Jun 13, 2014

Vaias e xingos.

 

O problemão que Lula criou para Dilma 

 

 

Juca Kfouri

 

Ao trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2007, num momento em que o país bombava e tudo dava certo, o ex-presidente Lula não calculou que sete anos depois as coisas poderiam estar diferentes.

Mais: não se ligou que Copas do Mundo não são para o povão, mas apenas para quem pode pagar caro por um ingresso nos novos estádios erguidos a peso de ouro para recebê-las.

Eis que a bomba explodiu no colo de sua sucessora, pouco familiarizada com a mal vista cartolagem do futebol.

Se Dilma Rousseff soube guardar profilática distância de Ricardo Teixeira e, agora, de José Maria Marin (ninguém o viu perto dela ontem) , nem por isso ela evitou a hostilidade da torcida endinheirada que esteve na Arena Corinthians.

Se em Brasília, na abertura da Copa das Confederações, a presidenta foi vaiada, em São Paulo foi xingada mesmo, com palavrões típicos de quem tem dinheiro, mas não tem um mínimo de educação, civilidade ou espírito democrático.

Ninguém precisava aplaudi-la e até mesmo uma nova vaia seria do jogo.

Mas os xingamentos raivosos foram típicos de quem não sabe conviver com a divergência, mesmo em relação a uma governante legitimamente eleita pelo povo brasileiro.

A elite branca tão bem definida pelo insuspeito ex-governador paulista Cláudio Lembo, mostrou ao mundo que é intolerante e mal agradecida a quem lhe proporciona uma Copa do Mundo no padrão Fifa.

Que os próximos governantes aprendam a lição.

www.blogdojuca.uol.com.br

34 Comments

  • texto patético… como tudo no Brasil, a qualidade da imprensa está indo de mal a pior….

    primeiro apesar de todos concordarmos que no estádio a imensa maioria eram de pessoas mais abastadas, todos tem o direito de criticar quem bem intender… ou agora só as classes menos favorecidas podem manifestar sua insatisfação com o governo???? Ou será que só os mais favorecidos que são mal educados, os menos favorecidos protestam como lordes????

    Cade os direitos iguais, o respeito a liberdade de expressão… ou será que esse papo só vale para quem é negro, pobre ou índio????

    Sem falar que o jornalista em questão é um legítimo representante do que ele descreve como “elite branca”

    Como disse o músico esse texto é um dos mais claros retratos da “Esquerda Caviar”…

    • Perfeito Luís!

      Nada a acrescentar!

      • A presidenta respondeu com muita propriedade às ofensas (e não “críticas”!) a ela dirigidas por aqueles que deveriam ser os últimos a reclamar de alguma coisa: setor mais caro do estádios, globais, ingressos de cortesia da Fifa… Quem sofreu torturas da ditadura militar não tem por que se abater com a falta de educação dessa gente!

  • Realmente a presidenta Dilma tem q ser tirada do poder nas eleições..concordo q é péssima para o brasil.Porem ontem essas pessoas “endinheiradas” passaram do limite..mostra q o brasil jamais vai conseguir ser primeiro mundo…

    • “.Porem ontem essas pessoas “endinheiradas” passaram do limite.” Quem define o limite alan? E se fossem pobres xingando, tudo bem?
      E cá entre nós, não é exagero chamar de grosseria xingar quem está
      acabando com o país?

      • Quem define os limites? Boa pergunta. Será que a educação definiria? Acho que a presidenta respondeu muito bem às grosserias! Quem foi torturada pela ditadura militar não se deixa abater por falta de educação de uma minoria. Agora acho engraçado falar que ela está “acabando com o país”! Digam o que disserem nunca esse país viveu uma situação tão boa quanto hoje!! Como já foi comentado aqui mesmo alguém leu algum cartaz de manifestante pedindo mais emprego? Não, né?! A taxa de desemprego está no menor nível desde muito tempo. Querem mais educação (é de se perguntar se esse povo das ofensas quer isso mesmo!)? Foram várias universidades federais criadas, escolas técnicas, programas como o Pronatec, o Prouni, o Universidade sem fronteiras! 10% do PIB será destinado à Educação! Saúde? A demanda é mais difícil, mas há progressos! O Médico Sem Fronteiras leva saúde a regiões que nunca tiveram um médico. Mais participação popular? Movimentos sociais como o MTST conseguem dialogar e ter demandas atendidas! Eu detesto discutir política em lugares nos quais o futebol deveria prevalecer, mas não tenho medo de dizer bem alto que a Dilma merece respeito e terá meu voto em outubro!

        • Médico Sem Fronteiras? De onde tirei isso! O programa brasileiro tem outro nome do qual não me recordo.

        • “Digam o que disserem nunca esse país viveu uma situação tão boa quanto hoje!! ” Como em tudo, o fuhrer dos nove dedos decreta o que é “verdade” e todos são obrigados a repetir. Pense o que quiser, o Brasil está a beira do caos. Se você acha normal meia dúzia de vagabundos paralisar a maior cidade do país e outra meia-dúzia destruir o que tiverem vontade eu não acho.

          Você tem toda razão em dizer que aqui não é o fórum adequado para discutir politica, mas é que o dono do espaço decidiu reproduzir um texto constrangedor de puxa-saquismo explicito. O resto foi consequência;

          • Não o conheço e quero crer que seu comentário não faz faz jus ao senhor! Fuhrer de 9 dedos é agressão tão gratuita quanto mandar a presidenta tomar onde for. Isso sim é coisinha fascista de quem não tem noção de história nem de educação! É típico da turminha de paulistanos que não suporta ver a ascensão de quem preferiam pisar na cabeça por direito inalienável e histórico! O senhor tem razão quando diz que comentários políticos são autorizados pelo dono do blog quando publica textos com conteúdos dessa natureza! Mas me chateia muito ver destampada a porta do inferno dos comentários reacionários e destemperados da incivilidade cotidiana do “debate” político. Espero que o senhor esteja acima dos seus comentários e só tenha tido alguns maus momentos. Aliás, já que o senhor usou essa imagem ridículo do jogo de xadrez com pombos releia o que escreveu e tente ver quem sujou o tabuleiro primeiro.

  • Manifestar com as vaias, eu concordo. Se eu estivesse lá eu também vaiaria. No entanto, os xingamentos foram grosserias, que por si, já causam repulsa. Não xingaria nem se fosse um homem e muito menos uma mulher. Ressalto aqui minha vontade de mudar o controle político desse país.

    • “Manifestar com as vaias, eu concordo. Se eu estivesse lá eu também vaiaria.” O que seria seu direito, mas tenho certeza absoluta de que seria criticado por muitos petralhas. Pense nisso.
      “No entanto, os xingamentos foram grosserias, que por si, já causam repulsa.”
      A você, o que eu respeito, a mim, que também não estava lá, me encheram de alegria.
      “Não xingaria nem se fosse um homem e muito menos uma mulher.”
      Ué, a igualdade só serve para ela poder ser presidente?

  • Lamentável esse texto.Triste ver até onde um jornalista desce para defender o (des)governo que nos desgraça. Será possível que ele não se envergonha ao reler essa barbaridade?
    E por falar em Esquerda Caviar, na minha época (a mesma do Juca) chamava-se esse pessoal de uisquerda.
    O mais ridículo é ele falar em elite branca!!!!!!!! E ele, é o que ?????? E a Martaxa? O Haddad? A presidanta?

    ” a qualidade da imprensa está indo de mal a pior….”
    Como quase tudo Luís, e vai piorar muito após 12 anos de degradação da Educação e lavagem cerebral.

    • Mario, parabéns pelo comentário! Deparar-se com J.Kfouri fazendo suas caminhadas (i.e. desfiles) na av. Higienópolis e rua Rio de Janeiro é impagável. A arrogância dele é tão ridícula quanto esse artigo e as médias que faz atacando (e mandando outros “jornalistas” menores fazerem) com relação ao Corinthians. Talvez não seja coincidência que Carlos Miguel Aidar seja seu primo.

      • Obrigado Toninho
        “Deparar-se com J.Kfouri fazendo suas caminhadas (i.e. desfiles) na av. Higienópolis e rua Rio de Janeiro é impagável” ObriNunca vi, mas consigo imaginar. Tive dois contatos com ele e fiquei chocado com a arrogância e prepotência. Também me enoja ele atacar o Corinthians para posar de imparcial, e agora essa demonstração explicita de puxa-saquismo abjeto.

  • Reli o texto e ele é ainda mais repugnante do que me pareceu na primeira leitura.

    “nem por isso ela evitou a hostilidade da torcida endinheirada que esteve na Arena Corinthians.”
    Aposto que for que Dirceu, os “Tattos” e a Martaxa tem MUITO mais dinheiro que 90% dos que estavam lá. E daí? Com certeza boa parte era menhos “endinheirada” que o autor. E daí?

    “Se em Brasília, na abertura da Copa das Confederações, a presidenta foi vaiada, em São Paulo foi xingada mesmo, com palavrões típicos de quem tem dinheiro, mas não tem um mínimo de educação, civilidade ou espírito democrático.”
    Não sabia que existem palavrões para cada classe social. Ou será que ele quis dizer que pobres não xingam?????

    “Ninguém precisava aplaudi-la e até mesmo uma nova vaia seria do jogo.”
    Obrigado por permitir, já é muita coisa partindo de quem apoia um governo que vive tentando proibir a liberdade de expressão.

    “Mas os xingamentos raivosos foram típicos de quem não sabe conviver com a divergência, mesmo em relação a uma governante legitimamente eleita pelo povo brasileiro.”
    Como é que é????????????

    “A elite branca tão bem definida pelo insuspeito ex-governador paulista Cláudio Lembo, mostrou ao mundo que é intolerante e mal agradecida a quem lhe proporciona uma Copa do Mundo no padrão Fifa.”
    Não sabia que foi a presidanta que nos proporcionou a Copa! Tinha a impressão a o que ela (e os petralhas em geral) fizeram foi torna-la muito mais cara do que deveria.

    • Que falta de informação é essa? Quem conseguiu trazer essa Copa para o Brasil não foi a Dilma, é verdade, mas foi o PT sim! Na gestão Lula! E vem falar você me “petralha” aumentando o gasto? Como assim? Gastos com estádios foram de governos estaduais petistas? O governo federal investiu em infraestrutura de mobilidade! Onde está o superfaturamento? Fácil falar sem ter que mostrar nada porque poucos distingues os poderes do país, a diferenças entre os estados, etc. É só falar no vazio do “aumento do custo”, dos “petralhas”, etc. O resto o PIG (Partido da Imprensa Golpista) faz desinformando e jogando acusações segundo sua conveniência! E o metrô dos tucanalhas (desculpem-me por utilizar esse termo, só o faço porque não admito o uso de “petralha” também! não é assim que se discute política!) de SP? Não mereceria mais consideração da parte de todo mundo nesse aspecto também?

      • Altamir, poderíamos ficar um anos discutindo esse assunto, mas fiquemos no óbvio, no INCONTESTÁVEL, topa?

        – TODOS os níveis de governo se locupletaram e eu nunca disse nada de diferente

        Respondendo uma pergunta sua: Gastos com estádios foram de governos estaduais petistas?
        Alguns sim, por exemplo Fonte Nova

        Finalizo PROVANDO que o lulo-petismo encareceu e muito a Copa e faço isso com uma pergunta: quem insistiu em 12 sedes?

        • E por que não 12 sedes? O Brasil tem o tamanho que tem! Reclamar de sedes como Manaus por causa do calor é o fim da picada quando se sabe que a próxima Copa será no Catar! A Amazônia é nossa é temos que mostrar isso para o mundo!

  • Penso que existem pessoas ricas e pobres, bem e mal educadas.
    Cada um deve se situar onde se sente bem e confortável, entre seus iguais.
    Ou entre as mal educadas, ou entre as bem educadas, independente da classe a que pertençam.
    Existem mendigos e magnatas nos dois polos.
    Como existe o radicalismo árabe e judeu.
    Como existem eleitores perpétuos de Maluf, e eleitores perpétuos de Lula.
    Pretender “conquistar mentes e corações” com humilhações, me parece bem irracional, me desculpem os “xingadores”.
    A única coisa que me incomoda nesse caso é que insistem em vincular o Corinthians, (esse blog é corinthiano por excelência), com política, ou políticos envolvidos em denuncias, verdadeiras ou falsas.
    Parece que há uma tentativa desesperada nesse sentido, e, na abertura da copa, no estádio, cujo apelido “criaram” por pura discriminação, foi cantado por parte de torcedores, certamente diferenciados, com o objetivo de ofender, pois sabem que o corinthiano não aprova, e ninguém fez questão de comentar, aliada a dor de cotovelo que sentem pelo sonho alcançado pelos desdentados.
    Se, muitos estão enojados com políticos, nós corinthianos também estamos enojados, com o tratamento que o clube vem recebendo por certa parte da imprensa.
    Também vejo a origem desse tratamento, incrementado após o clube conseguir fazer justiça na divisão das quotas de TV, despertando o ódio e inveja não só de quem recebia quota igual por décadas sem merecer, como também por mídias concorrentes da Globo.

    Por outro lado, acho que, se proferir palavrões em estádios lotados, com transmissão ao vivo para todo o país, for útil e atingir objetivos, está aí, uma grande oportunidade para o corinthiano enojado com o tratamento discriminatório, usar da mesma “estratégia”, contra algumas mídias, escancaradamente discriminadoras do nosso querido clube.

    Se está correto, pobres ou ricos, então vamos lá: “Ei …………… v.t.n.c”
    Podem preencher nos pontinhos, com tudo o que quiser.

    • Ótimo txt, Anderson! Assino embaixo!

    • Concordo com praticamente tudo o que você disse Anderson, mas na minha opinião você cometeu um erro de interpretação:

      “Pretender “conquistar mentes e corações” com humilhações, me parece bem irracional, me desculpem os “xingadores”.”
      Ninguém pretende conquistar nada com xingamentos, trata-se de DESABAFO. Imagine você atravessando uma rua na faixa, um motorista acelerando em sua direção e você tendo que saltar para a calçada.
      Se você xinga-lo de fdp, seria para conquista-lo? Acredito que não. Pois é, a presidanta fez muito pior, foi catarse pura.

      • Acho que mesmo se tratando em desabafo, ainda opto pela educação.
        Eu não diria um palavrão a uma mulher, da mesma forma que não atiraria uma banana a um negro.E muito menos diria em meio a um coro puxado, acobertado por movimento bovino.
        Para mim, ambos não são atos civilizados, nem discriminatórios ou racistas, foram mesmo falta de educação.
        Isso é ponto pacífico, Desabafem quanto quiserem, pulem embaixo do trem, vistam capuzes, queimem bancas de jornais de pessoas que trabalham a 30 anos, queimem ônibus, porém eu não sou petista mas a educação recebi, e transmito aos meus descendentes.
        Cada um que se comporte de acordo com seus principios morais e éticos que porventura carregue e forme o carater de seus rebentos.

        • Mais uma vez bom texto. Educado, desapaixonado, preciso!

  • Gente rica é assim. Sem educação nenhuma. O certo era identificar um por um, processar um por um, e ouvir do dito cujo (em público), a sua versão.

  • A esquerda caviar tem dois pesos e duas medidas. Fosse o país governado pelo PSDB e as arquibancadas gritassem palavras idênticas às proferidas pela torcida na quinta-feira, o PT e o Jura seriam os primeiros a dizer que vivemos num país democrático e que “não se pode calar a voz do povo”.
    Quando as manifestações são pró-PT, é a “voz do povo”. Quando é contra, é a “voz da elite”. Lamento em dizer, mas as milhões de pessoas que foram às ruas no ano passado gritavam por mudanças e pelo fim do desgoverno bolivariano, centralizador, aparelhado e fascista. Era a “elite” também?

    • Você está certíssimo Felipe, e é por isso que encerro minha participação nesse tópico. Tenho vasta experiência em discutir com lulo-petistas e a comparação com jogar xadrez com um pombo é perfeita. Para quem não conhece:

      DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS,CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA

    • “Fascista” por que? Governo eleito que exerce o poder de acordo com a Constituição! Quando é a direita no poder a esquerda critica? Claro! Seria mal educada, grosseira? Provavelmente! Por isso é preciso elevar o nível do debate. Não é chamando o outro lado de fascista que se faz isso!

      • Quando alguém fala de fascismo, automaticamente nos vem à cabeça o totalitarismo e a aversão à democracia. Um governo que não é capaz de assimilar vaias, que são comuns à democracia, que instaura POR DECRETO a formação de um quarto poder, controlado por ele mesmo, está muito mais para ditatorial do que para democrático.
        Quando se fala de Mussolini e Hitler, facilmente a imagem destes líderes discursando e uma multidão aplaudindo. O mesmo ocorria com Fidel e Chavez – – é isso que a esquerda caviar quer.

        • Sr. Felipe; uma leitura, ainda que superficial, de algum livro de ensino médio de História poderia esclarecer alguns pontos obscuros de seu entendimento sobre o que é fascismo e suas diferenças com relação à governos com políticas de esquerda.

          • Sr. Altamir, causa-me espanto como pessoas como você e tantos outros petistas são aversos ao debate (que é a raiz da democracia). Quando uma simples postagem como esta minha, expressando alguns fatos irrefutáveis (posso citar outras dezenas de fatos), o petista clássico, como o Sr., perde totalmente o controle, como o nosso amigo Mario descreveu com maior propriedade.
            Dizer que o PT e demais partidos bolivarianos são alinhados à democracia é no mínimo ingênuo. Um partido que vive tentando controlar a imprensa, que decreta o quarto poder, que se alia a Paulo Maluf e José Sarney (que apoiaram a ditadura militar) não se pode classificá-lo como sério e bem intencionado. Eu também poderia citar a demonização dos médicos brasileiros e endeusamento de neo-escravos-médicos cubanos, que entram aqui sem um único exame de competências. Poderia falar do dinheiro investido na Venezuela (sem contrapartida), no mais de bilhão de dólares investidos em infraestrutura cubana, no mensalão, na Petrobras, na contabilidade criativa para gerar superávit primário, na criatividade do IBGE para divulgar dados sobre o desemprego, na incrível competência do Lulinha (ex-funcionário do zoológico) em fazer dinheiro e se tornar bilionário, do caso Palocci, entre tantos outros, mas creio que seja desnecessário.
            Por favor, já que o senhor possui o ensino médio, responda-me algumas coisas: de onde vem o conceito de esquerda? O Sr. acredita mesmo que o PT seja um partido de esquerda?
            Eu sei que a resposta não virá — é mais fácil derrubar o tabuleiro.

          • Sr. Felipe, por favor… Não me recuso ao debate! E aprendo muito sempre com eles. Mas fica difícil quando alguém começa chamando o adversário de “fascista”. Depois dizer que é o outro que perde o controle? O senhor fala em “fatos irrefutáveis”. Mas infelizmente arrola uma série de interpretações sobre eles. Se “fatos” são irrefutáveis resta discutir o que são “fatos”. O senhor, por exemplo, apresenta alguns fatos misturados com infâmias. Por exemplo ao dizer que o filho do Lula é “bilionário”. Desculpe-me mais isso é só um boato, “hoax”, de internet. Ou que o PT vive querendo controlar a imprensa!!! Que ideia mais estapafúrdia! O PT é detonado diariamente pela imprensa quase toda! Até o Datena entrou na onda! E qual controle o PT tenta exercer sobre ela? Falá-se em regulamentar a prática da mídia, mas isso está muito longe de qualquer controle sobre o conteúdo vinculado. O senhor sabe que a Constituição proíbe que uma mesma família controle midia escrita e falada e, entretanto, é o que acontece com a Globo e a família Marinho? Quando se fala em regulamentação da mídia o modelo que se copia não é o cubano, mas o de países que o senhor jamais chamaria de ditaduras (USA), por exemplo! O que o senhor chama de “quarto-poder”? Tradicionalmente é como é chamada a mídia. Talvez o senhor esteja se referindo ao decreto recém publicado da presidenta aumentando a participação da sociedade civil no Estado. Os mecanismos que daí seriam criados copiam países comunistas como a…Suiça!! A aliança com Maluf não é do meu agrado também. Entretanto isso está muito longe de ser uma aliança programática na qual ele ocuparia posição de proa. E não é demais relembrar (não sei se o senhor vota no PSDB) da antiga aliança com o Toninho Malvadeza que, aí sim, ocupava papel proeminente no governo tucano! Aliás não é fora de propósito relembrar, nesse contexto, que o candidato Aécio é notório perseguidor de jornalistas em MG. Demonização de médicos brasileiros pelo Governo Federal? Quando? Os médicos brasileiros seriam muito bem vindos no programa “Mais Médicos” como, entretanto, preferiram não participar, o programa admitiu médicos de outras nacionalidades! Qual o problema disso? A “escravidão” dos cubanos? Ora essa, não estão acorrentados nem nada o que valha! Estão aqui trabalhando e contribuindo com a economia do país deles, por escolha! Com relação ao porto de Mariel eu fico com a opinião da Fiesp… Não sei se o senhor conhece.
            O conceito de “esquerda” – e isso pode ser encontrado em qualquer livro do ensino médio – nasceu durante a Revolução Francesa. Os deputados que apoiavam as reivindicações mais radicais do Terceiro Estado situavam-se à esquerda no plenário. Se o PT é de esquerda eu diria que é. Mas não exerce um governo de esquerda. Governa por meio de uma aliança com forças de centro e de direita. Por isso sofre oposição da esquerda mais radical, como o PSTU, PSol e outros partidos e grupos ainda mais radicais. Eu apoio o governo porque faz o possível dentro da conjuntura atual, sem o rompimento do Status Quo, para a melhoria dos indicadores sociais.
            Já que o senhor gostou da história do pombo jogando xadrez, o senhor cumpriu bem o papel daqueles que seguem uma certa “lei” (não me recordo o nome….): numa discussão na internet poucas réplicas são necessárias até que os termos “fascista” ou “nazista” surjam. Aliás, no seu caso, acho que já apareceu logo de saída…

  • Só um registro, após a euforia do jogo de abertura, onde alguns ignorantes atribuíram os xingamentos a presidente a “elite branca paulista”, pipocam no facebook, vídeo de todos os jogos disputados até o momento onde as “elites brancas, pardas, negras e indígenas, pertencentes aos 4 cantos do país, mandam a dilma carinhosamente ao mesmo lugar que os paulistas mandaram…

    Assim fica comprovado que essa mania do jornalismo e da política de tentar rotular fatos, pessoas e situações, é antiquada, e totalmente inadequada para o tempo em que vivemos, aliás como já preguei nesse blog diversas vezes em comentários de postes anteriores…

  • Para essa imprensa nojenta (Juca Kfouri incluído), o Brasil teria de ficar eternamente com aqueles estádios ultrapassados e sem segurança nenhuma.
    A COPA não é para para o POVÃO, mas certamente os estádios fortalecerão os clubes e as ARENAS trarão progressos ao longo dos anos. Como bem disse Citadini aqui nesse blog, Cruzeiro e Atlético não eram nada antes da construção do Mineirão.
    Quanto as vaias à Presidente, são injustas. Ela apenas cumpriu o compromisso de realizar o que foi prometido pelo LULA. Além do mais, não era a ELITE que estava presente à ARENA ?
    Citadini, nos poupe de JUCA KFOURI. Um babaca lambe-botas e metido a intelectual.
    Abraços

    • E tem mais: é enojante ver como JK adora “atacar o Corinthians para posar de imparcial” (Mario S Nusbaum 14/06/2014 at 5:23 pm)

Leave a comment