Jul 9, 2014

A derrota não é só da seleção. É do futebol brasileiro.

A vexatória derrota da seleção brasileira para os alemães, na tarde de ontem no Mineirão, é mais do que uma goleada inesperada. É uma derrota profunda do futebol brasileiro e seus responsáveis vão muito além dos onze que estavam em campo.

Como é possível termos chegado a uma seleção tão fraca como esta? Sem qualquer vacilação, acho que é a pior geração que vejo para uma Copa desde de 1958. É pior até do que o grupo que embarcou para a África do Sul. O futebol brasileiro que em todas as Copas sempre apresentou um grande número de craques, neste trágico ano, chega com um grupo de jogadores médios sem qualquer brilho diferenciador. O próprio Neymar é mais esperança do que realidade. Os outros vão de médio para baixo.

Se no passado o futebol brasileiro era acusado de ser pouco disciplinado em campo (e fora dele), e de jogar um futebol quase irresponsável, hoje o quadro é outro: é uma geração de jogadores ruins que ninguém quer ver no seu clube de coração.

Se na África do Sul já era ruim, agora piorou mais ainda. Não há terapia motivacional, psicológica, familiar ou paternal que salvem um grupo de jogadores ruins.

Mas, qual será a diferença que produzia grandes seleções, com grandes craques?

Existe uma resposta.

No passado, os jogadores eram revelados nas categorias de base dos clubes ou em associações menores. Tinham um objetivo na sua vida futebolística: subir para a divisão principal. Após esse período, queriam ser titular de um grande clube brasileiro. Queriam jogar no Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Vasco etc. para depois chegar até a seleção (objetivo máximo).

Na seleção e nos clubes populares, os grandes jogadores do Brasil ganhavam notoriedade (e algumas vezes dinheiro). Após este sucesso, alguns iam para fora do país “fazer seu pé de meia”. Assim foram todos; Pelé,Didi, Rivelino, Zico, Sócrates, Romário, Ronaldinho e tantos mais. Primeiro fizeram nome no Brasil, só depois ganharam voos para o exterior.

Isso tudo mudou.

As categorias de base dos clubes foram destruídas. Foram tomadas por uma situação promíscua entre dirigentes, empresários, jornalistas e ex-jogadores que têm como objetivo único caçar os talentos com 12, 13, 15, 18 anos e levar para a Europa. Por preço pequeno -onde os clubes quase nada ganham-  os jogadores vão viver a aventura de buscar o sucesso onde milhares vivem o fracasso. Sem qualquer formação sólida do futebol brasileiro (perdendo as características nata de nosso principal esporte),  alguns ganham notoriedade, muito embora sem qualquer habilidade fora do comum.

Com a marca do Brasil, vivem uma experiência de marketing que as ligas europeias conseguem fabricar. Jogadores médios viram estrelas em transferências milionárias (quase sempre sem explicação) que o tornam ídolos. Não são craques,  mas são jogadores/celebridades do qual  o futebol europeu é especialista.

“Brilhando” na Europa, com marketing e transferências milionárias (e contabilmente inexplicáveis), seu passo seguinte -ou sua necessidade seguinte-  é a seleção brasileira. Não porque busque sucesso, mas para alavancar ainda mais o dito marketing de suas equipes e empresários europeus. Só querem saber dos novos e futuros negócios.

A destruição das categorias de base nos clubes brasileiros criou jogadores nascido no Brasil e “feitos” na Europa. Este caos na formação de base no Brasil é generalizada. Até o nosso Corinthians, outrora um clube que sempre lançava jogadores (médios, bons e craques), foi tomado por este quadro assustador.

Com quase todos os jogadores do Timão da categoria de base sendo partilhados com “empresários” , o clube quase não revela ninguém porque o objetivo é fazer pequenos negócios onde a participação do clube chega a ser simbólica.

Há pouco tempo o clube -em uma atitude insana- anunciou que abriu um escritório em Portugal para “facilitar transferências” de jogadores das categorias de base. Entre as centenas de jogadores que passaram pela base do Timão nos últimos anos, quase todos foram para a “aventura na Europa”.

Alguns (acredite, São Jorge!) nem jogaram pelo Corinthians . Foram apenas registrados como jogadores nossos, para ganhar a grife e ter a negociação facilitada com clubes “parceiros” europeus.

Este quadro não é só no Corinthians. Esse quadro é pintado em quase todos os clubes. É daí para pior.

Com isto, vemos uma seleção sem nenhum jogador importante de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo Vasco etc . Este clubes -que outrora formavam os “fora de série” brasileiros- estão com outro foco. E a seleção é formada por “brilhantes” jogadores das Ligas Europeias, que saíram daqui moleques e entraram na máquina de promoção do velho continente.

Esta realidade dramática das categorias de base -em boa medida- se repete, também, nas divisões superiores. Tristemente.

Se faltam craques, faltam também técnicos. Vivendo uma bolha salarial nunca vista, com ganhos mensais de 500, 600, ou 700 mil -ou até mais- nossos técnicos pouco evoluíram nas últimas décadas. O retrato é uma seleção onde as principais jogadas são chuveirinho, ligação direta entre defesa e ataque e escanteios.

Praticamente todos os times refletem o que foi feito na seleção. O toque de bola, o drible, e a jogada leve e criativa de linha de fundo: tudo foi abandonado. Nossas equipes jogam como as europeias -ruins- onde não há espaço para a brasilidade.

Nossos técnicos ganham muito e aprendem pouco. Como eles são peça importante neste “negócio” que misturou empresários, dirigentes, jornalistas etc, seguem com seu espaço cada vez maior.

Uma boa mudança no futebol brasileiro -que  anuncie um futuro melhor- começa por enfrentar o problema da formação de base e as questões técnicas, táticas e de preparação física.

Não há dúvida que a seleção foi um vexame, mas precisamos tirar deste fato um novo caminho. Ou enfrentamos esses problemas colocados acima ou vamos caminhar na demagogia “bolerística” que não leva a lugar nenhum.

Aliás, leva sim. Leva a derrotas vexatórias como a de ontem.

 

17 Comments

  • OK, estas são as causas de termos uma selecinha ridícula, mas e as causas das causas? Fala-se muito em profissionalizar (de verdade) nosso futebol, mas quando se tenta, praticamente todo mundo é contra. Exemplo (tenho outros): acabar com os campeonatos regionais.

  • Para os que aplaudiram o circo da copa, a farra com dinheiro público, os estádios superfaturados, dos viadutos desabados, as famílias desalojadas, para os que defenderam acima de tudo as ações desmedidas do governo para realizar a copa, e a cencura a vaia democrática a cumpanheira dilma, tá ai, boa final de copa pra vc´s… eu nem liguei, nunca me iludi e sempre soube que esse time do felipão, do marim e da cartolagem eram pura enganação… ao menos agora o ano vai começar, os feriados circenses finalmente vão acabar e quem não trabalha com o turismo, hotelaria, transporte e alimentação, vai enfim poder produzir, tirar o atraso, pagar as contas pendentes e gerar riqueza e emprego… já os acomodados, os farreiros, e a turma da “acochambração”, chorem, pois terão que ralar para garantir o sustento como acontece em qualquer país minimamente civilizado!!!!!

    Enfim, graças a Deus, a copa da esculhambação acabou!!!!!!

    Uma pena que um evento que significa tanto para bilhões de pessoas no mundo todo tenha sido organizado com tamanha safadeza pelo nosso governo…

  • Quando você diz que as categorias de base foram destruídas, fico observando a notícia que o Roma vai ganhar 20 milhões de reais com o empréstimo (com venda estipulada) do dodô, com a venda do marquinhos para o psg, e por aí vai. Pergunto, porque o Corinthians ganhou tão pouco com esses jogadores?

    • E você acredita que nesses cllubes da Europa, é tudo azulzinho?
      20 milhoes de lucro, sobre um lateral?
      100 milhões por jogadorzinho qualquer?
      Quem paga tudo isso pelo Dodô?
      E acredita nisso?
      Negócios no futebol, com valores absurdos, só é de verdade para ingênuos.

  • Esse fracasso pode ser debitado ao “anti corinthianimo”, a perseguição e difamação do Mano, apenas porr ter passado pelo Corinthians, foi uma das maiores sacanagens já vistas e que só poderia dar nisso.
    Mano foi malhado desde que assumiu, e ainda mais por ter Andrés assumido cargo na CBF, mais acentuaram as criticas absurdas.
    E a CBF, para ficar bem com a mídia, apostou no carisma de Felipão, para inibir criticas.
    E conseguiu, parte de seu intento, pois o homem, ao contrário de todos os técnicos que por lá passaram, foi até bajulado por puxa sacos de plantão.
    De onde vieram as tímidas criticas? Não ter levado o menino Lucas, e o Luiz Fabiano.
    De resto aprovaram, tudo, exceto, claro, o corinthiano Paulinho, que colocaram numa bandeja.
    Pois agora que morram abraçados. Abominaram Sanchez e Mano, que se virem agora.
    E coitado do Tite se aceitar. Ele tem, o pecado original de ter ganho tudo pelo CORINTHIANS.
    Não suportarão eventual sucesso, daqueles que sepultaram as suas ultimas piadinhas.

  • Parabéns ao Citadini!!!

    Primeira vez que faz uma critica real ao Curica e não cita o SPFC de forma jocosa e claro invejosa….

    Alguem te deu algum remédio???

    • E você “como é um saopaulino esperto”, já inferiu que o fracasso da seleção, não foi por causa do sampaulino Marin x cia, mas sim, porque “não há trabalho de base no corinthians”.
      Está faltando muito pouco, para debitarem essa conta do fracasso ao Corinthians.
      Vamos lá? Usem a criatividade. Levantem teses, como é hábito dos abutres da imprensa.

  • Citadini, tudo isso começou após a lei Pelé. Na venda do atleta a sacanagem, não consigo achar outra palavra, já começa com alguns dirigentes dos clubes que possuem ligação com os empresários.

  • Parabéns!!!! Para mim, os melhores jogadores foram convocados!!! Um ou outro (por exemplo: Fred e Julio Cesar) poderia deixar de ser convocado!!! Mas, o nosso problema maior foi o Técnico (arrogando, falso, incompetente, etc..). Achou que tinha o melhor time do mundo e menosprezou a competência Alemã. Será que ele não assistiu aos Jogos da Alemanha? E seus Assistentes? Burro!!!! Burro!!!! Burro!!!!!

  • Concordo . a safra de jogadores é péssima..tem alguns jogadores q demonstram talento em grandes europeus ( Oscar,Daniel Alves,Marcelo,William…) outros q jogam em pequenos europeus( Paulinho,Hulk,Bernard…) e pensam q sao craques..sao apenas medianos pra bons..e as bizarrices como Fred, e o JO MATA DE CANELA…o ultimo grande craque da geração foi KAKA, mas ja esta em fim de carreira…só nao entendi pq nao falou do Parreira, q sempre um treinador meia boca, jamais acrescentou algo ao futebol , e ontem demonstrou enorme arrogancia

  • Torci pela seleção pela última vez em 1994. O futebol é essencialmente “CLUBE”. Lembro que ficava orgulhoso quando Rivelino, Zé Maria, Ado e outros atuavam no Maracanã defendendo a camisa “canarinho”. Era um “pedaço” do Corinthians que servia a Nação.
    Hoje os jogadores são convocados de acordo com os interesses dos empresários, que usam a seleção como vitrine para valorizar os passes dos jogadores.
    Muita coisa precisa ser feita, mas como prioridade nº 1 é preciso acabar com a autonomia dos empresários. Um clube não tem como investir em centenas de garotos, gastando milhões sem nenhuma garantia de retorno, ou seja um vínculo que garanta retorno. Em outras palavras, precisa-se rever o papel dos empresários.
    Abraços

  • Acho que você esqueceu de tomar o seu, lampião… Te dou uma dica, visita este site que é mais apropriado para você e para de recalque, cara:

  • Citadini,
    Que tal você repercutir neste blog reportagem do “ESTADÃO” sobre a reformulação das estruturas do futebol alemão ? Aliás, futebol de base é uma caixa-preta nos clubes. Ninguém sabe nada, inclusive no Corinthians.
    Romário tem dito que o futebol de base no país é um antro para servir empresários ladrões com a conivência de olheiros e dirigentes corruptos, que recebem propina para “desviar” talentos.
    No Corinthians há casos mal explicados e não vejo ninguém interessado em investigar.
    Mão à obra ?
    Abraços

  • Gênios e mais gênios agora propõem mudanças para “salvar” o futebol brasileiro.Muitos deles (em comentários em rede sociais e portais da internet) miram o Timão! Teria acabado com o Clube dos 13 e promovido a maior das injustiças na distribuição do dinheiro da nefasta Rede Globo! Chumbo miúdo contra nosso clube. Espero que não venha chumbo grosso!

    • Pois é, Corinthians e Flamengo são os culpados pelo “desastre” do futebol brasileiro por receberem mais dinheiro da GLOBO.
      Esquecem os “entendidos” que sustentamos os “metidos” a grandes por anos a fio e eles continuam devendo e votando nos mesmos ladrões para cargos na CBF e nas Federações.
      Corinthians e Flamengo têm de receberem de acordo com seu valor de mercado. Os outros que se organizem e angariem 30 milhões de torcedores. Simples assim.
      Abraços
      Ah… essa derrota de 7 x 1 foi a melhor coisa que podia acontecer ao futebol do Brasil. Quem sabe agora enxerguem os verdadeiros culpados pela nossa decadência: os mafiosos das categorias de base, ou seja empresários e dirigentes corruptos.

    • E essa lei Pelé. que arrebentou com os clubes, e criou uma categoria de “cidadãos” que estão com os bolsos estourando de dinheiro, hoje donos de fatias de jogadores, ganhando horrores, muito mais que os clubes, meras barrigas de aluguel não tem culpa de nada?
      Essa conversa de cota igual é picuinha, por é defendida cota igual até a pagina 2, ou seja como era por decadas, com o S.Paulo ganhando igual ao corinthians, mas mais que o Palmeiras.
      Hipocristas, essa não cola.
      Voces querem quotas iguais, até o numero 3, ou seja, Timao, Mengo e J. Leonor.
      Mamar na vaca você não vai mais. Chega,.

Leave a comment