Jul 13, 2014

Proposta de Romário para mudar o futebol

 Romário
Fiquei muito feliz com a fala do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Espero que ele aceite as propostas que eu enviar para o Ministério a partir de agora, apesar de ter declarado que eu nunca apresentei nenhuma.
Recordo de pedir a ele, em reunião no seu gabinete, a liberação do dinheiro do Fundo da Confederação Brasileira de Clubes. O montante já acumulou mais de R$ 100 milhões, desde sua criação em 2011, quando uma alteração na Lei Pelé garantiu a destinação 0,5% dos 4,5% repassados ao Ministério do Esporte pelas Loterias. De acordo com a lei, este dinheiro será usado exclusivamente para a formação de novos atletas e depende apenas do ministro criar critérios para liberar os recursos. Nunca obtive resposta sobre a liberação deste montante. Ainda está parado, ministro?
O encontro foi registrado e publicado no meu site dia 2 de outubro de 2013:http://www.romario.org/news/all/romario-discute-calendario-campeonato-brasileiro-com-o-ministro-esporte/
Antes disso, eu pedi ao ministro em um jantar no meu apartamento em Brasília que ele editasse uma Medida Provisória impedindo o repasse de recursos públicos para entidades esportivas sem alternância de poder. O pedido foi feito diversas vezes publicamente também. O objetivo era estancar a enxurrada de mandatos seguidos de cartolas que se perpetuam no poder com gestões não profissionais matando diversas modalidades esportivas. O ministro poderia fazer isso, um projeto de lei demora anos para tramitar, a MP tem efeito imediato, mas ele também não atendeu. Proposta semelhante foi aprovada na Câmara em uma ação da ONG Atletas Pela Cidadania posteriormente.
O link que comprova meu pedido está aqui, publicado pelo site da Câmara dos Deputados, em 27 de novembro de 2012:http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ESPORTES/426896-DEPUTADO-PEDE-FIM-DE-REPASSE-A-ENTIDADE-ESPORTIVA-SEM-ALTERNANCIA-DE-PODER.html
Agora, ministro, a bola está quicando novamente. Faço aqui o pedido público e espero ser atendido desta vez. Peço que o Sr. e a Excelentíssima presidente Dilma Rousseff apoiem a excelente proposta do deputado Otávio Leite, apresentada no âmbito da Comissão Especial do Proforte, que debate a dívida dos clubes. Os artigos 36, 37, 39, 40 e 41 foram os retirados da proposta, em resumo, eles propunham o seguinte:
Constituíam a Seleção Brasileira de Futebol e o Futebol Brasileiro como Patrimônio Cultural Imaterial; obrigavam a CBF a contribuir com alíquota de 5% sobre as receitas de comercialização de produtos e serviços proveniente da atividade de Representação do Futebol Brasileiro nos âmbitos nacional e internacional. O tributo também incidiria sobre patrocínio, venda de direitos de transmissão de imagens dos jogos da seleção brasileira, vendas de apresentação em amistosos ou torneios para terceiros, bilheterias das partidas amistosas e royalties sobre produtos licenciados. O valor seria destinado a um fundo de iniciação esportiva para crianças e jovens. A CBF também ficaria sujeita a auditoria do Tribunal de Contas da União.
Ministro, curiosamente, tanto o Sr. como o presidente da Câmara dos Deputados pediram a retirada destes artigos, alegando que com eles a proposta não seria aprovada. Fica a pergunta, o ministério vai apoiar estas propostas? Aguardo a resposta.

7 Comments

  • Parreira e et caterva disse que na Alemanha existem centenas de centros formando jogadores jovens. Lembro ao nobre treinador que no Brasil já existem esses centros de treinamentos. São os próprios clubes que precisam de amparo para não perderem jogadores que, quando formados são roubados pelos empresários.
    Abs

  • Nessa proposta consta algum item para expulsar os empresários das categorias de base?

  • Peço licença ao Citadini, dono do Blog. Tommy Ramone, primeiro baterista do Ramones, faleceu neste fim de semana. Creio que muitos leram a notícia. Para mim, fã de Ramones, foi triste. Agora todos da formação original se foram. Resta aos fãs manterem a história da banda viva. Valeu Tommy, valeu mesmo. Descanse em paz.

  • Acredito o problema vem da formação, nunca fomos exemplo de gestão mas a formação de novos talentos era diferente, bom jogador não precisa pagar ou ter quem indique para ter oportunidade em clubes, escolinhas de ex-jogadores são prejudiciais na minha opinião, infelizmente depois de mais de 100 Políticos usaram isso como Plataforma Política para angariarem votos.

  • Os mesmos curica/petistas que estão pedindo uma renovação do futebol ao molde da Alemanha, com formação de atletas, estudo, etc….

    são os mesmos que zombaram do SPFC porque não deu valor ao Romarinho, que segundo informações era horrível nos estudos, quase um analfabeto…

    Vai entender a logica curica/petista!

  • Romario, ao não tocar no tema “empresários” donos de jogadores, para mim perde toda a credibilidade.

    • Para mim, um sujeito que já foi preso por não pagar pensão alimentícia dos filhos, não tem credibilidade nenhuma, nunca.

Leave a comment