Aug 12, 2014

A tal “reengenharia”

Quando o atual grupo dirigente do Corinthians estava em campanha (lá por junho de 2007), uma palavra tomou conta dos debates no clube: “reengenharia”.

Diariamente os atuais gestores diziam que o clube necessitava de uma “reengenharia administrativa” que daria um novo modelo ao Timão.

Nunca este projeto foi muito detalhado, embora tenha corrido por todo lado.

A tal reengenharia, que seria aplicada logo após a eleição, garantiria o equilíbrio das finanças no clube. Despesas e receita dos Departamentos  seriam equilibradas. Os problemas de gestão desapareceriam com a fórmula a ser aplicada.

Bom, não é preciso ser um “reengenheiro” para ver que alguma coisa não deu certo. Ou a fórmula estava errada ou foi aplicada incorretamente.

As ações criminais anunciadas na semana passada e o grande passivo fiscal ainda não negociado (193 milhões, reconhecido pelo clube) indicam que o equilíbrio não chegou.

Embora os “Relatórios de Sustentabilidade”, fartamente distribuídos nos últimos anos, digam maravilhas, a verdade é que a execução orçamentária esta longe do equilíbrio.

Nesses últimos anos o clube aumentou -em muito- suas receitas. As despesas, sim, cresceram em velocidade maior, e então chegamos aos problemas atuais.

A “reengenharia” não resolveu.

6 Comments

  • Citadini, tempos atrás eu li e ouvi alguns elogios seus ao Sr. Andrés Sanchez, fato este que me causou estranheza e decepção. Espero que este novo fato abra mais sua mente.

  • Que pena ver novamente o Corinthians com esse problema financeiro, de anos atrás. E daí quando se vê o que foi feito em relação a negociação com o Pato, desanima… e como desanima. 40 milhões num jogador que não vingou. E essa grana pagava os impostos atrasados, cujas multas fiscais fizeram a dívida com o fisco triplicar. Triste, mas parece que as coisas vão voltar ao que eram antes.

  • Caro Citadini,
    Segue abaixo meu e-mail enviado nesta data à Ouvidoria do S.C Corinthians Paulista.

    Atenção OUVIDORIA,

    Está na hora de colocarmos os pés no CHÃO, CHEGA, estamos gastando dinheiro demais e precisamos parar pra pensar.
    Nosso time é bom, não há mais a necessidade de contratações pelos próximos 2 anos.
    Se nosso time não embalar troquem o treinador, esperem acabar o contrato e rua.
    VAMOS colocar os pés no CHÃO, parem de gastar, parem de tirar dinheiro do Clube e colocar em bolsos alheios.
    Vamos pensar em ser grande, times da Europa GRANDES já fazem isso há tempos, só com o caixa em dia podemos pensar em contratações, grandes patrocínios, apostar na Base entre outras tantas coisas.
    Alguns cluber da Europa que tem seus estádios em construção já tem Naming Rights estando em OBRAS….dá pra imaginar? O nosso não consegue vender o nome porque pessoas estão querendo ganhar muito dinheiro com essa venda…….o dinheiro é NOSSO, do CLUBE.
    Não sei quem é o responsável por ler esses e-mails para a OUVIDORIA, mas nunca tive retorno sequer de um atendente, então faço isso porque adoro esse clube.
    Amigos, o PODER está acima de tudo, o dinheiro leva pessoas e passar por cima das outras, o dinheiro não é de ninguém, é do Clube e se mal administrado dá nisso.
    Prefiro passar 5 anos sem título e ver que meu clube estar melhorando sua saúde financeira do que estar DURO, DEVENDO, não poder comprar porque não tem de onde tirar mas só ver meu time em campo já me deixa satisfeito.
    Ver meu clube do coração construir CT e Estádio é uma glória, mas os torcedores que o LOTAM não podem ir porque os preços são um absurdo, fora da realidade do torcedor Corintiano.
    O Sr. Andres tem vontade, me parece que tem capacidade mas atropelou tudo muito rápido, mas já que tudo aconteceu que corramos atrás, mas com a cabeça no LUGAR pois temos que pagar tudo isso.
    Não adianta dizerem por ai que o torcedor Corintiano vai do rico ao pobre se a grande maioria que vai ao estádio não tem dinheiro pra ir em mais de 2 jogos no mês, imagine R$ 180,00 multiplicado por 2 dá meio salário mínimo….imaginaram isso já?
    Amigos, espero retorno dessa OUVIDORIA para eu poder manter meu vínculo de vontade em ajudar.

    Inclusive já estive na porta do CT com meu filho e adivinhem, não me deixaram entrar pra conhecer e muito menos os Seguranças nos deram atenção, lembrando que estávamos apenas nós 2, agora, Torcedores organizados podem entrar? Convidados de amigos podem entrar? Convidados de conselheiros podem entrar?

    Vocês precisam dar atenção aos verdadeiros Corintianos e não somente a organizada, acho a organizada, quando “organizada”, muito bacana, levam alegria aos estádios, agora quando elas se desorganizam é o fim e eles são ouvidos?

    PRECISAMOS URGENTEMENTE colocarmos nossos pés no chão e espero que essa mensagem chegue há alguém que me dê ouvidos.

    No aguardo e obrigado.

    Att,
    Sandro
    Guarulhos – SP

    Corintiano desde 1967

  • Acho que os corinthianos estão mordendo a isca muito fácil.
    Parece que o corinthians está no fundo do poço.
    Pior do que, quando foi rebaixado, tendo que pagar uma fortuna para entregar pelo Nilmar, para não tê-lo, sob risco de ser eliminado do futebol pela Fifa.
    Até hoje, não explicada as denuncias contra a MSI, e o dinheiro do Carlos Alberto.
    Heranças, há, e igualmente nunca explicadas.

  • Citadini,

    Falando em divida, dia 5 precisamos dos 400 mil mensais para repassar para (Pato)

    Abs

    Miguel Aidar

  • Bom era na época do Dualib, né Citadini ?
    Perdemos Tevez e Mascherano sem ganhar nada. Pagamos (gestão Andrés) uma fortuna por Nilmar e não ficamos com o jogador. Devíamos mais de 100 milhões na praça e tínhamos um time medíocre.
    Ora, Andrés não quitou os impostos, mas renegociou, assim como fazem todas as empresas. Não estamos inadimplentes. O que Andrés teve foi a coragem de detonar o nefasto clube dos 13, exigir cotas de TV que corresponde ao seu tamanho de mercado e modernizar o Clube, com CT e estádio modernos. Sem contar os inúmeros títulos que conquistamos.
    Aliás, sobre as cotas de TV, já está crescente uma campanha na mídia para equiparar os valores. Ora, não podemos voltar a a sustentar clubes menores. Que cada um viva de acordo com o seu tamanho
    Abraços

Leave a comment