Aug 25, 2014

Tropeço no Sul

 

Barcos marca dois e Grêmio derrota o Corinthians em casa

VÍTOR MARQUES – O ESTADO DE S. PAULO

 

Depois de um primeiro tempo fraco, gols de argentino dão vitória aos gaúchos; Guerrero, que foi expulso, marcou tento dos paulistas

 

 

Mal havia começado o segundo tempo quando Barcos, num intervalo de três minutos, fez dois gols numa pane (mais uma) do sistema defensivo do Corinthians. A derrota por 2 a 1 para o Grêmio foi decidida nesse momento.O time de Mano Menezes perdeu seu primeiro jogo como visitante no Campeonato Brasileiro e caiu para o quarto lugar na tabela de classificação, atrás de Cruzeiro, São Paulo e Internacional.Depois de sofrer os dois gols relâmpagos, o Corinthians até encontrou forças para buscar o empate. A bola na trave, num chute de Ralf, poderia ter entrado, e o juiz Heber Roberto Lopes poderia ter marcado um pênalti em lance polêmico.Num bate-rebate dentro da área do Grêmio, a bola tocou no braço de Werley, desviando a trajetória de um chute de Romarinho. No final, Guerrero acertou uma cabeçada em Alan Ruiz e foi expulso.

 

 

Lucas Uebel/Divulgação
Barcos marcou os dois gols gremistas

 

 

Duas lições podem ser tiradas dessa derrota. Uma positiva. O Corinthians não jogou mal, apesar de erros de marcação nos gols de Barcos. Mano já havia voltado para casa com um ponto ou até com vitória com sua equipe jogando mal. A outra constatação. A defesa repetiu problemas de posicionamento, como havia acontecido contra o Goiás. Os dois gols de Barcos nasceram em jogada em cima do lado direito da defesa. Erros como esse não têm relação com a saída de Cleber.

No domingo, o Corinthians iniciou o jogo com duas mudanças em relação ao último jogo, a goleada sobre o Goiás por 5 a 2. Uma delas já esperada: a troca de Romero por Luciano, em alta pelos três gols marcados na quinta-feira.

Na prática, do ponto de vista ofensivo, a alteração não surtiu efeito. Luciano poderia ter mais presença de área. Quem deveria estar enfiado no meio dos zagueiros, Guerrero, jogou deslocado na ponta esquerda. O time perdeu um centroavante. A entrada de Luciano é boa para Jadson, que joga na faixa central. O que aconteceu de melhor foi a escolha de Lodeiro como titular. Canhoto, foi bem pelo lado esquerdo e tornou o time mais ofensivo e rápido.

O primeiro tempo foi disputado. O Corinthians teve o controle do jogo e das ações. Atacou mais, ainda que com pouca objetividade. O Grêmio, bem ao estilo Felipão, marcou muito bem o setor de meio de campo, obrigando Lodeiro, Jadson e Elias a trocarem passos curtos. O Corinthians só chegou ao ataque em condição de marcar o primeiro gol uma única vez, aos 44 minutos, quando Elias apareceu como elemento surpresa. Ele só não teve força suficiente para bater bem na bola.

Após a pane no início do segundo tempo, Mano refez o Corinthians. Sacou Lodeiro e colocou Romero. O time ficou com três atacantes e melhorou. Mais que isso: os jogadores não desmoronaram após os dois gols relâmpagos de Barcos e souberam voltar para o jogo.

Tão logo Guerrero diminuiu, aos 16, o Corinthians manteve o time no ataque viu o empate como algo palpável. O Grêmio, contudo, não recuou. E atacou com perigo com Dudu, passou a investir no contra-ataque e poderia até ter feito os 3 a 1. Pelo Brasileiro, o Corinthians recebe o Fluminense, domingo, no Itaquerão. Antes, na quarta-feira, o time viaja a Cuiabá para jogar contra o Bragantino pela Copa do Brasil.

 

FICHA TÉCNICA:

 

GRÊMIO 2 X 1 CORINTHIANS

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Felipe Bastos, Luan (Matheus Biteco) e Giuliano (Alan Ruiz); Dudu e Barcos (Walace). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

 

CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos (Uendel); Ralf, Elias, Lodeiro (Romero) e Jadson; Luciano (Romarinho) e Guerrero. Técnico: Mano Menezes.

 

GOL – Barcos, aos 20 segundos e aos quatro minutos, e Guerrero, aos 16 minutos do segundo tempo.

 

ÁRBITRO – Héber Roberto Lopes (SC).

 

CARTÕES AMARELOS – Anderson Martins, Lodeiro, Elias (Corinthians); Rhodolfo, Matheus Biteco (Grêmio).

 

CARTÃO VERMELHO – Guerrero (Corinthians).

 

RENDA – R$ 1.413.807,00.

 

PÚBLICO – 32.294 pagantes (34.335 presentes).

 

LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

 

 

Atuações, por Vitor Marques

 

Cássio: “vendido” nos dois gols;

Fagner: Defesivamente , um fiasco;

Gil: Falhou no primeiro bote no lance do segundo gol de Barcos;

Anderson Martins: Perdeu o confronto com Barcos;

Fábio Santos: Perdido na marcação;

Uendel: Presente no apoio;

Ralf: Tambem esteve desatento;

Lodeiro: Bom trabalho pelo lado esquerdo;

Romero: Matou um contra-ataque com um erro bobo de passe;

Jadson: Vem caindo de produção;

Luiciano: Fez três gols contra o Goiás, mas decepcionou como titular;

Romarinho: Pouco melhorou o time;

Guerrero: É centroavante ou um ponta?

Mano Menezes: Repete um problema: quando o time ataca mais, sofre na defesa.

 

www.estadao.com.br

4 Comments

  • Ainda continuo batendo na mesma tecla se quisermos ser campeão contrate logo um centro avante matador que faça gols, pelo jeito Nilmar não vem por causa do salário, diretoria que levante a bunda da cadeira e contrate logo, vai chegar as convocações, contusões, e expulsões e ficaremos sem atacantes para por em campo (Malcon, Zé Paulo, Romarinho e Romero) até agora não desencantaram, o Luciano é o mais esforçado mesmo assim precisamos de um atacante que decida .

  • Foi uma pena, porque o Corinthians jogou melhor. E o Felipão elogiou o Corinthians ao final da partida.

  • O problema do Corinthians está sendo o lateral-direito Fagner, não vem jogando bem e tem uma ótima sombra – Ferrugem. Pena que o Ferrugem não tem como agente o Carlos Leite, senão já teria entrado no time, sem a gente precisar sofrer na mão do Guilherme Andrade.

  • beleza… agora depois de 8 meses quando o time começa a encaixar, ganhar forma, padrão de jogo e um pouco de ofensividade vem a seleção com esses amistosos bisonhos que só servem para agradar empresários e encher o cofre da cbf e tira o Elias, a alma do time, e o Gil, a referência defensiva… para completar o clube, usado por empresários para vitrine de jogador, libera de graça o Kleber, a seleção peruana leva o Guerreiro e a argentina o Lodeiro… o Petros, se tiver a punição confirmada sai do time por 6 meses (um jogador idiota desses deveria ficar sem receber salários pelo mesmo tempo que durar a punição)… enfim, todo o trabalho de reformulação de um elenco vai por água a baixo em 1 mês, pois a não ser que algo de muito extraordinário aconteça com o Cruzeiro, se manter essa pegada já pode ir pegando o caneco e levar para a casa…

    Para nós em 2014 resta a copinha do brasil como tentativa de premio de consolação… lembrando que em 2009 o Corinthians já perdeu um título brasileiro pq teve em uma das 3 últimas partidas do campeonato em salvador, contra o vitória, se não me engano, dois dos principais jogadores convocados, o Elias e o Jucilei… resultado, a CBF mais uma vez entregou a taça de mão beijada para um time do rio, o flumined… e viva o futebol brasileiro, essa zona que chamamos de esporte!!!!

Leave a comment