Oct 3, 2014

O Esquadrão dos anos 50

Os mais jovens torcedores corinthianos pouco sabem, porém os mais antigos nunca esquecerão a primeira metade da década de 50.

O Corinthians formou uma equipe com grandes craques na primeira metade dos anos 50. Venceu o campeonato paulista de 1951; foi bi-campeão em 1952; campeão da pequena Taça do Mundo na Venezuela em 1953; bi-campeão do Rio-São Paulo em 53-54; campeão do Torneio Internacional Charles Miller em 1955; e vencedor do grande e inesquecível título de campeão do IV Centenário da Fundação da cidade de São Paulo. Neste mesmo período, o time também conquistou por duas vezes a disputada Taça dos Invictos.

Esta fase tão rica em vitórias, e que tanto ajudou o clube a conquistar torcedores, marcou gerações e gerações de corinthianos. A Esquadra alvi-negra é sempre lembrada pelos jogadores excepcionais que teve: Gilmar e Cabeção, Idário, Julião, Olavo, Roberto Belangero, Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário. Esse são exemplos de nomes que se tornaram figurinhas carimbadas para todos corinthianos.

No ano de 1951, o famoso ataque (Cláudio, Luizinho, Baltazar,  Carbone e Mário) chegou a marca de 103 em 28 partidas. Foi uma incrível média de 3,67 gols por jogo, feito este comemorado por décadas e décadas.

Pouco lembrado deste período é um fato que merece grande destaque: a primeira excursão do Corinthians à Europa. Foi um grande sucesso, com o clube enfrentando fortes equipes e fazendo quinze partidas invictas.

Foi um jogo do Corinthians que inaugurou o Estádio Olímpico de Helsinque, na Finlândia, onde seria disputada a Olimpíada daquele ano. Cheio de vitórias e com grande prestígio, o Corinthians voltou para o Brasil com o título extra-oficial de Faixa Ouro do futebol brasileiro.

Aquele time arrasador da primeira metade dos anos 50 nenhum corinthiano esquece.

 

Leave a comment