Sep 15, 2014

O Corinthians, seus problemas e caminhos

A profunda crise financeira em que está envolvido o Corinthians não é mais desconhecida por quase nenhum sócio. Após o desesperocídio do presidente Mário Gobbi -iniciado na entrevista ao programa Mesa Redonda da TV Gazeta -muito se tem falado em soluções que o clube deve adotar. Afinal, o presidente, nos últimos 30 dias, mostrou um quadro inteiramente diverso do que era anunciado nos últimos anos. Os “Relatórios de Sustentabilidade”, ricamente ilustrados e amplamente divulgados pelo clube eram -sabemos hoje- um quadro de mera propaganda. Ao dizer que teme não ter dinheiro para pagar a folha salarial nos próximos meses e mostrar o que já consumiu de receita futura, o presidente deu um alerta que assustou todo mundo.

O clube se prepara para ter eleição no mês de fevereiro de 2015 e seria muito importante um correto diagnóstico da crise em que nos encontramos e quais são as soluções para superá-la.

Vejamos alguns dos problemas que devemos enfrentar e que são os motivos desta crise financeira. De início, lembre-se que o Corinthians, assim como todos os clubes, teve grande aumento em suas receitas no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo. Este é um caso que dificilmente se repetirá nos próximos anos, inclusive pelas mudanças no quadro macroeconômico do país. Será um período de menores receitas e mais despesas, tudo fruto das ações equivocadas que foram tomadas nos últimos anos.

1- Pagamento de comissões na compra, venda, empréstimos e renovação de contrato de jogadores.

Como agora é reconhecido, o clube passou a adotar nos últimos anos uma política generosa nos negócios do Departamento de Futebol.  Em qualquer operação de compra venda, empréstimos ou renovação de contratos o clube passou a pagar  “comissões” aos empresários pela conclusão dos feitos. Isso não ocorria no Corinthians e muitos clubes não adotam este sistema, pois ele debilita as finanças de qualquer instituição. Quem deve pagar comissão é o beneficiado do negócio. O jogador que pague seu empresário por ter conseguido um bom contrato. O clube deveria adotar uma linha de clara economia nestas transações. A alegação de que se não pagar, o jogador não renova ou não vem ainda necessita ser provada. Economizar (e economizar muito!) em comissões deve ser a regra. O pior é que esta nova política era escondida do clube. Caso fosse boa esta regra e facilmente defensável, não haveria motivo para ficar na clandestinidade.

2-Parceria com empresários na contratação de jogadores.

O presidente Gobbi confessou na TV Gazeta, que esta politica está errada e tem sido prejudicial ao clube. Adotada nos últimos anos, a “parceria” chegou a um situação insólita: o clube recebe e promove o jogador e quando há uma venda, acaba ficando apenas com migalhas (em muitos casos, com nada). Os “parceiros” quase sempre são os únicos beneficiários. O pior é que isto é adotado, também, nas categorias de base chegando a um quadro desolador, em que promover jogadores passa a ser interesse só dos “parceiros/empresários” e não do clube.

Isso deve acabar. O clube, hoje, quase não tem jogador para ser negociado. Ganhará uns trocados com um ou outro, mas encerrou-se a época em que, com uma venda anual ao exterior, a agremiação colocava suas contas em dia. As categorias de base  (que custam muito ao clube) devem revelar jogadores “do Corinthians” e “para o Corinthians”. Qualquer outro caminho é prejuízo.

3- Adiantamento de receitas da TV e de tudo mais.

O presidente Gobbi disse que o Corinthians adiantou receitas por todo lado. Até fez empréstimo de “parceiros/empresários”. Alegou que seguiu o caminho que outros também trilharam. Ainda que seja isso (e não é exatamente) estamos certos de que este caminho é partir para o pior dos mundos.

O clube não nega hoje o que antes escondia: que em todos os campos existe um saque de receitas futuras. Da Globo adiantou 70 milhões para ser pago nos próximos 3 anos. De outros parceiras seguiu o mesmo caminho. É uma política que apenas adia a crise e não faz o que deveria ser feito: diminuir as despesas.

Esses adiantamentos (hoje em quadro indeterminado) deveriam ser esporádicos e com pleno conhecimento e aprovação de todo o clube. Hoje, temos uma situação de “caixa-preta” que explodirá nos próximos anos, com dívidas que deverão ser honradas quando a atual diretoria não estiver mais por aí. Agrave-se que a política de fazer contratos longos esconde uma armadilha danosa para o clube: é feito um contrato por 5 ou 10 anos, interessado apenas em receber uma grande luva, que permite usar o dinheiro agora e deixa as responsabilidade para o futuro.

A Nike, que já andou “pisando na bola” por aí, deveria refletir que este caminho não é uma boa para uma empresa do seu porte e renome.

3- A crise de transparência é clara.

Não resta dúvida que a principal questão é: “Como o clube foi levado a esta situação com uma política de esconder os problemas?”.

O clube deve adotar regras claras , e obrigatórias, de transparência para garantir uma gestão segura. Não há porque esconder os negócios com parceiros ou as comissões que pagou (ou paga) se estes negócios forem legítimos e não danosos. A grande perplexidade com que foram tomados os associados do clube nas últimas semanas deve-se às informações e incorretas marteladas nos últimos anos. Regular melhor as regras de transparência e deixar claro os adiamantamentos de receitas é uma prioridade numa reforma dos estatutos.

4- Fim do “chapão”: Conselho Deliberativo deve ser  formado por votação proporcional.

Um dos motivos da crise atual deve-se ao fato de que o estatuto adotou o sistema de “Chapão” para a eleição do Conselho Deliberativo, Cori e Conselho Fiscal. Com isso, quem ganha a eleição para Diretoria fica com todo o controle. É necessária uma reforma urgente que estabeleça um sistema proporcional para que haja espaço para os vários grupos do clube. Caso isso tivesse ocorrido, certamente muitos problemas atuais teriam sido enfrentados e resolvidos de outra maneira. Com o sistema de “Chapão”, a Diretoria Executiva controla tudo. E também esconde tudo, como se viu.

5- Não confundir esta crise que nasceu, cresceu e explodiu no Departamento de Futebol (inclusive na Base) com a questão do estádio.

A tentativa de envolver o estádio na crise atual é um equívoco. O estádio tem sua fórmula e caminho para ser pago. E o clube sabia que ficaria sem as rendas do futebol por algum tempo. Isso não elimina as preocupações com a dívida da Arena.

A Diretoria informou que quando a construção for encerrada, colocará na Internet -com todos os detalhes- os valores e itens dos gastos na obra. Isto será positivo e dará uma resposta às questões que a mídia vive colocando.

 6- A dívida com o fisco é um  peso. Grande. Muito grande.

O clube tinha grande esperança na aprovação da lei Proforte, que esta no Congresso. Chutaria para os próximos 30 anos o pagamento dos débitos com o fisco. Não deu tempo. Os débitos e execuções chegaram antes e o clube teve que assumir que não recolhera impostos e que teve que fazer um Refis (que é um sistema de carnê com parcelamento por 15 anos). É mais uma dívida que a atual diretoria deixa para os que vierem. Contrariamente do que foi dito, são parcelas gordas e que afetarão o caixa do clube por longos anos.

Estes pontos aqui tratados não podem ser menosprezados neste momento em que o clube caminha para uma disputa eleitoral. Não vamos transformar este período em acusações frágeis e insustentáveis, mas sim procurar caminhos para não repetir estes erros no futuro.

O clube deve adotar uma rigorosa política de contenção de gastos. Dentro desta ideia, as comissões generosas e os tais salários lunáticos para jogadores e técnicos deverão ser abolidos. As “parcerias” com empresários de jogadores mostraram ser um barco furado. A política de antecipação de receita pouco (ou nada) resolveu. A antecipação de contratos de material e publicidade para receber as luvas é outra medida imprópria. O clube deve ajustar suas despesas em relação as receitas que possui.

Caso isso não seja adotado, caminharemos para uma crise só equiparável a da década de 1930. E isso ninguém quer.

11 Comments

  • Estou até vendo. O próximo presidente vai querer administrar as claras, mas de repente, começarão a chegar notificações de empresários ou terceiros solicitando pagamento de comissões por contratos assinados em gestões anteriores. Aguardem…

  • Caro Roque,
    o que me espanta é que não vejo ninguém da oposição se levantar para pedir o impeachment deste senhor que ocupa o cargo de Presidente do Corinthians. Esta pessoa foi e continua sendo muito danosa ao Corinthians. Esta triste figura está mais para o bobo da corte do que para o príncipe.
    Gostaria que o novo presidente do Corinthians tivesse uma postura digna em relação a família do garoto morto em Oruro, pois os verdadeiros corintianos sentem vergonha da postura desta triste figura.
    Outra coisa varrer de vez por todas o treneiro e seu agente para bem longe do clube.

  • Caro Citadini,
    Por favor,nós Corinthianos e verdadeiros torcedores do Timão implorando que vocês oposição nos devolvam o direito de sorrir e sentir orgulho do nossoTimão.
    Não aguentamos mais ver tantas negociatas e falcatroasque são feitas por essa diretoria formada por irresponsáveis e mal intencionados ( Andrés,Roberto de Andrade, André Negão,Mário Gobbi,Raul Corrêa,Joaquim Grava,Edu Gaspar,Mauro,Edu Gaspar,Mano Menezes, Carlos Leite e outros).
    Por favor, concorra e ganhe e junto com outros Corinthianos de bem e que não precisam de dinheiro do clube pra viverem, nos DEVOLVAM A ALEGRIA DE SER CORINTHIANOS!!!
    Sou do interior de Sao Paulo e sofro de longe vendo meu querido time ser destruído aos poucos.

    Por favor, me envie um email me dizendo se vai ou não lutar pelo nosso TIMÃO!!!

    Vai Corinthians!!!

    • Gabriel, tenha a certeza que muitos milhões de torcedores corinthianos pensam como você. E tem os mesmos sentimentos que os seus.

      Mas uma minoria atuante apropriou-se do nosso time. E faz tempo… Que eu tenha consciência, desde Wadih Helou até o presidente atual, com a única isolada excessão de Vicente Matheus.

      Essa corja de “mais de meio século” não liga se com isso destroem – financeira e moralmente – essa instituição gigantesca chamada S.C. Corintians Paulista, um dos maiores clube do mundo. Mas para desespero dos antis, o Corinthians é maior do que eles. O Corinthians teima em ficar de pé, apesar deles. Eles não torcem como nós. Eles não têm time, não têm alma. Fingem. Só fingem ser corinthianos. Só pensam em locupletar-se como se o Corinthians fosse a empresa deles. Empresa que todos eles (com excessão de Vicente Matheus) jamais conseguiram ter de forma honesta. Preferiram o jeito mais fácil. E formaram um bando.

      Só que agora, a cara de pau já passou dos limites. Eles já não fazem questão de esconder a desonestidade. Só não vê quem não quer.

    • Vou aproveitar e escrever aqui:

      Citadini, se você quer que as coisas sejam feitas como você diz, o jeito então é candidatar-se presidente e ganhar. Tenho pedido isso há bastante tempo. E como diz o Gabriel Silva: Devolva-nos o orgulho de sermos corinthianos.

      • E temos que torcer para o Citadini ganhar mesmo, porque se o candidato da situação for o tal de Roberto, tenho certeza que essa dívida não vai parar de crescer. Estou torcendo muito pelo Citadini, muito mesmo, pena que daqui do Paraná não temos como fazer nada, mas eu queria no dia das eleições poder estar no Corinthians… Enfim, só resta torcer.

  • Pergunta, quando o Kia passou pelo Corinthians deixou uma divida se não me engano de mais de 20 milhões de reais ou dólares… o clube não cobrou da msi o prejuízo causado pela compra do Nilmar alegando que não sabiam onde encontra-lo para poder notifica-lo… Agora o cara esta na praça, já voltou a frequentar o país e até já visitou o nosso estádio… pq a oposição nunca exigiu que ele fosse acionado judicialmente?????? Será que a má condução de um caso escandaloso causando um prejuízo deste tamanho, não era motivo para a oposição ter se manifestado de forma veemente, e exigido a cobrança judicial????

    Agora todo mundo sabe a formula mágica, a pergunta é pq até agora ninguém se manifestou????

  • Citadini, importante levantar todos os erros do atual mandatário mas mais importante é fazer com que todos os candidatos assumam o compromisso de atacar esses problemas. É uma pena ver o Corinthians regredir, ao menos financeiramente. Não podemos mais ficar como coadjuvantes no futebol brasileiro. Daqui a pouco até o Flamengo terá uma situação mais cômoda.

  • Caro amigão Citadini , permita chama-lo assim .

    A tempos venho debatendo com amigos , que o SCCP, mudou e em nada parece ser o que um dia foi.
    Só que as mudanças não foram para o lado positivo.
    Não tenho participação no dia a dia do clube, mas estou confiando em vossas explicações.
    E pode apostar , que o apoio que seu nome receberá se caso , queira pleitear a presidência do SCCP, será maior que o senhor e seus supostos adversários políticos imaginam.

    Um abraço, e assume logo essa candidatura amigão.

  • Citadini, sou sócio do clube desde 1957, trabalhei no clube como Administrado Geral na Época do Sr. Vicente Matheus e Marlene Matheus ” Tudo por Amor ” Vamos mudar o final da historia ainda da TEMPO !!! Tem muita gente boa com vontade de colaborar creia…

  • Pessoal o meu comentario de apoio sumiu !!! preocupante.

Leave a comment