Jun 17, 2014

Erros e acertos da Copa

Ninguém  nega: a Copa do Mundo de futebol de 2014 é um sucesso e tanto. A força do futebol e e o peso deste evento superaram as críticas que apareciam por todos os lados no período que antecedeu o evento.

A realização da Copa no Brasil é um notável sucesso e vem apresentando uma incrível lista de acertos e erros que espanta qualquer pessoa acostumada com o mundo do futebol.

O maior dos erros desta Copa é a quase absoluta incapacidade dos governos de defenderem o evento, mesmo diante dos mais medíocres ataques.

Quando as manifestações do ano passado começaram -com a campanha contra aumento da passagem de ônibus- o grito maior dizia que o País gastava muito na organização da Copa e pouco nas áreas de transporte, saúde, educação etc.

Era puro engodo. Mas, incrivelmente, até setores do governo passaram a defender o “grito das ruas” dando razão aos detratores da Copa.

A Copa era um projeto de todos os governos: federal, estadual e municipal. Estava acima dos partidos e das disputas eleitorais e partidárias.

Mas bastou uma ou outra passeata para que  todos os governos e políticos iniciassem uma demagógica luta para “tirar o corpo” e “jogar a carga para o outro”.

As manifestações eram um grito difuso contra tudo e todos e representava um conjunto de frustrações especialmente dos setores de classe média.

As oposições começaram a dizer que o governo estava gastando muito dinheiro com as obras da Copa o que, todos sabiam, não era nada verdadeiro. Não foram poucos os líderes de oposição -que mesmo estando no evento Copa em seus Estado e municípios- passaram a atacar o evento.

E o governo federal -que deveria liderar a defesa da Copa- passou a adotar a tática do tatu. Correu para dentro de casa e ficou esperando a tempestade passar. Quando agia era para acusar a Polícia Militar (especialmente a de São Paulo) de ser o motivo dos protestos. O que era -evidente- equívoco. O momento mais trágico foi quando o partido do governo resolveu convocar seus militantes para engrossarem uma manifestação de protesto na Av. Paulista contra a….Copa que seu governo estava fazendo.

Esta fase -de defesa débil da Copa- afetou todo o evento e só está sendo superada agora com a força do futebol.

Bastaria aos governos assumir -sem qualquer vacilação- a defesa da Copa e os argumentos dos “protestantes” fariam água.  Veja-se o exemplos dos estádios sempre lembrados como foco de gastança. Peguemos a Arena da Amazônia – acusada a todo momento  de ser um elefante branco- construída na cidade de Manaus. Imagine-se o que diria o mundo se o Brasil fizesse uma Copa e excluísse a Amazônia. É um custo. É. Mas esse é o preço por termos a Amazônia. Não dá para ficar dizendo a “Amazônia é nossa” e quando faz uma Copa tirar a Amazônia do mapa. Incrivelmente ninguém -dos governos todos- lembrou de dizer isso.

Mas a Copa chegou a a força do futebol virou tudo. Poderia ser um momento fantástico de fortalecimento do pais. Não está sendo porque os governos erraram o tempo todo.

Veja este último trágico erro:

A Abertura da Copa- realizada com grande sucesso na Arena Corinthians- acabou gerando um barulho por todo lado porque a presidente Dilma foi xingada, de forma vil por torcedores presentes no estádio. Deplorável e vergonhoso.

Mas tudo dentro de um grande erro: a presidente foi à abertura mas tomou medida para não aparecer muito e levar algumas vaias. Acreditando que isto seria possível, alteraram o cerimonial e a presidente -que deveria declarar aberta a Copa, ficou na última fila de um camarote.

Incrível erro. Como já fora o lamentável discurso na TV antes da Copa quando, caindo no papo dos inimigos, começou a desfilar números de investimento em…saúde, educação etc.

Se a presidente Dilma ouvisse mais pessoas do mundo do futebol e menos esses marqueteiros inúteis, teria comparecido ao estádio e declarado aberto os jogos como todos os outros países fizeram.

Seria vaiada? Lógico. Quem não é vaiado em campo de futebol? Até minuto de silêncio recebe vaia.

Tomada a vaia e fortalecida porque não se escondeu ou se omitiu, teria receberia apoio pelo seu gesto por todo lado. Destaque-se que na plateia estava em maioria o pessoal VIP numa boca-livre oferecida pelas empresas e entidades.Quase 80% do público ali presente não tinham comprado ingresso por caminhos regulares.

O xingamento foi grosseiro e deplorável mas os marqueteiros ajudaram muito. E provocaram esse desgaste que ficará cada vez maior quando o público olhar pela TV outros presidentes de outras nações comparecendo aos jogos. Ontem mesmo a Sra. Merkel, primeira ministro da Alemanha -apareceu mais do que o Cristiano Ronaldo. Foi até ao vestiário tirar uma fotos. No outro jogo apareceu o vice-presidente dos EUA com toda a delegação para apoiar o jogos de seu país.

É claro que a presidente Dilma deveria ir a todos os jogos do Brasil mas, tendo errado na abertura, ficará com esta saia justa a Copa toda.

Mas, entre erros e acerto, a Copa vai ser um sucesso. Poderia ser maior? Poderia. Mas, com esta praga de marqueteiros que infestam o país por ai, até que estamos saindo bem.

19 Comments

  • Concordo com tudo até “.Copa que seu governo estava fazendo.” Daí para frente discordo de quase tudo.

    ” Imagine-se o que diria o mundo se o Brasil fizesse uma Copa e excluísse a Amazônia.”
    Tenho quase que certeza de que não diria nada, ou será que os EUA erraram por “excluírem” o Alaska? E Cuiabá, por que?

    ” a presidente Dilma foi xingada, de forma vil por torcedores presentes no estádio. Deplorável e vergonhoso”
    Não acho, muito pelo contrário, deplorável e vergonho foi, por exemplo, recusar-se a entregar a taça na Copa das Confederações. Mesmo que os xingamentos tenham sido deploráveis e vergonhosos, estamos falando de uma torcida de futebol, muito, muuuuuuuuuiiiiiiiiiitoooooooo mais grave uma barbaridade cometida por um chefe de governo, ou não?

    “Se a presidente Dilma ouvisse mais pessoas do mundo do futebol ”
    Ela não ouve ninguém a não ser o chefe dela, por que ouviria pessoas do mundo do futebol?

    ” Destaque-se que na plateia estava em maioria o pessoal VIP numa boca-livre oferecida pelas empresas e entidades.Quase 80% do público ali presente não tinham comprado ingresso por caminhos regulares.”
    Você arrisca um palpite sobre quantos foram oferecidos por governos e estatais?

    “O xingo foi grosseiro e deplorável ”
    Questão de opinião.

    “Ontem mesmo a Sra. Merkel, primeira ministro da Alemanha -apareceu mais do que o Cristiano Ronaldo. Foi até ao vestiário tirar uma fotos. No outro jogo apareceu o vice-presidente dos EUA com toda a delegação para apoiar o jogos dos EUA.”
    Nem alemães e nem americanos são tratados como súditos, nós somos.

    • Mas apesar de tudo, não há como negar que a copa está sendo, e será um sucesso.
      Que é o que interessa, pelo menos prá quem gosta de futebol, ou seja a maioria da população brasileira.
      Ficar rezando prá copa ser um fracasso, só por bronca do PT, é uma posição muito chata não acha?
      Mesmo porque, é uma grande falácia de que governos se elegem com a seleção.
      Em 94 Fernando Hemrique se elegeu pelo plano real e não pelo tetra.
      Em 98, reelegeu-se com um pé nas costas, apesar do vexame da seleção com a França.
      Em 2002, a seleção foi penta, e o Fernando Henrique perdeu para Lula.
      Em 2006, a seleção deu vexame, e Lula reelege-se com facilidade.
      Em 2010, a seleção da novo vexame e o governo elege Dilma, sem nenhum ´problema.
      (acho que li essa observação por algum leitor aqui mesmo no blog.)
      Então, fique tranquilo sr. Mario, a eleição não vai se resolver por resultados da seleção, ou por sucesso da copa (na minha opinião, sucesso total).
      A verdade é que tivemos o azar de coincidir com ano eleitoral, e aí, o pessoal mistura tudo, não tem jeito.
      Até xingo em campo de futebol, vira munição dos pobres de espirito.
      Quanto a Angela Merkel, ouve quem dissesse, cheio de soberba, que se “viesse a copa, e fosse a Itaquera, e levasse um tombo, morreria porque alí é o fim do mundo.”
      E ela veio a copa, porque baba de vontade de sediá-la novamente, porque de boba ela não tem nada, nem vai pegar dengue por aqui.
      Nós temos a baixa estima muito baixa, nada nosso presta.
      Quanto a governos, se a gente não gosta troca, caramba? Porque tanto desespero assim?
      Aqui em S.Paulo, nós colocamos um Maluf, trocamos por uma Marta, depois por um Pita, Erundina, ou seja, não gostamos trocamos ué?
      Afinal não escapamos de uma ditadura para elegermos com nossos votos?
      Porque esse desespero de incendiar o país só prá trocar de presidente?
      Se for ruim, pode deixar que o povo troca, isso se chama DEMOCRACIA.
      Tá ficando até chato não poder defender a Copa com argumentos quaisquer que já vem aquele rótulo “petista etc e tal” ” cego que não quer ver”, etc.
      Será que quem é contra a Copa se acha o dono da verdade?
      Até parece que tem saudade do tempo do “sabe com quem vc. tá falando? ”
      Isso é andar prá trás. Hoje todo cidadão fala o que quer sem problema.
      As pessoas tem que aprender de novo a aceitar o contraditório, com respeito, sem ofender com adjetivos baratos.
      Você é contra a Copa, tem seus motivos, e eu tenho os meus para ser a favor.
      E que não são politicos, é bom que se esclareça.

      • “não há como negar que a copa está sendo, e será um sucesso.
        Que é o que interessa, pelo menos prá quem gosta de futebol, ou seja a maioria da população brasileira”
        Concordo
        “Ficar rezando prá copa ser um fracasso, só por bronca do PT, é uma posição muito chata não acha?”
        Mais que chata, absurda.

        “Então, fique tranquilo sr. Mario, a eleição não vai se resolver por resultados da seleção, ou por sucesso da copa (na minha opinião, sucesso total).”
        E quem falou nisso? Eu pelo menos não.

        “Até xingo em campo de futebol, vira munição dos pobres de espirito.”
        Essa eu não entendi. Por um acaso a presidanta é alguma divindade?

        “Nós temos a baixa estima muito baixa, nada nosso presta”
        Não é verdade. Pode até ter sido, mas faz tempo que não é.

        “Quanto a governos, se a gente não gosta troca, caramba? Porque tanto desespero assim?”
        Simples: porque a corja petista cooptou MST, CUT, UNE, etc, porque a corja petista instituiu programas compra votos absurdos, que nos custarão caríssimo (já estão custando) e não só em dinheiro

        “Porque esse desespero de incendiar o país só prá trocar de presidente?”
        Também não entendi. Quem, fora MTST e similares quer incendiar o país? Aliás, não sei se você sabe, a presidanta os recebeu!

        “Se for ruim, pode deixar que o povo troca, isso se chama DEMOCRACIA.”
        Verdade, mas democracia TAMBÉM é poder se manifestar, principalmente contra quem está no poder, você discorda?

        “Tá ficando até chato não poder defender a Copa com argumentos quaisquer que já vem aquele rótulo “petista etc e tal” ” cego que não quer ver”, etc.”
        Eu fui a favor da Copa desde antes de ganharmos o direito de recebe-la. Agora, uma coisa é defender isso, outra, muito diferente, é aplaudir a forma como foi feito.

        “Até parece que tem saudade do tempo do “sabe com quem vc. tá falando? ”
        E por um acaso esse tempo passou Anderson?????? Você ouviu falar no caso do passaporte
        diplomático do e Luís Cláudio Lula da Silva? Da viagem dele com 15 amigos no avião presidencial?

        “Hoje todo cidadão fala o que quer sem problema.”
        Se é assim, e até certo ponto é (pergunte para o Boris Casoy que ponto é esse), porque então os xiliques contra quem falou o que quis na abertura da Copa??????

        “Você é contra a Copa”
        Nem imagino de onde você tirou isso, sou 100% a favor, por vários motivos, Sou 100% contra a proliferação de sedes por motivos essencialmente políticos, sou 100% contra a presidanta se acovardar e não discursar.

        Desculpe dizer Anderson, mas você está fazendo o joguinho do PT: quem é contra a absurda (e caríssima) maneira como eles organizaram a Copa é contra ela e contra o país, quando é exatamente o contrário, ela poderia ser muito melhor se bilhões não fossem desperdiçados.

        • Viiiiiiche!! Nem vou comentar mais nada. É muito “control C” e “control V”, para meu gosto.
          Prefiro ficar com uma opinião menos “esclarecida”.

          • Vou responder para mim mesmo. “Bom mesmo nessa copa, é que os espanhois já foram despachados para casa mais cedo.” Muito feliz hoje.

          • “Prefiro ficar com uma opinião menos “esclarecida”.
            E ainda diz que não é petista!

          • Sr. Vou lhe dizer não sou petista, acredite ou não, pouco me interessa, o que interessa é que este blog e o seu proprietário é a favor da copa e eu também.
            O senhor é oposição a mim e ao Citadini nessa questão. Só isso. É tão dificil aceitar opiniões opostas sem rotular “você é isso…é aquilo”.?
            Quanta falta de argumento? Daqui a pouco vai chamar quem não concorda com o senhor de “feio”. Só está faltando!

          • ” Vou lhe dizer não sou petista, acredite ou não, pouco me interessa, o que interessa é que este blog e o seu proprietário é a favor da copa e eu também.
            O senhor é oposição a mim e ao Citadini nessa questão.”
            Continuo não entendendo de onde você chegou à conclusão de que sou contra a Copa! Desde o começo fui minoria entre meus amigos por apoiar a realização dela no Brasil. Acredite no que quiser Anderson, mas não vejo porque eu mentiria nessa questão. Assim como digo que sou RADICALMENTE contra o lulo-petismo não teria porque negar se fosse contra a Copa.

  • Mais um post brilhante de nosso eterno vice-presidente de futebol do SCCP.

    Agora que já babei o ovo, discordo um pouco dele quanto a escolha das sedes da Copa. Sim, a Amazônia é brasileira e parte do Brasil, mas fazer um estádio para um campeonato onde a média de público é de 500 pessoas ao ano me parece meio exagerado.

    Se vai fomentar o futebol, como o sambódromo de Manaus fomentou o carnaval no local, só o tempo vai dizer.
    Mas mesmo assim será um espaço sub-utilizado.

    Quanto a Dilma…
    Quero deixar uma posição clara: se hay gobierno, soy contra. Estamos de acordo?
    Mas – e me perdoe a expressão, caro dono do espaço – P.Q.P. Não estamos falando do zé da esquina, do Luíz Fabiano, do goleiro Bruno do Flamengo ou do lateral Josimar da seleção de 86.
    Estamos falando da PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

    Quer dizer então que vale tudo, é isso que as pessoas estão dizendo? Se é assim, por que então o governo não pode fazer campanha na internet para inflar pesquisas de opinião? Por que então não posso promover ataques a bens privados como forma de protesto? Por que então as pessoas ficam “horrizadas” com o movimento do MST? Ou então da PM já sair distribuindo porrada como – pasmém! – fizeram em uma festa de rua que os torcedores colombianos estavam fazendo após sua seleção vencer seu primeiro jogo na copa do mundo?
    Não é vale tudo? Pois é…

    Sou contra o governo Dilma, não pretendo votar nela, mas como brasileiro achei DECEPCIONANTE E MAL-EDUCADO o que fizéram com ela.

    De resto eu concordo com o Citadini, opinião que já lí algumas outras vezes: o Brasil não soube defender a realização de sua Copa do Mundo.
    E se alguém quisér saber como são os marketeiros, é só olhar as próprias eleições NO MUNDO, onde geralmente a imagem exibida é a que menos corresponde ao orador.

    Abraços

    • “Estamos falando da PRESIDENTE DA REPÚBLICA!”
      Pois é André, a mesma dessa notícia:

      “Dilma já avisou que não fará discursos ou aparições durante o mundial, fato que gerou constrangimento à FIFA, que tem como protocolo colocar os líderes de Estado para encerrar o Mundial.
      Após ter sido vaiada no ano passado, Dilma preferiu deixar a entrega da taça da Copa das Confederações nas mãos do ministro Aldo Rebelo (Esporte).”

      Se ela não respeita o cargo, por que o povo deveria respeitar???

      “Quer dizer então que vale tudo, é isso que as pessoas estão dizendo?”
      Não é NADA disso, vale tudo o que não for ilegal, e vale, principalmente, o que consta explicitamente da Constituição: liberdade de expressão.

      ” Se é assim, por que então o governo não pode fazer campanha na internet para inflar pesquisas de opinião?”
      E faz!!!!!

      “Por que então não posso promover ataques a bens privados como forma de protesto? Por que então as pessoas ficam “horrizadas” com o movimento do MST?”
      Porque é contra a lei. E sinceramente não entendi o seu “raciocínio”. Segundo você, se você me xingar eu posso incendiar a sua casa? É isso mesmo?

      “mas como brasileiro achei DECEPCIONANTE E MAL-EDUCADO o que fizéram com ela.”
      E é seu direito, que NINGUÉM critica como você e outros criticam o de dizermos o que achamos dela.

      De resto eu concordo com o Citadini, opinião que já lí algumas outras vezes: o Brasil não soube defender a realização de sua Copa do Mundo.
      E se alguém quisér saber como são os marketeiros, é só olhar as próprias eleições NO MUNDO, onde geralmente a imagem exibida é a que menos corresponde ao orador.

  • Eu fico imaginando o que se passa na cabeça de quem xingou a presidente aquele dia. Qual será a educação que o sujeito teve?

    • “Eu fico imaginando o que se passa na cabeça de quem xingou a presidente aquele dia.” Possa dar alguns palpites:
      – estão revoltados com os muitos bilhões que ela doou a vários ditadores
      – estão revoltados com os péssimos serviços prestados pelo governo
      – estão revoltados com o inchaço absurdo e aparelhamento da máquina administrativa
      – estão revoltados com “nossa” péssima política externa

      ” Qual será a educação que o sujeito teve?”
      Acredito que as mais variadas possíveis, dependendo de cada um. Agora, uma coisa eu garanto: não foram atingidos pela maciça lavagem cerebral que há mais de uma década estamos sofrendo.

  • Perdão pelo erro “houve quem dissesse…..”

  • Já dizia Raul Seixas : FALTA DE CULTURA PRA CUSPIR NA ESTRUTURA!!!

    • Perfeito!!! kkkkkkkkk

  • Citadini. Estou achando que esse pessoal tá ficando caduco.
    Eles queriam uma copa em que os empresários da iniciativa privada, tirassem dinheiro de seus negócios (lucro), construissem estádios de primeiro mundo, o governo não gastasse um centavo, e mais, que a copa fosse para o povo, ou seja, ingressos a R$ 2,00, e com ingressos grauitos para crianças, idosos, e quota para deficientes, e meia entrada para estudante.

  • O Brasil e seu povo merecia esses estádios maravilhosos.
    O Brasil merecia uma COPA DO MUNDO.
    Parabéns presidente Lula por levar a COPA também ao Norte (Manaus) e ao Centro-Oeste (Cuiabá) . Não gosto do PT, mas foi acertado fazer Arenas modernas por todo o país.
    Aos ignorantes que só rebatem o que ouvem, justifico:
    O valor gasto representa 10% do que o Brasil paga por ano de juros e 10% do que gasta em educação.
    O Sr. Silvio Santos (aclamado pelas colegas de trabalho), deu um rombo (via Banco Panamericano) de $ 5 bilhões (preço de 7 Arenas !!!)
    Além do mais, os clubes são patrimônios do país; geram milhares de emprego e renda
    A COPA DO MUNDO está linda. Pena que nunca mais teremos esse maravilhoso evento aqui.
    Abraços

    • Isso mesmo Luiz, deveríamos ter insistido em 64 sedes, uma para cada jogo! Se décadas de zona franca não bastaram para a região conseguir andar pelas próprias pernas, despejemos mais dezenas de bilhões lá, afinal dinheiro cai do céu não é mesmo?

  • Concordo com tudo!!!! Parabéns pelo posicionamento e a coragem de dizer o que pensa!!! Parabéns Citadini!!!!!

Leave a comment