May 19, 2012

Dietrich Fischer-Dieskau

Dietrich Fischer-Dieskau, barítono alemão, considerado um dos mais importantes cantores líricos do século XX, faleceu na última sexta-feira, 18/5/12.
Nascido em Berlim, em 28/5/1925, filho de uma professora e de um diretor escolar, começou a estudar canto na infância, mais aprimorou seus estudos a partir dos 16, interrompendo-os durante a guerra.
Em 1947, começou sua tragetória como cantor profissional, interpretando em Badenweiler, “Ein Deutsches Requiem” de Brahms. Seu primeiro recital ocorreu em Leipzig, no outono de 1947, projetando-o em todo o país.
Logo chegou a atuar em papéis de destaque ao lado de sopranos como Elisabeth Schwarzkopf e Irmgard Seefried.
Debutou em 1948, no Städtische Oper Berlin, no papel de Posa na ópera “Don Carlo”, de Verdi.
Nos anos seguintes, foi convidado a se apresentar em grandes palcos operísticos, como Viena, Munique, Paris, Milão e Londres.
Além de marcantes interpretações de ópera e de lieder, destacou-se em papéis de compositores contemporâneos, como Benjamin Britten, Samuel Barber, Karl Amadeus Hartmann, Hans Werner Henze, Ernst Krenek, Witold Lutoslawski, Siegfried Matthus, Aribert Reimann, Winfried Zillig e Gottfried von Einem.
Sua obra mais popular é o registro de “Viagem de Inverno”, um conjunto de Lieder de Franz Schubert.



1 Comment

  • Amanhã começa o brasileirão. Esse sim um campeonato que mexe com o público, e não um que a imprensa fica valorizando pelo único fato de o corinthians não ter sido campeão…

Leave a comment