Jul 30, 2014

Uma medida adequada

Metrô de São Paulo vai estender operação em dias de jogos às 22h

FUTEBOL
Estações próximas a Itaquerão, Morumbi, Pacaembu e Canindé mudarão rotina

EDUARDO OHATADE SÃO PAULO

O Metrô de São Paulo estenderá até 0h30 o horário de operação de estações próximas a estádios de futebol onde e quando houver partidas com início às 22h.

A decisão foi tomada após uma reunião nesta terça-feira (29) entre o presidente do Corinthians, Mario Gobbi, o seu antecessor, Andres Sanchez, os secretários de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, e o dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco.

O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

Nos dias em que acontecerem partidas do Corinthians em seu estádio, as estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim, que funcionavam respectivamente até as 0h19 e 0h21, fecharão à 0h30.

Além disso, a CPTM já conta com um trem que passa mais tarde, às 0h50, em Itaquera, com destino às estações Tatuapé, Brás e Luz.

Este horário especial de fechamento do metrô –às 0h30– também será adotado em outras estações localizadas próximas a estádios, quando acontecerem jogos de futebol que comecem às 22h.

As outras arenas contempladas pelo horário alternativo serão o Morumbi (estação Butantã da linha amarela), Pacaembu (estação Clínicas da linha verde), Canindé (estação Tietê da linha azul).

Torcedores corintianos reclamaram, após a partida em casa com o Bahia, pela Copa do Brasil, que tiveram de sair antes do fim do jogo para encontrar o metrô aberto.

Diversos lamentaram terem perdido o gol de Renato Augusto, de pênalti, anotado aos 44 min do 2º tempo.

Em um primeiro momento, o Metrô posicionou-se contra o aumento do horário de funcionamento ao citar impacto logístico importante. Citou atividades de inspeção e manutenção nas vias e trens, que acontecem após o fim da operação comercial.

Esse processo acontece no período entre 1h e 4h.

Já grupos de torcedores corintianos criaram dois abaixo-assinados pedindo que o metrô funcione até a 1h em dias de jogos em Itaquera.

Mas, após a reunião desta terça, foi obtido consenso.

REALIDADE ANTIGA

Se torcedores de outras regiões se preocupam agora em como voltar para casa, aqueles que vivem na zona leste lembram que quando o Corinthians mandava seus jogos no Pacaembu, eram eles quem tinham que deixar o estádio antes do fim do jogo.

“No Pacaembu era eu que tinha que sair do estádio antes do fim da partida. Era muito ruim”, diz Felipe Moreno, analista morador do Tatuapé.

“Eu também cheguei a perder gols no fim de partidas.”

www.folha.com.br

5 Comments

  • Discordo que essa seja a melhor saída. Impacto na manutenção e custos do Metrô e, mais uma vez, aceitação do absurdo horário das partidas de futebol no meio da semana. Com ou sem transporte público o horário das 22h é absurdo. Tudo por conta do horário da novela da Globo! Se não me engano muito nem faz tanto tempo assim o horário do futebol era às 21:30h. Por que a emissora não reduz o tempo de exibição do capítulo das quartas-feiras? Por razões de propaganda? Então, a quem cabe afinal esse custo? Ao Metrô?

  • Também acho um absurdo o horário, mas a Globo não é a culpada, ela diz suas condições e aceita quem quer. A saída seria procurar outra emissora que pagasse tanto quanto ela.

  • Os jogos tinham que começar as 21:00 horas.

  • Medida adequada???

    O Metrô tem toda a sua programação de manutenção e inspeção….

    Que mudem os horários dos jogos!!!
    Tudo por causa de novela!!

    Não concordo com nada disso, pra nenhum clube, nenhuma torcida!

  • Também acho a pior medida possível para resolver o caso. É a globo mandando na prefeitura e no governo do Estado de São Paulo, e também no Corinthians e na CBF.

Leave a comment