania de querer acusar o destempero de argentinos e de juízes pelas derrotas brasileiras é lamentável, e de vida curta. Quando vista a imagem, a farsa da transmissão é desmontada.

Ontem à noite, o juiz “pegou leve” com o Flu.
Se o árbitro quisesse prejudicar, teria expulsado mais um ou dois jogadores brasileiros.  Teve até  jogador do tricolor dando um golpe (um não, 3) como somente é visto no UFC. E não foi expulso! O pior foi a cena (mal feita) de um outro jogador brasileiro, fingindo ter sido atingido. O repórter da Fox completou, informando que o argentino estava xingando o atleta do Flu, que estava rolando no chão. Que maldoso, esse argentino!
Nem aplaudiu uma cena tão ridícula dessas.

Os jogadores brasileiros, normalmente perdem a cabeça em jogos com os argentinos.
A mídia brasileira inventa e alimenta que eles são medievais e os nossos craques entram nesta bobagem. Agrave-se que o nível escolar e  cultural dos jogadores brasileiros é bem baixo, quando comparado aos argentinos. Quase todos os nossos guerreiros vêm das periferias das cidades. Poucos chegam aos clubes sabendo ler e escrever com desenvoltura. A vida só lhes deu o dom de jogar futebol. Aí eles assumem todas as bobagens da mídia,  chegando ao campo com o equilíbrio  psicológico prejudicado. E vão para o jogo como quem entra numa guerra. Como fez o Flu ontem.
E se dão os vexames que já conhecemos.

Recordo-me disso num jogo do Corinthians contra o River em 2003, na Argentina.
Não há psicólogo  que remova todos estes obstáculos: atletas com formação cultural precária; uma mídia os incendiando, pintando o adversário como desleal, violento etc; e a cabecinha de alguns de nossos jogadores (e também torcedores) aceitando que vamos enfrentar “covardes” argentinos.
É o caminho para o bom futebol ir por água abaixo.

Quando a mídia tapuia entender que os argentinos jogam futebol (e do bom), com virtudes e defeitos,  como nós também temos, nossos jogadores e técnicos mudarão a forma de enfrentar o adversário e o quadro será melhor.
Mas isto demora. E muito.

Dopados 

Quando comecei a acompanhar o futebol (no final dos anos 50), aceitei todas as informações preconceituosas (e até mentirosas) da mídia brasileira a respeito dos argentinos.
Era comum, nos jogos contra eles, a acusação de sempre: jogam dopados. Só venciam porque estavam dopados. Farsa. Anos após, vi que alguns dos maiores clubes brasileiros  (não vou citá-los novamente) adotavam os vários  “remédios”, um claro doping – comum – em seus atletas.
Aquele papo contra os argentinos era mais uma acusação preconceituosa da mídia timbira.

Sem nível

Quem leu ontem a nota do Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro deve ter ficado espantado.
O baixo nível e a falta de pé e cabeça dos termos de seu protesto contra a arbitragem do jogo Corinthians e Vasco assustam pela infantilidade.
Não afirma nada, insinua tudo. O mais interessante é a parte final com a expressão “Muito estranho!!!!!!” . Quem foi o bobalhão que redigiu isso?
É motivo para demissão por justa causa.

18 Comments

  • O futebol argentino é diferente do nosso sim, jogadores mais aplicados tecnica e taticamente, com muito mais pegada sim, entram duro sim, são catimbeiros sim… mas e ai??? tudo isso faz parte do futebol, assim como faz parte do futebol passar o pé encima da bola, driblar para traz (como muitos “craques” brasileiros fazem), fazer firula, e destabilizar o adversário com dribles humilhantes… isso é futebol, e a unica diferença é que os argentinos possuem estilo mais aplicado enquando os brasileiros tem estilo mais irreverente, mas é tudo futebol. Sonho com o dia que irei ver jogadores com a habilidade dos brasileiros e a aplicação tática argentina! Seria ver o futebol ser pratucado em sua perfeição!!!

    Me lembro quando mais um jogador BURRO brasileiro (pois pra mim burrice não significa falta de educação como vc diz, e sim despreparo emocional) colocou uma libertadores a perder ao entrar infantilmente em uma provocação deum argentino do river plate. Bem, esse jogador, lateral esquerdo, acabou por se mostrar de baixissima capacidade mental quando passou pelo santos e fez declarações patéticas a respeito do timão e agora vive na mediocridade jogando no inter, quase esquecido la no sul. Essa é a realidade do futebol brasileiro quando enfrenta equipes argentinas, uma pena!

    • Não há psicólogo que resolva.

  • Cuidado!!!! O Vélez vem ai !!!! hehehehehehe Pode ir fazendo tratamento de choque (psicológico) nos jogadores do corinthians!!!! Se!!!!! Passar pelo Vasco.!!!rsrsrsrsrsrs

    • Como vai o Palestra?

      • Esse Pereira é meio burro. Não tem como o Corinthians pegar o Vélez na semi, talvez na final. Se o Vélez passar do San7os e o Boca passar do Flu, dá Vélez x Boca na semi. Se o Vélez passar do San7os e o Flu passar do Boca, dá Corinthians x Flu na semi. OU seja, os adversários do Corinthians (se passar pelo Vasco) na semi podem ser: San7os, Universidad Catolica/Libertad ou Fluminense.

  • Se fosse o corinthians, e não flu, a mídia agora estaria caçando os culpados pela derrota do timão.

    • Ai o discurso seria outro.

  • Concordo plenamente. Acontece que os jogadores brasileiros não têm estrutura emocional para suportar um juiz que adota a postura que o da partida de ontem adotou. Os jogadores do Corinthians fizeram o mesmo contra o Emelec.
    Também concordo que você diz que o juiz poderia ter expulsado 3 jogadores do Fluminense. Mas os árbitros, quando vão apitar jogos contra times brasileiros, devem inverter as faltas e fazer de tudo para desestabilizar os jogadores, pois deve ser muito engraçado e patético presenciar isto ao vivo. São como cachorros, quando provocados e atiçados! Eles nem precisam expulsar 3 jogadores para prejudicar o time brasileiro – basta fazer o que ele fez para que o futebol vá embora e que a raiva e o sentimento de guerra aflorem.

    • A culpa é do jogador.

  • Boa tarde Citadini. Ao meu ver os resultados de ontem da libertadores foram ótimos. Adorei as derrotas de s4n7os e fluminense. Já que todos unem forças para torcer contra o TIMÃO, a FIEL tem que fazer o mesmo e torcer contra os seus concorrentes brasileiros na libertadores.

    Algumas opiniões da mídia despertaram a minha atenção.
    1° Os midiáticos ficaram inconformados com a arbitragem dos jogos de ontem. Segundos eles, os árbitros foram caseiros e tendenciosos… Interessante, do nada o discurso mudou!. Lembro-me quando todos no CORINTHIANS criticaram a arbitragem do jogo contra o Emelec, no Equador. a crônica esportiva disse que os ALVINEGROS exageram nos protestos, que libertadores é assim mesmo, e que time que quer ser campeão tem que encarar esse tipo de situação e blá, blá, blá… Bastou o peixe e o flu perderem para o discurso mudar. Se fosse o CORINTHIANS… A conversa seria outra.

    2° Não sou nem um gênio em matemática, ao contrario, tal matéria é o meu pesadelo, mas sei perfeitamente que empatar na casa do adversário em 0x0 é bem melhor que perder por 1×0… Ontem, segundo alguns “comentaristas” que jugam-se imparciais, não é bem assim. Para eles s4n7os e fluminense atropelarão seus respectivos adversários, dizem que 1×0 é pouco, que será fácil retirar essa vantagem dos argentinos… Sei não hein… A única coisa a qual tenho certeza é a de que tratando-se de CORINTHIANS, os “jornalistas” dariam o sonho de conquistar a libertadores por encerrado.

    Por fim sobre a choradeira dos cariocas. Eles deveriam administrar e estruturar melhor os seus clubes e pararem com as picuinhas.

    Contra tudo e contra todos, esse ano o CORINTHIANS conquistará essa tal taça “La Cucaracha” e calará a boca dos antis.

    • Eles estavam todos juntos.

  • Como ateu estou orando para o Tite ler esse post, pois, iremos enfrentar os hermanos ou na semi ou na final. Alias, estava torcendo para o Lanus contra o Vasco, para enfrentarlos já nas quartas. A mídia nacional em todos os níveis está de uma pobreza cavalar, e em especial a esportiva. Dá a impressão de haver entre os jornalistas esportivos a concorrência para ver quem mais deturpa a verdade. Vamos continuar a nossa fé, nessa jornada que será vitoriosa, para o aborrecimento dos antis.

    • Vc tem razão. A mídia está cada dia pior.

  • Citadini; o Pereira existe mesmo (assim como eu e outras e pessoas, de carne e osso) ou é uma invenção sua só para dar um toque cômico ao blog?

  • Citadini vc precisava estar de volta viu….mas vamos lá…não sei se vc sabe citadini mais compramos a fox agora, o cheque demorou um pouco pra cair…mas já compramos também, rsrsrsr
    http://www.foxsports.com.br/blogs/view/7144-imagem-do-site-do-fox-sports-mostra-impedimento-de-alecsandro

  • O aumento do profissionalismo no futebol vai deixando evidente a qualidade dos futebolistas argentinos. Haverá sempre espaço para os grandes craques. Mas entre os bons jogadores os argentinos vem ganhando terreno. Basta ver nas equipes de ponta da Europa. Barcelona, Milan, Internacionale, Manchester City, Real Madrid. Os argentinos aparecendo. Os brasileiros…

  • Eu vou mais longe. Jogador argentino é melhor que o brasileiro, pois além de serem giguais tecnicamente, jogam com inteligência tiram o máximo proveito que a regra permite. O Brasil só foi superior a eles quando teve Pelé e Garrincha. Em outras eras sempre levamos a pior. Motivo: JOGADOR BRASILEIRO É MASCARADO, METIDO E BUUUUURRO.
    Abraços

  • Essa falsa polêmica, esse factóide, do qual o ponto mais ridículo foi a nota “insinuante” da Federação Carioca (o autor!… eu quero o autor daquela preciosidade argumentativa e literária!) reforça uma verdade:

    O futebol brasileiro caminha para a polarização, pura e simples, entre sua única superpotência econômica – o Corinthians – e os demais clubes; os corinthianos e os anticorinthianos; a paixão da Fiel e o ódio recalcado dos outros; o amor que efetiva a construção do maior clube do mundo, e a inveja que intenta destruí-lo.

Leave a comment