Sep 18, 2014

A importância das categorias de Base.

Rivellino no “aspirante” do Corinthians.

O Corinthians anunciou que contratou para a sua categoria de Base um jogador do Fluminense, creio que de nome Gabriel. Pelo que foi dito o contrato terá 3 anos e 50% dos direitos contratuais ficaram com o “parceiro/empresário”. O jogador -é o que diz a mídia- estava dispensado da Base do Flu e o Timão nada terá que pagar ao clube carioca.

Não sei se o rapaz é craque e se tem um grande potencial. Isso é sempre difícil no futebol (especialmente com jogadores de pouca idade), mas tudo mostra que as categorias de Base do Corinthians precisam de reformas profundas.

É de grande importância para qualquer clube popular, especialmente o Corinthians, ter um bom trabalho de formação de jogadores nessas categorias.É um trabalho difícil com todo tipo de problema.

Sempre foi tradição corinthiana revelar jogadores. Algumas vezes vem um craque “fora de série”, como Rivellino. Isso, no entanto, não é a regra e dá um certo desânimo no clube quando não aparecem os grandes jogadores. Mas, respeitando essa lógica do futebol (não há um craque jogando por aí todo dia) a categoria de Base sempre revela -ou revelou- bons jogadores para a equipe principal. É só darmos uma olhada nos diversos times corinthianos ao longo da história que veremos um grande número de jogadores que “nasceram” na Base.

As mudanças na forma de contratação com o fim da “lei do passe”, que a mídia de forma equivocada atribui a Lei Pelé, tornaram mais difícil e complexa a organização e funcionamento das categorias de Base.

A adoção desta politica de “partilhamento” com empresário dos contratos de jogadores mostrou-se um desastre. Serve apenas para lucro dos “investidores” e o retorno para o clube é quase nulo.

Melhor caminho para o Corinthians é ter uma categoria de Base menor -com custos reduzidos- mas com jogadores somente do Timão. É possível isso? Alguns proclamam que não. Os “parceiros”, dizem, chegaram para não mais sair etc. Não sei. Não é o que ocorre nos grande clubes europeus que mantem divisão de base inteiramente sob controle do clube.

O Corinthians -nos últimos tempos- sofisticou a estratégia errônea: abriu um escritório em Portugal para “colocar” no mercado europeu jogadores que não são aproveitados pelo time principal. Além do resultado ser quase nulo para o Corinthians, isso estimula, cada vez mais, uma política equivocada nas Bases do time. O resultado é que o clube contrata com uma “fúria frenética” um sem números de jogadores (com muitos que nem chegam a jogar pela agremiação) que são despachados para a Europa com a grife de ser “atleta do Corinthians”, o clube brasileiro bi-campeão do mundo.

Neste momento de grave crise financeira vivida pelo Corinthians, a Base é um importante instrumento de ajuda para superar as dificuldades. Mas é preciso mudar. E mudar muito.

Em tempo: antes que alguns fiquem revoltados, lembro que nos 4 anos em que fui vice-presidente de futebol profissional, embora tivesse péssima relação com o responsável pela Base, trouxe para o time principal o maior número de atletas já promovidos.

3 Comments

  • Pois bem Citadini, a oportunidade não poderia ser mais perfeita para falar da base do Clube.

    Você como oposição, provável candidato a presidência, o que declarar a respeito da reportagem do seu amigo jornalista que cito abaixo…

    Chega de palavras ao vento, o que realmente está sendo feito pela oposição contra este tipo de coisa???? Não é possível que a diretoria desvie o patrimônio do clube, com auxilio de ex-jogadores e a oposição não se manifeste de forma mais contundente, até judicial se preciso for… cadê a ação penal contra o não indiciamento do Kia e MSI cobrando o prejuizo que proporcionou no clube??? Cade a ação judicial contra o presidente cobrando a responsabilidade pelo desvio dos jogadores da base que são patrimônios do clube???
    Cade qualquer tipo de ato prático cotra todas as irregularidades que acontecem no clube??? Não tem, só tem falação, campanha eleitoral, mais nada… quando já for tarde de mais, e o clube não tiver fôlego para sair do buraco, não adianta falar que pegou o clube falido para presidir pois a falência é sim responsabilidade da situação que causou o rombo financeiro, mas tb da oposição que de 8 anos para cá se omite esperando o caus para conseguir assumir o poder como salvadores da pátria…. o pior de tudo é que tudo indica que não serão salvadores de nada….

    “Descobrimos, ontem, um desvio de finalidade explícito, com direito a ação criminosa de exportação de jogador, roubado da base alvinegra, com apenas 11 anos de idade, levado, com auxílio de vários intermediários, inclusive da Nike, para o Benfica de Portugal, quintal do agente lusitano Jorge Mendes, sócio de Carlos Leite no Brasil por intermédio da empresa Gestifute.

    E não se trata de qualquer jogador, mas de João Neto, que o mercado da bola avalia com potencial semelhante a de craques como Messi e Neymar.

    A trama para retirá-lo do Corinthians, em que além de titular da camisa 10, era também capitão da equipe “sub-11″, envolveu dois de seus “descobridores”, os ex-atletas Rubens Junior e Deco (que também foi agenciado por Jorge Mendes), o já citado Carlos Leite, além de dirigentes da categoria de base alvinegra.”

    http://m.youtube.com/watch?v=komo0w4Kb04

    http://m.youtube.com/watch?v=UKTn–gdqBU

    http://m.youtube.com/watch?v=8L2SfyIJf6g

  • Puts, muito a propósito disso, e é essa notícia publicada no blog do paulinho sobre o garoto João Neto, heim… jogador com futuro no Corinthians, levado embora. Que nojo que dá saber que jogadores tão jovens (criança, no caso dele) foi levado embora por empresários. É Citadini, precisamos que você ganhe a eleição mesmo, para acabar com essa farra de empresários na base do clube, senão…

  • BOM DIA, CLARO QUE REVELOU MAIS NA SUA ÉPOCA, POIS O TIME ERA BOM TAMBÉM. PORTANTO DIFICILMENTE O JOGADOR DA BASE ENTRAVA EM ROUBADA. MAS EWERTHON, FERNANDO BAIANO, KLÉBER, JÔ, WILLIAN, EVÉRTON RIBEIRO, SILVINHO, EDU, MARQUINHOS, DENTINHO, LULINHA, FABIO FERREIRA, MATHEUZINHO(ONDE ESTÁ?), RUBINHO, ZÉ ELIAS, ABUDA, BRYAN, AGORA O GABRIEL, MALCOM, ZÉ PAULO, PEDRO HENRIQUE, PAULO VICTOR, ENFIM SÃO JOGADORES QUE NÃO PODEM SER DESPREZADOS. A FALTA DE UM TRABALHO SÉRIO POR PARTE DE TREINADORES DO CLUBE FEZ PERDER ALGUNS DESTES E OUTROS NEM SURGIRAM POR CULPA DA PÉSSIMA FORMA COMO FOI CONDUZIDA A PASSAGEM PARA O PROFISSIONAL. EWERTHON NEM ERA JOGADOR AINDA E TROUXERAM O DEIVID PARA CONCORRER POR VAGA NO ATAQUE. EDU MAL SURGIU E FOI VENDIDO AO ARSENAL. WILLIAN PODERIA TER DADO MELHOR CHANCE AO CLUBE NO BR-07. ESSA LISTA DE INCOERÊNCIAS É IMENSA E NÃO SÓ NA SUA ÉPOCA CLARO MAS EM TODOS OS TEMPOS E ATÉ COM RIVELLINO, A DIRETORIA DO CORINTHIANS NÃO TEVE PEITO DE BANCAR O OURO DA BASE. CASAGRANDE FOI MANDADO AO SÃO PAULO, RIVELLINO AO FLUMINENSE, EVERTON RIBEIRO DISPENSADO PARA O CORITIBA, JÔ FOI “DADO” AO KIA, GIL IDEM, UMA INFINIDADE DE ERROS QUE NOS FAZEM DESVALORIZAR O PATRIMÔNIO DE BASE QUE REVELA MAIS JOGADORES PARA O BRASIL QUE O PRÓPRIO SANTOS E FLUMINENSE QUE SE DIZEM REVELADORES DE TALENTOS. O CT DA BASE NÃO IRA SANAR O PROBLEMA E SIM TORNAR O PROBLEMA MAIS PROFISSIONAL. PARA CADA 3 TITULARES DO TIME, 1 TERIA DE SER DA BASE. ACAH QUE NA BASE NÃO TEMOS JOGADORES MELHORES QUE ESTE FERRUGEM, GUILHERME ANDRADE, ANGEL ROMERO, JADSON, LODEIRO, ENFIM, TEM SIM A BASE É RICA EM BONS JOGADORES. SE COLOCAREM AOS POUCOS E NÃO VENDER ASSIM QUE FIZEREM 3 GOLS POR 4 MILHÕES DE EUROS (VIDE MARQUINHOS) LUCRARÁ HORRORES QUANDO FORMADO O JOGADOR. PENSO ASSIM.

Leave a comment